domingo, 10 de agosto de 2008

Benfica – nova forma de defender


No passado recente os treinadores do Benfica optaram por esquemas defensivos de pressão baixa, com os centrais muito encostados á grande área, dando muito espaço a meio campo.
Quique tenta mudar isso, pedindo aos seus avançados para serem os seus primeiros defesas, e desenhando um rectângulo com 8 dos seus 10 jogadores de campo, que pressiona alto e tentando não deixar jogar dentro desse rectângulo através dos seus 2 médios centrais, com a preciosa ajuda de um dos avançados. È um rectângulo que tem como 1º objectivo fechar os caminhos para a baliza e depois á medida que vai apertando o adversário o leva a perder a bola.
A equipa defende como um bloco que ocupa cerca de 20 metros de cumprimento por 30 de largo, curta e toda junta, porém são necessários defesas centrais capazes de jogar um contra contra um e tendo a velocidade como uma das características. Dos potenciais titulares Luisão é o que menos se sentirá á vontade para este tipo de jogo, por isso terá que compensar com sentido posicional e jogando em antecipação, o que faz e muito bem o Grego Katsouranis quando joga a central. David Luiz (quando recuperar) e Sidnei são certamente mais rápidos, que os dois por agora titulares nessas funções.
Dentro do tal rectângulo os médios centrais, dividem-no em dois e com a ajuda de um dos avançados pressionam o adversário cada vez que ele tenta jogar dentro dele. Normalmente o que acontece é o adversário lateralizar o jogo, é ai que entra o trabalho dos médios laterais e mais uma vez dos avançados, que fazem pressão sobre o lateral tentando recuperar a bola.Quique percebeu que antes da equipa chegar correctamente ao golo, teria que saber defender em equipa. E isso já se notou em Guimarães e com os Holandeses do Feyenoord.


Nenhum comentário: