segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

"Més que um Club"...uma posição


Diz-se que há países que se especializam a criar jogadores de uma determinada posição! Itália é famosa pela sua escola de Guarda redes e defesas, os Alemães Pontas de lança, os Brasileiros jogadores criativos e finalizadores e nós Portugueses pelos extremos e médios (essencial para sermos considerados os campeões do mundo do futebol sem balizas).

Na ultima década e meia de futebol, surgiu um novo modelo de médio defensivo, qualquer equipa que se diz candidata a ganhar algo, tem que ter um ou dois médios, que consigam jogar entre as duas áreas, para ajudar e facilitar a pressão mais alta em meio campo adversário, ajudando a defesa e o ataque, sem ter a necessidade de correr muito metros, tendo uma muito boa capacidade de passe e visão de jogo.
Assim de repente, Paulo Sousa, Redondo, Guardiola, Deschamps e Bakero (estes dois últimos num estilo diferente, menos técnico) foram os primeiros médios com essas características. Pirlo será actualmente o expoente máximo desse tipo de jogador, mas há em Espanha alguém que se especializou em cria-los.

Atrás referenciei os nomes da José Maria Bakero e Pepe Guardiola, é aqui que se encontra a ligação para o motivo deste texto. Há um clube que se especificou nos últimos anos a criar esses médios “defensivos” que acabam por ser médios capazes de jogar “box to box” como agora é moda dizer-se.
José Maria Bakero terá sido o primeiro, mas Guardiola foi com certeza o que abriu a escola, pois tinha aquilo que Bakero tinha, mais a sua classe individual. Depois destes, o berço “Blaugrana”, para aquela posição ofereceu ao futebol apenas e só, Xavi, Iniesta, Arteta, Fabregas (estes dois últimos não aproveitados na Catalunha).
Jogadores de estampa física não muito impressionante, mas finos no trato de bola, inteligentes na ocupação de espaços, passe fácil, visão periférica e fortes nos confrontos individuais, quer defensivos quer ofensivos.

Uma posição que já é escola no Camp Nou, se puderem observem estes 4 jogadores que referi, e verifiquem se a base não é igual em todos eles, e se em tudo o resto, as parecenças não são apenas meras coincidências.

2 comentários:

maço disse...

maninho...depois de bakero e guardiola e antes de xavi,iniesta,arteta e fabregás...eles fizeram um senhor chamado...ivan de la pena!!!!é verdade...esses gajos têm alguma fotocopiadoro ou qê!??!

SabiiiTuuudo disse...

pois é.....como é que eu me fui esquecer do "Pequeno Buda" que recentemente vimos jogar no estádio da luz