terça-feira, 13 de novembro de 2007

Leão de caçador a caça


Da derrota do Sporting em Braga, a maior ilação que Paulo Bento terá retirado, é de que para abandonar o seu assumido losango a meio campo, e jogar apenas com três de defesas, lhe faltam homens de linha, de ala para isso.
Não vou estar a comparar novamente o plantel dos Leões da época transacta com o deste época, no entanto acho importante reflectir sobra a falta de homens capazes de dar profundidade as alas leoninas, quando é necessário um plano B para chegar ao golo como aconteceu em Braga.
Quando no Losango habitual, as deambulações de Romagnoli pelas alas, as subidas do lateral Abel e a mobilidade do dupla Liedson - Djaló, disfarçam esse a incapacidade dos médios interiores ( João Moutinho Izmailov ou vukcevic) de ganharem a linha de fundo para assim servirem os avançados.

No passado Domingo Paulo Bento, a perder ao intervalo, quis aplicar o seu plano B, e passou a jogar apenas com 3 defesas.
Porém, qualquer sistema que envolva 3 defensores, seja ele o 3*5*2 ou 3*4*3 o exige dois factores importantes, alas capazes de fazer todo o corredor quer ofensivamente quer defensivamente, e uma cobertura e disciplina táctica do trinco.
No Sporting olhando para o seu plantel o único que reúne as características para fazer todo um corredor ofensivo / defensivo será Abel, e Miguel Veloso não consegui apagar os fogos que se acendiam principalmente no lado esquerdo da defensiva onde não estava Ronny.
Ou seja na teoria e pelas características dos seus jogadores, Bento não tem jogadores para o plano B, faltam-lhe alas com as características de Nani ou Tello.

Paulo Bento sabe que não pode esperar muito em termos financeiros da Sad, e por isso tentou pescar sem cana, mas o Braga não é uma equipa de fraca qualidade, e para além de não se deixar apanhar, ainda tornou o leão alvo de caça.