segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

A equipa perfeita de 2007

Gostava de saber a vossa opiniao para a equipa do ano de 2007!Aqui vai a minha embora nao seja concensual:Na baliza Buffon!lateral direito lahm!A dupla de centrais canavarro,terry!defesa esquerdo evra!medios centros pirlo e fabregas!medio direito cristiano ronaldo!medio esquerdo messi medio criativo kaka!avançado luca toni!Em Portugal jogava com Helton,Bosiwga,Polga,Geromel,Leo!Miguel Veloso,Joao Moutinho,Ricardo Quaresma,Lucho Gonzalez,Crystian Rodriguez,Lisandro lopez!Agora espero pelas vossas equipas!

"Més que um Club"...uma posição


Diz-se que há países que se especializam a criar jogadores de uma determinada posição! Itália é famosa pela sua escola de Guarda redes e defesas, os Alemães Pontas de lança, os Brasileiros jogadores criativos e finalizadores e nós Portugueses pelos extremos e médios (essencial para sermos considerados os campeões do mundo do futebol sem balizas).

Na ultima década e meia de futebol, surgiu um novo modelo de médio defensivo, qualquer equipa que se diz candidata a ganhar algo, tem que ter um ou dois médios, que consigam jogar entre as duas áreas, para ajudar e facilitar a pressão mais alta em meio campo adversário, ajudando a defesa e o ataque, sem ter a necessidade de correr muito metros, tendo uma muito boa capacidade de passe e visão de jogo.
Assim de repente, Paulo Sousa, Redondo, Guardiola, Deschamps e Bakero (estes dois últimos num estilo diferente, menos técnico) foram os primeiros médios com essas características. Pirlo será actualmente o expoente máximo desse tipo de jogador, mas há em Espanha alguém que se especializou em cria-los.

Atrás referenciei os nomes da José Maria Bakero e Pepe Guardiola, é aqui que se encontra a ligação para o motivo deste texto. Há um clube que se especificou nos últimos anos a criar esses médios “defensivos” que acabam por ser médios capazes de jogar “box to box” como agora é moda dizer-se.
José Maria Bakero terá sido o primeiro, mas Guardiola foi com certeza o que abriu a escola, pois tinha aquilo que Bakero tinha, mais a sua classe individual. Depois destes, o berço “Blaugrana”, para aquela posição ofereceu ao futebol apenas e só, Xavi, Iniesta, Arteta, Fabregas (estes dois últimos não aproveitados na Catalunha).
Jogadores de estampa física não muito impressionante, mas finos no trato de bola, inteligentes na ocupação de espaços, passe fácil, visão periférica e fortes nos confrontos individuais, quer defensivos quer ofensivos.

Uma posição que já é escola no Camp Nou, se puderem observem estes 4 jogadores que referi, e verifiquem se a base não é igual em todos eles, e se em tudo o resto, as parecenças não são apenas meras coincidências.

Maestro rui...ultimo da espécie!?!?


nestes ultimos meses tem-se vindo a discutir qual a melhor posição para rui costa no benfica!! se + adiantado no terreno, em apoio directo ao ponta de lança, ou se + recuado ao lado de petit, tendo aí inevitavelmente q procurar + bola para ajudar o seu companheiro de sector!!! o + engraçado...é q actualmente nem se põe a hipostese de o maestro jogar na posição...10, em q jogou a sua carreira inteira!!!! ou seja...na 1a fase de transição para municiar o atake como só ele sabe fazer...sem se preocupar c + nada...pq um 10 classico como o rui qdo pega na bola...é para desikilibrar o jogo a seu favor...desde q, claro está, jogue na sua posição!!!!europeu de 2000, vi o jogo inglaterra 2- portugal 3 em directo pela eurosport c comentários na lingua de sherlock holmes!!! ao ser substituido depois de estrondosa exibição, diziam os comentadores ingleses q "rui costa era dos ultimos nºs 10 classicos sobreviventes no mundo do futebol!!!" imagine-se...isto foi há...8 anos atrás!! et q dizer agora ?!?! para mim, o maestro tem q jogar na sua posição a 10...nem + á frente, nem + atrás...10 é na posição 10...n tem nada q saber!!! se fizermos uma rapida viagem pelo mundo...pelos grandes clubes mundiais...onde é q vamos encontrar um 10 classico!?! m.united, arsenal, chelsea, liverpool...as ekipas inglesas nc tiveram 10 classicos...não era agora no futebol actual c a chamada pressão alta, em q eles são eximios q íam arranjar espaço para o ter!!!milão...pirlo(c a chegada do rui a mlilão desceu no terreno, curioso) káká...não é defenitivamente um 10...e seedorf...apareceu no futebol europeu a trinco c 16 anos no ajax!!!inter...tb não tem!!! real madrid...já não há zizou...robinho...nem se pode comparar!!!barcelona...deco(faz um trabalho de sapa na 1a pressão ao adversário q nenhum 10 faria...apesar de na fase de construção se aproximar em mto de um 10 classico!!! ronaldinho....sim, poderá ser um 10 em certas ocasiões, apesar de jogar jogos inteiros encostado ás linhas!!!selecções....alemanha...nem vale a pena tentar achar um 10 pq não há, holanda a mm coisa...temos de nos virar para o futebol latino!!!espanha...xavi, iniesta, fabregas no meio campo...não há espaço para um 10!!! frança...já não há zizou!!! brasil...já falámos!!! itália...será agora...totti...ah não, ás vezes é o homem + adiantado, ker na selecção ker na roma!!! já sei...alexandro del piero...rui já não estás sozinho...mas este é italiano!!!! por ultimo...lembrei-me do país q fez o melhor 10 q eu alguma vez vi jogar...e q por acaso ainda tem...o unico 10 classico a jogar ao estilo do nosso maestro!!! de seu nome...ruan roman rikelme!!! não precisarei dizer + nada!!! rui costa...del piero e rikelme...estes sim...os ultimos da especie!!!

ps:se se lembrarem de + alguns...comentem...

sábado, 29 de dezembro de 2007

Girafas que Bailam



A meio da década de 90, apareceu no futebol mundial, nesse viveiro de talentos que é o Ajax de Amesterdão, um jovem de seu nome Nwankwo Kanu uma “Super Águia” Nigeriana que passou e marcou vários grandes clubes do futebol mundial, hoje repousa em Portsmouth, tranquilamente nos seus últimos anos de carreira..
Alto, esguio, tecnicista, rápido, mortífero na finalização assim é e era Kanu.
Hoje no Emirates Stadium, voa a versão actualizada de Kanu…Emmanuel Sheyi Adebayor!
Com a saída de Henry, algumas dúvidas se levantaram, quanto a manutenção da qualidade de finalização do Arsenal. Os adeptos “Gunners”, apesar de tristes estavam relativamente tranquilos, este Tongolês , já tinha provado que tinha qualidade e com a saída de Francês, é dono indiscutível da ponta da lança com que o Arsenal fere os seus adversários. Já leva 11 golos no Premier League.
O seu jogo permite um maior colectivismo de toda a equipa, não resolvendo tão individualmente como Henry resolvia, o seu estilo permite que toda a equipa sobressai-a, o maior exemplo disso será o número de golos de Fabregas (médio box to box) já marcou esta época.
Wenger deve estar feliz por não se privar deste “Girafa” agora que se vai realizar o Can 2008, o que vai provocar alguns problemas em algumas equipas. Esta Girafa que baila, já é “love case”, por parte dos adeptos Arsenalistas, assim como Kanu o foi, quando por lá passou.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Prospeção para os 3 "grandes"

Dei-me ao trabalho de ir a minha base de dados de jogadores para procurar aqueles que pudessem encaixar ou também que se pudessem chamar reforços de inverno para os 3 “grandes”, se bem que um deles não precise assim tanto!
Na minha opinião o FCP tem um plantel curto em opções validas para substituir os 11 titulares! Ou seja têm o Mareck Chech para as laterais, Mario Bolátti no meio campo e Adriano na frente para uma equipa que ainda joga nas 3 frentes é curto! Pois o Tarik vai para o CAN e o Mariano Gonzalez ainda não mostrou muita coisa em Portugal embora reconheça qualidades na sua passagem pelo Cálcio!
Sporting Clube Portugal é clube que precisa de mais jogadores e não pensem que no viveiro da academia se pode fazer uma equipa campeã porque não é verdade, pois em Portugal não abundam avançados centro, laterais esquerdos nem médios box to box! Aqui deixo alguns nomes de Jogadores me encheram as medidas e que acho que puderiam ser úteis: o Ganês SHILLA ILLIASSU é um lateral esquerdo com 23 anos muito bom tácticamente, joga actualmente no Saturn da Russia! No meio campo sugiro ISHIZAKI do ELSBORG um volante como dizem os brasileiros, que prima pela sua visão de jogo e a velocidade que imprime ao jogo da sua equipa, um verdadeiro box to box! Caro para os cofres de Alvalade, mas de certo que seria apelidado como no novo matador para aquelas bandas, eis o ponta de lança Argentino Sand também do antigo clube do saudoso “matador”Beto Acosta, é um avançado móvel a imagem de Liedson com um sentido de oportunidade, fora do comum e muito rápido em jogadas de contra ataque acho que era o parceiro perfeito de Liedson! Mas mais barato, de certo será a nova estrela para os lados dos Balcãs de seu nome JOVETIC um avançado (1,83 e 79kg) um jogador que gosta de fugir das marcações adversárias e também um raro instinto para golos!
No SLB embora muita gente fale mal de TACUÀRA Cardozo eu penso que temos ponta de lança senão vejam: ainda não teve férias devido a COPA AMÈRICA e já tem dez golos em todas competições em que o SLB está inserido, tem o dobro que NUNO GOMES! As férias de Natal devem de lhe fazer bem pois é o único momento de descanso que ele vai ter ao longo desta época! Para mim um dos calcanhares de Aquiles do SLB está no lateral direito! Nem o Nelson nem luís Felipe tem estofo para fazer esse lugar num clube grande! A minha proposta passa pelo o lateral direito do tão bem conhecido shaktar, o brasileiro Ilsinho que é rápido a subir no seu corredor e muito bom quer tacticamente como tecnicamente! E desculpem esta observação algo vai mal mal para os lados das LUZ porque quando um jogador como o BINYA é considerado o melhor jogador do SLB é de fazer pensar os seus responsáveis!
João Grácio
Ps: O primeiro texto de um possivel novo colaborador, espero que aceites o nosso convite.

Boxing day - Everton


É uma jornada diferente de todas as outras. Enquanto em quase todos os outros países, os jogadores vão para mini ferias, em Inglaterra no dia 26 de Dezembro os estádios abrem as portas e as caixas neste caso para receber e não para dar, e recebem os seus apoiantes para uma jornada especial da liga Inglesa. A tradição diz que é também um dia em que a população faz jogos tradicionais, e a tradição ainda é o que era.

Poderia falar do jogo fantástico entre Chelsea e Aston Villa, que acabou 4-4, dos 4-0 com que o Manchester United brindou o Sunderland, ainda dos 5-1 do Tottenham ao Fulham, do empate do Arsenal em Portsmouth, da vitória do Liverpool ao cair do pano em Derby County, todos jogos com equipas ao ataque á procura dos golos. Mas a minha escolha recaiu sobre uma equipa que está a jogar um futebol acima de média e que nos últimos 2 meses apenas caiu em Old Trafford com um penalty no último minuto.

O Everton é apenas mais um exemplo que é necessário dar tempo aos projectos para crescerem, se estabelecerem e terem resultados.
David Moyes foi o homem escolhido em 2002 para liderar um projecto para trazer o Everton á Europa do futebol e porque não, voltar a conquistar o título de terras de sua majestade.

Assenta normalmente o seu futebol no clássico 4*4*2, num misto de força, técnica e velocidade. Na baliza Tim Howard recuperou a forma que o levou até Manchester onde não foi bem sucedido, e é titular indiscutível, para as laterais existem diferentes nomes com diferentes características, Joleon Lescott e Philip Neville (outro vindo da Manchester), são dois exemplos, mas por lá, também anda Nuno Valente, nem sempre titular, mas regularmente utilizado.
No centro da defesa está um dos núcleos duros desta equipa, a dupla de centrais Phil Jagielka e Joseph Yobo, principalmente o Nigeriano Muito forte fisicamente, muito rápido, e também muito desejado pela Europa do futebol.

No meio campo, há Lee Carsley Thomas Gravesen que quando jogam juntos parecem uma dupla de irmão Buda, ambos altos, muito brancos e muito calvos. Mas por lá também jogam Andy Van der Meyde, Leon Osman, Steven Pienaar, e aqueles que são os dois principais motores da equipa, Mikel Arteta pela forma de como normalmente a partir do flanco esquerdo, marca o ritmo e pensa todo o futebol ofensivo da equipa de Goodison Park, médio fino de passe e finta fácil, Tim Cahill talvez pelos dias de hoje o menino querido dos adeptos “toffees”, chegado ao Everton em 2004/05, na ultima época o seu futebol explodiu, médio criativo, ou segundo ponta de lança, anda por toda a frente de ataque, tentando desequilibrar, aparecendo facilmente a finalizar, encontrou em Moyes o homem que entende o seu futebol.

Na frente de ataque, existem dois estilos diferentes os rápidos e fortes fisicamente Andrew Johnson e Yakubu Ayegbeni ou os rápidos e tecnicistas James McFadden e James Vaughan.
Yakubu é sempre titular, o seu companheiro de ataque depende das ideias, ou do que é pretendido por David Moyes para o jogo. Muitas vezes a escolha passa por adiantar Cahill.

Muito boa equipa este Everton dois meses sem perder na liga Inglesa não é fácil, e depois dos Super Arsenal e Manchester, colectivamente são a equipa que melhor está a tratar a bola por terras Inglesas. Vejam numa televisão perto de si.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

a lógica...by scolari!!!


A 6 meses da fase final do europeu se calhar é mto cedo para fazer previsões,devido ás lesões q poderão aconteçer,aos socos q scolari poderá dar em algum italiano campeão do mundo no particular q iremos fazer c eles antes do europeu...ou ainda,a outro acontecimento inesperado q ker keiramos ker não...só acontecem em portugal!!!mas já se pode adiantar qq coisa!!!kem me conheçe,sabe q há 5 anos qdo scolari chegou a portugal dei-lhe o beneficio da duvida,gostei qdo fez o grupo q achou por bem fazer e q tenha acabado c os tachos...akeles q jogavam só pelo nome,independentemente da forma em q estivessem!!!os 2 anos de particulares q antecederam o euro 2004,deixaram-me mto boa impressão de scolari,talvez por eu saber q esses jogos não tinha nenhuma motivação para os jogadores...já q me lembre...não houve um jogo desses em q estivéssemos bem!!não me enganei qdo dizia q no europeu seria diferente,não pelo q eu + keria...q era ver portugal c os jogadores q tem(ou tinha na altura),jogar o futebol q sabe...mas sim pela garra q scolari incutiu nos jogadores portugueses e pela forma como conseguiu mobilizar o país inteiro num apoio absolutamente fanático á selecção!!!no 1º jogo a serio de scolari...coincidiu com o 1º do euro2004...comecei a conhecer o treinador"scolari"e a partir daí até hj...tem vindo a descer cada vez + nestes 5 anos!!a razão pq eu digo isto...é pq scolari mudou neste tempo...e mto!!!!kem acompanha a selecção como eu e vê os jogos todos...já deve ter visto q scolari é um treinador q não sabe ver o jogo...e q nos momentos dificeis...ou sem nada a perder nc arrisca!!!além de q nakilo q eu o admirava e ele era bom...q era a motivação q dava aos seus jogadores e o discurso optimista...começou a diluir-se!!!no dia q perdemos a final c a grecia...scolari disse na conferência de imprensa q ...seríamos candidatos a campeoes da europa em 2008!!!dizia ele q bastava seguir a logica...e q c ele portugal...teria sp q melhorar!!!ou seja...1996 quartos de final(poborsky ...chapelada ao baía),2000 meias finais...(mão de abel xavier...penalty de zizou),2004 final(ricardo e costinha deixam-se antecipar por...caristeas)...pelo q scolari disse...e pela logica...2008...portugal campeão europeu!!!não notam nenhuma diferença c o discurso actual!!?!?!será q estes 5 anos no mm sitio,não tiraram algum descernimento a scolari,ao kual o levou a algumas contradiçoes!?!?há pc tempo disse q nc cedeu e nc cederá a pressões de jornalistas e adeptos!!!depois do 1º jogo do euro 2004...foi ele q numa noite mal dormida se lembrou de pôr deco,cristiano ronaldo e ricardo carvalho nos lugares q lhes pertenciam?!?!?em 2004 éramos candidatos a campeoes da europa em 2008...agora o sr scolari fica contente c um empate c potencias do futebol mundial como a...finlãndia,armenia e polonia!!!um pormenor q abona a favor de scolari..é q actualmente...não tem um lider dentro de campo,figo,rui costa e couto primeiro...costinha e jorge andrade depois...fizeram esse papel...mas agora diz-se q cristiano ainda está verde,mas tb não é scolari c este discurso derrotista q vai encontrar um lider dentro de campo!!!vamso et ao futebol jogado...já q até junho,terei + oportunidades para dizer o q penso do sr scolari!!!parece q para a previsão do selecçionador português...de há 3 anos atrás...o sorteio não podia ter sido melhor!!!suiça,turkia e rep.checa...tirando os checos(grande selecção,futebol vistoso e q dá gosto assistir...bem ao gosto do povo português),os outros 2 não deverão apresentar tantas dificuladades como scolari diz...ou pelo menos não deveriam,basta para isso q portugal jogue o q sabe e o q deve!!!este grupo cruzará c akele q para mim é o + fraco dos 4!!!alemanha,austria,croacia e suécia...+ uma vez acho q as meias finais estão á vista!!!ou seja...é a partir daki q scolari tem q entrar...e não recuar como costuma fazer!!!!

ainda acreditam no pai natal?!!

Como estamos em portugal, só vai haver campeonato para o ano q vem(dia 6 de janeiro), por isso, altura ideal para falar do q resta da 1a liga...a uma jornada do fim da 1a volta, recorde-se!!!o tri para o porto está praticamente assegurado,apesar de q ainda vão desperdiçar pontos,de certeza q não o vão fazer com a "reguralidade"q tanto sporting como benfica virão a fazê-lo tb!!a não ser q se assista a uma recuperação(e a um trambolhão) nc visto por terras lusitanas!!ou seja...este ano...no natal,já temos campeão e o 2º lugar para os 2 de lisboa!!!a taça uefa será uma luta entre braga e guimarães e...beleneses!!!não acredito q o setubal consiga continuar com o campeonato q está fazer!!não eskecer q o vençedor da taça de portugal tb terá um lugar reservado na uefa, q será como se deve calcular mto dificil de prever kem será!!!as restantes...será tentar fugir a um lugar de despromoção...pq o outro já está reservado para os lados de leiria!!tb não acredito q estes consigam recuperar de tamanha desvantagem...não é pelos jogadores q dispõe...mas + pela estrutura directiva q os"apoia"...principalmente o seu presidente(joão bartolomeu), q é um autêntico ás a dar tiros no pé!!!destas 4 lutas no mm campeonato(titulo,liga dos campeoes,uefa,e manutenção), acho q apenas uma ekipa poderá acreditar no pai natal!!q é o ...braga...e falo intrometer-se na luta pela liga dos campeoes...já q o titulo está entregue!!!além de ter um plantel c grande kualidade...e pelo q tenho visto,são os unicos com o onze inicial encontrado e com um modelo de jogo defenido...e com um alternativo tb!!!um aparte...será q linz e roberto brum não têm lugar nos onzes de benfica e sporting!?!?!já q ambos andam á procura de avançados...linz não seria uma óptima opcção!?!?e r.brum...se não fosse titular, de certeza q seria uma alternativa bastante válida para o meio campo dos rivais de lisboa!!!jogador elegante, sp no sitio certo, tecnica acima da media...qdo recebe a bola já tem a cabeça levantada e já sabe o q fazer c ela endossando-a sp jogável para os companheiros!!!ou seja...sporting,benfica e...leiria...já são mto crescidos para acreditar no pai de natal!!!

A técnica da Força





Na fisionomia são parecidos. Ambos altos, fortes fisicamente, ambos jogadores de ataque. Diferenciam pela experiência que tem, pela idade e pelos clubes por onde já passaram.
Júlio Batista não precisa de grandes apresentações, há já alguns anos que alinha em grandes equipas mundiais, se bem que aparece quase sempre como uma segunda opção, este ano falava-se de novo empréstimo por parte do Real Madrid (o ano passado esteve no Arsenal), falou até que poderia rumar á Luz, mas acabou por ficar, e nos últimos tempos acabou por sentar Guti no banco. Joga agora mais recuado do que quando surgiu em destaque no Sevilha, mas não perdeu a qualidade de finalização. Este Domingo no Nou Camp, demonstrou isso mesmo. Fantástico golo.
http://br.youtube.com/watch?v=0IvEgnohAoY

Simon Vukcevic é bem menos conhecido, e aterrando em Alvalade vindo do Partizan, demorou algum tempo até ter espaço nas opções de Paulo Bento. Começa agora a a afirmar-se como opção mais valida para o lado esquerdo do losango que Bento tanto gosta, principalmente por dois motivos, 1º a sua capacidade de ganhar a linha dando profundidade ao esquema táctico da sua equipa, que junta a facilidade de cruzar servindo os avançados, em 2º lugar a forma como tem aparecido a finalizar quando necessário. Um estilo diferente do que se estava habituado em Alvalade, mas que poderá e tem sido ultimamente igualmente eficaz.

semana de 20/21/22/23 Dezembro

Por cá
Porto. Um dia tinha que acontecer, e a derrota apareceu. Muitas oportunidades criaram os jogadores azuis e brancos, tivessem-nas concretizado e estaríamos a dizer que tinha sido uma vitória normal dos dragões. Mas o Nacional, fez pela vida e foi feliz.

Benfica, má primeira parte, razoável segunda e 3-0. O Benfica caso tivesse sido na primeira volta uma equipa regular, estaria muito, mas muito perto do F.C.Porto. terá que fazer uma super segunda volta para aspirar ao titulo.

Sporting. Mais uma exibição pobre dos leões, que descobriram um novo salvador Simon Vukcevic, que nos últimos dois jogos marcou 3 golos e fabricou mais um penalty. Paulo Bento é o único dos 3 treinadores dos grandes que sabe que na reabertura de mercado poucas ou nenhumas novidades (jogadores) irá ter.

Se o Setúbal conseguir fazer uma segunda volta tão boa como a primeira teremos uma luta muito interessante pela Europa com Braga, Guimarães, Belenenses e os Sadinos.

Por lá
Inglaterra
Voltou a normalidade com os 4 da frente a ganhar, mas com o Manchester United a vencer ao cair do pano com um penalty de C. Ronaldo, frente a um Everton que como eu já disse é uma excelente equipa, e que não pedia á 2 meses, E com o Arsenal a também ter a estrelinha, já que marca o segundo golo depois do Tottenham ter desperdiçado uma grande penalidade.

Itália.
De facto o Milan interno está a anos luz do Milan Europeu, Dida esteve muito mal na fotografia, nos dois golos do Rival Inter. Roma e Juventus continuam a perseguição, mas devem começar a desesperar porque os Interistas não cedem.

Espanha.
Clássico grande em Espanha, lição táctica de Schuster a Rijkaard, e a felicidade de na primeira oportunidade fazer um grande golo por Júlio Batista. Antes Casillas foi o santo salvador. Foi triste ver o rendimento das super estrelas deste Barcelona no jogo, apenas Iniesta (que não sebe jogar mal) rendeu o normal, e sem Messi (lesionado) os vultos de Ronaldinho Deco e Eto, andaram pelo campo.

Algumas coisas terão que correr na casa “Blanca” para não serem campeões, já que todos os rivais estão em crise de resultados.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

semana 14/15/16 Dezembro

Por cá
Porto, há jogos que só são complicados porque as equipas têm arte para os complicar.
É essa a arte do Porto, não complicar o que pode ser fácil.

Benfica, quem foram aqueles senhores que se apresentaram de vermelho e branco no estádio do Restelo! Não ouvi nem li o que disse Camacho após o jogo, mas certamente não terá gostado da exibição global da equipa. Outra coisa, a abordagem de Luisão no lance do golo do Belenenses é muito deficiente, o problema é que acontece muitas vezes em lances idênticos, um aspecto que deve rever.

Sporting, Vucevic salva os Leões, em mais um jogo que a bola queimava nos pés leoninos. Fica o resultado positivo.

Por lá
Inglaterra:

Semana de derbys e clássicos ambos decididos por detalhes.
Liverpool vs Manchester United. Manchester reafirmou a sua ambição de revalidar o título, na casa de um dos rivais.

Arsenal vs Chelsea um detalhe, um erro de Peter Cech e vitória dos Gunners. Golo de Gallas, sabor a vingança pessoal

Everton, bom futebol também é com eles, luta pela Europa, e porque não espreitar a liga dos campeões. Muito boa equipa


Espanha:
Finalmente o Barcelona volta a ganhar fora, com factos curiosos. O primeiro foi que o jogo foi em Valência, onde a crise é cada vez maior, a segunda curiosidade foi o facto de Roanldinho e Deco terem ficado inicialmente no banco.
Real Madrid, vitória fácil, antes do Clássico que faz mexer toda a Espanha


Itália
Inter ganha, Roma empata, já são 7 pontos de vantagem sobre o segundo e 8 sobre o terceiro a Juve. Fotocopia do campeonato passado. Inter internamente e o Milan pelo mundo, dominam o futebol de Itália.

Mundo Rossonero


Estava expectante de ver a final do mundial de clubes, obviamente entre as representantes Europeia e Sul Americana. De um lado o Boca Juniores, a equipa Sul Americana que a par do São Paulo, melhor conjuga técnica, táctica e fantasia de jogadores e que normalmente arrecada um titulo por época. Do outro lado o Milan, a equipa mais experiente do mundo, basta olhar para os B.I. dos seus jogadores e para os títulos que já levantaram.
O jogo acabou 4-2 pra o Milan, mas podia ter acabado 4-3, 5-3, 6-4, por ai fora, o Boca foi um digno vencido e só não vence porque os postes e Dida deram uma ajuda ao colosso Europeu, e porque Kaká “chateou-se” no segundo tempo, e mostrou porque é considerado o melhor do mundo da actualidade.

O que mais impressiona neste “menino” quase homem, é mesmo a sua humildade, ganha milhões, é procurado por milhões e apresenta-se a jogar a final da taça intercontinental com um modelo antiquíssimo de botas. Certamente o seu patrocinador, a Adidas, teria preferido que ele joga-se com o novíssimo modelo das Predetor, mas não, o “miúdo” foi com o modelo antigo e com o seu estilo, simples, sem grandes penteados, sem acessórios e mostrou porque é o número 1.

Uma outra palavra para o Boca, mais propriamente para Palácios, avançado internacional Argentino, rápido muito bom a passar e ou finalizar que estranhamente se mantêm na Argentina, grande jogador, grande jogo, sempre a pôr a defesa Milanista em sentido.

Muito se fala em Itália da possível ida de Mourinho para o Milan e da saída de Ancelotti! O Italiano segue como se não fosse nada com ele, não muda uma virgula, não mexe um ponto. Caso esse possibilidade se venha a concretizar, mais esta vitoria, apenas aumentaria o desafio de Mourinho, renovar a equipa, em torno de Kaká e Pato, sem beliscar a filosofia do clube, que é manter longos anos os seus jogadores, acarinhando-os mesmo quando as coisas correm menos bem.
Ancelotti apesar de internamente não conseguir acompanhar o Inter, fora de Itália, simplesmente limpou tudo o que havia para ganhar. Levantando internamente a questão, do que será mais importante para o clube, títulos internos ou títulos ganhos aos melhores e maiores clubes mundiais?

Impressionante ver 10 jogadores que sabem correr! Que não correm por correr! È isso a equipa do Milan, corre quanto basta, mas quando corre, corre só o necessário para chegar primeiro a um lance, fazer uma desmarcação, um desarme, uma finalização.

Enganei-me a quando da final da liga dos campeões, disse que aquele troféu seria a despedida de Maldini dos palcos do grande futebol, o jovem de 39 anos, em Tóquio quis ainda levantar o seu 26º título futebolístico. Já anunciou que esta é a sua última época, depois de ter visto ao vivo, a forma como em dois lances em velocidade, tirou a bola um tal de Di Maria, utilizando toda a sue experiência, apetece-me dizer, que ainda não partiste e já deixas saudade.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Oscar "Tacuara" Cardozo


O Campeonato Argentino, não é muito televisionado, nas nossas televisões! Sobram-nos curtos resumos de menos de 1 minuto dos chamados grandes locais, Boca Juniores e River Plate.
Em termos competitivos e futebolísticos, o campeonato europeu , mais semelhante com o Argentino, Será o Espanhol, jogos mais abertos, com algum rigor táctico, muita garra aliada ao talento dos jogadores.

Quando o Benfica oficializou a contratação de Óscar Cardozo, pela soma de 9 milhões de euros, muitos foram os que questionaram desde logo os valores envolvidos e o porquê desse dinheiro não ser investido na manutenção de Miccoli.

A resposta a essa questão seria que Fernando Santos e a direcção encarnada, ainda sonhavam conseguir convencer o “Pequeno Bombardeiro” a ficar e assim juntar na frente de ataque “Tacuara” e Miccoli, finalização mais mobilidade, alimentado pelo losango de Santos que teria Rui Costa no vértice mais adiantado.

Porém Santos, cedo partiu e chegou Camacho. Outro treinador, outras ideias, outra filosofia, outras exigências.
Cedo se percebeu que Cardozo não é um jogador tecnicista, cedo se percebeu que não é um jogador veloz, cedo se percebeu as deficiências do seu jogo aéreo em termos de finalização, cedo se percebeu que a sua grande arma é a forma como aplica do seu forte pontapé de pé esquerdo.

Camacho gosta de avançados móveis, capazes de dar largura ao ataque, capazes de saber cair nas alas dando espaço para as entradas dos médios, capazes de segurar a bola e ou tabelarem. E obviamente capazes de finalizarem. Jogou com avançados com todas essas características Valdano e Hugo Sanches, talvez por isso goste deles assim.

Camacho quando viu Óscar Cardozo pela primeira vez, certamente terá se lembrado de Tomo Sokota, avançado Croata, que atingiu o seu auge em Portugal, justamente pelas mãos do Espanhol, porque era capaz de fazer tudo aquilo que atrás referi (cair nas alas, segurar, tabelar e finalizar).

Quem viu Sokota e agora vê Cardozo rapidamente se apercebe que nada têm de igual.
Cardozo é um homem de área, que tem uma necessidade extrema de ser alimentado e muito bem alimentado pelos homens que jogam atrás de si. Não esperem dele jogadas geniais, como Miccoli fazia e faz agora em outras paragens, não esperem dele a capacidade de luta de Nuno Gomes, Lizandro ou Liedson.

Chego agora á parte essencial deste texto.
No equilíbrio entre as características de Cardozo e o que Camacho habitualmente pede aos seus pontas de lança (cair na alas e jogarem um pouco recuados), está ou estará o segredo do sucesso ou não deste avançado Paraguaio. Camacho parece-me que começa a perceber isso, e começa a sacrificar os movimentos de outros jogadores, para não tirar “Tacuara” do seu habitat natural (a grande área). E não é que os golos do 7 encarnado começam a surgir!

Tacuara quer dizer cana alta e forte, alto já Cardozo é, forte terá que continuar a ser psicologicamente para não ceder a toda a pressão, que o valor da sua contratação, logo á partida lhe pôs sobre os seus ombros.
O resto será um trabalho continuado de adaptação ao futebol mais fisico e rapido que se practica na europa, e fortelecer o seu jogo de cabeça. Quando isso acontecer, Cardozo será avançado para fazer mais de 20 golos por época. Em suma, trabalho e tempo, só isso levará Oscar Cardozo a ser um avançado com caracetristicas para jogar na europa. A minha questão é se no Benfica haverá e terá esse tempo?

6ª champions


Porto vs Besiktas

O porto vai ser a única equipa Portuguesa a estar presente na 2ª fase da liga dos campeões. E digo-o com toda a certeza, porque não acredito que o F. C. Porto, a necessitar apenas de um ponto para carimbar a passagem e a jogar em casa diante do seu público, se deixe surpreender pelos Turcos.
O porto com o calendário que teve, nesta liga fase da liga dos campeões, teve a arte de não complicar, foi ganhando e pontuando, a onde e quando devia, dando-se ao luxo de poupar jogadores em Anfield Road, a pensar no clássico da Luz.
Chegar á ultima jornada, a necessitar de empatar em casa, parece-me uma boa gestão de calendário.
Mas contudo, necessitar de empatar, não quer dizer jogar para empatar, e não me parece que os azuis e brancos o façam, até mesmo para não serem surpreendidos..
Assim sendo, as atenções do grupo voltam-se para o Velodrome de Marselha, onde Marselha e Liverpool disputam a outra vaga do grupo, num jogo absolutamente dramático, onde o empate pode servir aos Marselheses caso o Porto ganhe no Dragão, mas aos Ingleses apenas a vitória interessa, devido ao péssimo arranque com 1 empate e 2 derrotas.

Vaga e meia em disputa para a segunda fase.

Sporting vs Dínamo

Bom jogo para rodar jogadores e lhes conceder também a eles uma oportunidade de participarem nesta competição, nada em disputa e não ser o dinheiro e prestigio.
Tudo resolvido, UEFA aguarda Leões, do mal o menos.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Shakhtar vs Benfica.


O Benfica joga hoje o seu futuro europeu nesta época. Estranho se pensarmos que estamos ainda não chegamos ao meio da época desportiva.
O Benfica chega á Ucrânia, completamente destroçado pela derrota em casa frente ao F.C. Porto, e vai realizar o seu 3º jogo decisivo no espaço de uma semana. Que resposta poderá dar? Camacho pede uma resposta de campeões, conseguiram os jogadores interiorizar isso. Depois há as condições adversas do relvado, ás quais os Ucranianos estão mais adaptados. Mas os jogadores terão que pôr isso de lado e fazer um daqueles jogos sofridos, de união, de sangue suor e lágrimas, para ainda poderem continuar nas provas europeias, para que o clube ainda possa ter algum encaixe financeiro esta época.

Tal como previ e escrevi neste blog a quando do sorteio, o Shakhtar não foi o bombo da festa deste grupo e por exemplo na Luz deu uma lição de futebol táctico e ofensivo, pecando o resultado por escasso. È obvio que espero um Shakhtar a querer mandar no jogo, sonhando ainda com a ténue esperança de chegar á segunda fase de Champions, e sabendo que o empate lhe dá acesso directo á UEFA. Quererão certamente resolver cedo a questão.

Perante este quadro, ao qual acrescento a falta no 11 encarnado de Cristian Rodriguez, jogador que apesar de não começar bem as partidas, com o decorrer das mesmas torna-se fundamental na manobra de equipa, penso que o Benfica será essencialmente e novamente uma equipa de contra ataque, apesar de no 11 que deverá subir hoje ao relvado, apenas se perfila um jogador com essas características, Di Maria. Ou seja, para não cair nesse erro, de jogar numa forma que não lhe é favorável, o Benfica terá que ter bola, terá que circular a bola, num jogo de pé para pé, espreitando o momento certo para atacar a baliza.

Vamos ver como correrá o jogo, mas esperemos que ganhe o Benfica

30 Novembro 1/2 Dezembro

Por cá
Benfica vs Porto. Vitória da equipa que tem mais conjunto, onde as suas individualidades, se põe ao dispor do colectivo. Internamente chega, e parece que sobra. O jogo foi um bocadinho melhor do que eu estava á espera. Muito por culpa do Porto

Sporting. Paulo Bento deve estar a pensar que tudo lhe acontece neste momento, desde penaltys falhados a golos oferecidos pelos seus guarda redes. Que falta mais acontecer ao leão? Bento está seguro, por enquanto, pela direcção, e não acredito que caia.

Guimarães. Engraçado ouvir Cajuda no final do jogo contra a Académica, discurso realista de quem sabe que os terrenos a onde se move.

Setúbal e Estrela. Amealhar é palavra de ordem! Se conseguirem a manutenção cedo, tenho a curiosidade de ver o futebol que irão praticar no final da época.

Leiria. Não é pelo empate contra o Sporting que vou afirmar isto. Apesar de carregarem a lanterna vermelha. Não acredito que desçam.

Por lá
Itália.
Inter lá vai caminhando, Roma vai correndo atrás. Juventus, está cair mais do que devia para quem afirmou querer ganhar a liga logo no ano de regresso. Milão será que ainda se pensa na liga em Milanelo.

Inglaterra
Fim de semana anormal na Premier League, todos os quatro favoritos ganharam, quem faz cair o Arsenal?

Espanha.
Real jogou em casa e como é normal em casa ganhou, o Barcelona jogou fora e como é normal fora não ganhou, empatou. A sorte destes dois grandes Espanhóis, é que a segunda linha (Atlético Madrid, Valência, Sevilha) estão também muito irregulares.