sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pela esquerda nos entendemos

Durante muitos décadas, as crianças que nasciam conhotos, eram forcadas a realizar as suas tarefas com a direita (mão ou pé), para serem consideradas “normais”.

No futebol, os lados esquerdos dos campos por vezes eram esquecidos, ou ocupados por jogadores dextros, não é que pelos dias de hoje, não existam jogadores que jogam preferencialmente com o pé direito a ocupar essas zonas do campo, Quaresma será o maior exemplo no futebol nacional.
Os jogadores esquerdinos, parecem colocar uma beleza extra nas suas acções, são pedras preciosas, que dão outra dimensão as equipas!

Toda esta introdução serve para vos falar da cada vez maior influência da esquerda nos 3 grandes portugueses. Se no Porto era Ricardo Quaresma que exercia essa influência, apesar de ser dextro, a sua “trivela” ia ditando leis. No Porto findou Quaresma e a sua saída foi precavida com o “roubo” ao rival Benfica do naturalmente esquerdino Cristian Rodriguez….
O Uruguaio só a espaço tem mostrado o seu real valor, mas mesmo assim é por essa ala que o F C Porto mais vezes tenta jogar. Cristian é forte nas arrancadas, é tecnicista, tem visão de jogo e senhor de um forte e colocado remate.

Na luz a influencia á esquerda era exercida, numa primeira fase por ….Léo, lateral que sabe e bem atacar, criando muitas vezes desequilíbrios nas defensivas contrários, depois a ele juntou-se ….Cristian Rodriguez (o tal que depois voou para o Porto), e mais a influencia á esquerda se acentuou. Di Maria é outro que por lá passou, mas não com a regularidade de Cristian.
Esta Época o Benfica consegui o empréstimo de José António Reyes, que após um período de adaptação, parece ter encontrado, o seu espaço na equipa, começando a exercer sobre ela forte influencia, tão forte, que não será estranha, a troca de Léo por Jorge Ribeiro, um lateral menos ofensivo!

No Sporting um dos grandes problemas da época passada era precisamente o lugar de …lateral esquerdo! Ronny até Dezembro não deu estabilidade, Had muito menos, Veloso ainda por lá passou, tal como Pedro Silva. Até que surgiu Grimi emprestado pelo Milan que deu estabilidade ao sector, defensivo esquerdo dos leões. Após esse período começaram a emergir então dois nomes Izmailov e ….Vukcevic.

Ambos de leste, mas ambos com o seu estilo, mais arrojado e ofensivo Vuk, mais equilibrado Izmailov! Esta época Izmailov é o jogador que agarrou o lugar, e quanto a mim foi até á sua lesão dos jogadores mais influentes na dinâmica da equipa, quer ofensiva quer defensiva.

A esquerda dita leis nos 3 grandes…que parecem rendidos ao diferente estilo dos canhotos, ou dos dextros que por lá habitam.

Nenhum comentário: