terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Oscar "Tacuara" Cardozo


O Campeonato Argentino, não é muito televisionado, nas nossas televisões! Sobram-nos curtos resumos de menos de 1 minuto dos chamados grandes locais, Boca Juniores e River Plate.
Em termos competitivos e futebolísticos, o campeonato europeu , mais semelhante com o Argentino, Será o Espanhol, jogos mais abertos, com algum rigor táctico, muita garra aliada ao talento dos jogadores.

Quando o Benfica oficializou a contratação de Óscar Cardozo, pela soma de 9 milhões de euros, muitos foram os que questionaram desde logo os valores envolvidos e o porquê desse dinheiro não ser investido na manutenção de Miccoli.

A resposta a essa questão seria que Fernando Santos e a direcção encarnada, ainda sonhavam conseguir convencer o “Pequeno Bombardeiro” a ficar e assim juntar na frente de ataque “Tacuara” e Miccoli, finalização mais mobilidade, alimentado pelo losango de Santos que teria Rui Costa no vértice mais adiantado.

Porém Santos, cedo partiu e chegou Camacho. Outro treinador, outras ideias, outra filosofia, outras exigências.
Cedo se percebeu que Cardozo não é um jogador tecnicista, cedo se percebeu que não é um jogador veloz, cedo se percebeu as deficiências do seu jogo aéreo em termos de finalização, cedo se percebeu que a sua grande arma é a forma como aplica do seu forte pontapé de pé esquerdo.

Camacho gosta de avançados móveis, capazes de dar largura ao ataque, capazes de saber cair nas alas dando espaço para as entradas dos médios, capazes de segurar a bola e ou tabelarem. E obviamente capazes de finalizarem. Jogou com avançados com todas essas características Valdano e Hugo Sanches, talvez por isso goste deles assim.

Camacho quando viu Óscar Cardozo pela primeira vez, certamente terá se lembrado de Tomo Sokota, avançado Croata, que atingiu o seu auge em Portugal, justamente pelas mãos do Espanhol, porque era capaz de fazer tudo aquilo que atrás referi (cair nas alas, segurar, tabelar e finalizar).

Quem viu Sokota e agora vê Cardozo rapidamente se apercebe que nada têm de igual.
Cardozo é um homem de área, que tem uma necessidade extrema de ser alimentado e muito bem alimentado pelos homens que jogam atrás de si. Não esperem dele jogadas geniais, como Miccoli fazia e faz agora em outras paragens, não esperem dele a capacidade de luta de Nuno Gomes, Lizandro ou Liedson.

Chego agora á parte essencial deste texto.
No equilíbrio entre as características de Cardozo e o que Camacho habitualmente pede aos seus pontas de lança (cair na alas e jogarem um pouco recuados), está ou estará o segredo do sucesso ou não deste avançado Paraguaio. Camacho parece-me que começa a perceber isso, e começa a sacrificar os movimentos de outros jogadores, para não tirar “Tacuara” do seu habitat natural (a grande área). E não é que os golos do 7 encarnado começam a surgir!

Tacuara quer dizer cana alta e forte, alto já Cardozo é, forte terá que continuar a ser psicologicamente para não ceder a toda a pressão, que o valor da sua contratação, logo á partida lhe pôs sobre os seus ombros.
O resto será um trabalho continuado de adaptação ao futebol mais fisico e rapido que se practica na europa, e fortelecer o seu jogo de cabeça. Quando isso acontecer, Cardozo será avançado para fazer mais de 20 golos por época. Em suma, trabalho e tempo, só isso levará Oscar Cardozo a ser um avançado com caracetristicas para jogar na europa. A minha questão é se no Benfica haverá e terá esse tempo?

Nenhum comentário: