sexta-feira, 29 de agosto de 2008

L`animale Suazo, onde joga Aimar e "asas" para Cardozo



Quando o Benfica convidou o Inter Milão para a 1ª Eusébio Cup nesta pré temporada, nunca pensou Rui Costa que esse jogo poderia ser importante para a contratação (empréstimo) de um jogador.

Para David Suazo ter conhecido e jogado alguns minutos, no estádio da LUZ nesse dia, com uma atmosfera contagiante, após ter visto voar sobre a sua cabeça a águia Vitória, deve ter-lhe levado a pensar que talvez não fosse um mau clube para se jogar, o que ele ainda não conhece, são os estádios do Trofense, Paços, Nacional, Estrela e Naval, que lhe irão certamente lembrar os (maus) estádios das suas longínquas Honduras!

Quique afirmou aquando da chegada de Reyes, que o espanhol era um jogador electrizante, se nos cingirmos apenas á velocidade, se Reyes é electrizante Suazo é supersónico e goleador!

O que representa a chegada deste avançado ao Benfica? Desde logo volta-se a colocar a questão de onde poderá jogar Aimar. Por enquanto, ainda ao lado ou atrás de Cardozo, mas após a integração a assimilação do Hondurenho, esse lugar poderá ser dele. Enquanto Carlos Martins estiver com a preponderância com que tem estado no meio campo, dificilmente sairá, e dificilmente acredito que Flores tente conciliar os dois (Martins e Aimar) lado a lado no meio campo, poderia desequilibrar fortemente a estrutura defensiva da equipa. Nas Alas á gente de sobra actualmente Reyes, Urreta, Balboa, Di Maria. Estou curioso de ver como vai resolver a equipa técnica do Benfica este saudável problema.

Onde cabe Cardozo nesta dinâmica que Quique pretende pôr na equipa?
O Paraguaio tem créditos firmados na luz e um cartão de visita de…..golos que é o que se pede a um ponta de lança. No entanto é pouco móvel e precisa de ser bem alimentado pela a equipa para poder facturar. È certo e sabido que os técnicos Espanhóis gostam de jogar com avançados móveis e versáteis, Suazo encaixa bem nesse estilo e Aimar não sendo de raiz faz o lugar, como tem feito.
Cardozo é importante na equipa, porque empresta-lhe qualidade de finalização, mas com a chegada de Suazo “Tacuara” deixa de ter o estatuto que detinha até ao momento.
O Benfica com Cardozo terá que ser uma equipa que o alimente, e para isso é necessário que as asas da aguia joguem bem abertas. Suazo é mais móvel mais rápido e procura mais jogo, é mais cúmplice com a equipa. Os dois juntos, podem ajudar em muitos jogos.

Nuno Gomes… tudo dependerá da resposta que as primeiras opções darão, mas caso as contratações correspondam, o papel importância do capitão, ficará resumido ao plano de balneário e fugazes aparições em determinados momentos.
Uma coisa é certa, Quique, tem nas mãos matéria ofensiva de fazer inveja….Aimar, Carlos Martins, Reyes, Di Maria, Suazo, Cardozo, Urreta e Balboa! Isso será problema?
O Hondurenho trás a experiencia de 9 anos de liga Italiana onde fez golos, principalmente no Cagliari, num campeonato onde existe a arte de defender bem. Essa experiencia poderá ser útil, aliada á competitividade que trás das terras transalpinas, poderá ser importante em jogos parecidos aos que o Benfica teve em Vila do Conde este fim de semana.

Nenhum comentário: