domingo, 31 de agosto de 2008

A verdade da mentira

Muitas vezes uma mentira, contada muitas vezes, transforma-se em verdade!
Foi o que Jesualdo Ferreira, fez ontem na Luz! Contou tantas vezes uma mentira que os analistas desportivos e público em geral acreditaram. Mas vamos por partes.

Jesualdo surpreendeu com a equipa inicial, não tendo Mariano, lançou Fernando, passando o seu meio campo para losango, tirou Pedro Emanuel e deu mais velocidade ao eixo central de defesa com Rolando, trocou Benitez por Fuile.

Quique fez o que se suspeitava tirou Urreta e Amorim, lançou Di Maria e Reyes. O Argentino continua com os defeitos do passado (tempo de passe e a procura dos dribles para zonas interiores do campo onde existe mais gente e menores hipóteses de sucesso), o Espanhol demorou 30 minutos a entrar positivamente em jogo, perdendo inclusive infantilmente a bola que poderia ter dado o 2-0 ao Porto por Rodriguez. Depois foi acertando mais o seu jogo mas nunca foi um elemento muito desequilibrador.

Apesar disto tudo, o Benfica entrou melhor, pressionando mais e melhor, o Losango azul demorou a acertar, e o golo caído madrugador contribui fortemente para esse a acerto.
Na primeira vez que o Porto chega perto da área do Benfica, Katsouranis cometeu o erro que lhe marcou todo o jogo, penalty inútil e infantil sobre Lucho aos 10 minutos. Resultado 0-1 sem o Porto justificar.
O resto da 1ª parte foi o Benfica a tentar atacar uma vezes mais ordeiramente que outras, e o Porto a tentar controlar o jogo com bola.

Ao intervalo lia-se 3 oportunidades para o Porto 1 golo, 3 oportunidades para o Benfica 0 golos, era essa a diferença entre as duas equipas. Pensei para mim, não sei se o Benfica tinha azar por não ter conseguido chegar ao empate nas 3\4 oportunidades, ouse tinha tido sorte por não ter sofrido o 2º golo, nas duas que o Porto teve após o1º golo (Cristian e Lizandro)

2º Parte, Jesualdo trocou Tomas Costa por Guarin e o Porto manteve-se igual, tentava controlar o Benfica, com bola, com circulação de bola. Quique manteve o 11 e continuava a apostar na mobilidade de Aimar (estava bem no jogo) e nos esticões de Reyes e Di Maria. Até que aos 56 minutos, o improvável Yebda, explicou ao 6 e ao 20 como joga um extremo, fez um movimento de ruptura, cruza /chuta do vértice lateral esquerdo e Helton ao defender para a frente, põe a bola na cabeça de…..Cardozo, golo do empate e “Tacuara” explicou a presença do seu corpo estranho, lento e por vezes desengonçado na equipa encarnada. Não precisa de muitas tentativas para colocar a bola nas redes adversárias, aquela até era a 1º vez que atirava à baliza.

Voltava tudo à estaca 0, e toda a gente se preparava para cerca de 35 minutos de futebol equilibrado como estava a ser até ao momento, e pensava-se que substituições os treinadores ainda poderiam fazer. Mas Katsouranis (dia \ noite \ jogo não mesmo) decidiu fazer uma falta desnecessariamente dura no meio campo do Porto. Golpe duro na águia, e o alento do golo do empate caiu ali. Quique já tinha tirado Aimar por lesão (entrou Nuno Gomes) teve que tirar compreensivelmente Cardozo, para equilibrar o sector defensivo (entrou Sidnei), porque o a partir dali era obvia a aposta no contra ataque, Cardozo nãoé homem para essas correrias loucas, e ainda viu Leo sair por lesão (entrou Ruben Amorim) ou seja Quique flores não pode fazer nenhuma substituição táctica, foram todas forçadas.

Jesualdo fez o que qualquer treinador de distrital Faria, desfez o Losango, tirando Fernando por Hulk, e depois tardiamente lançou o velocista Candeias. Mas incompreensivelmente o Porto com mais uma unidade, não consegui sair do ritmo que imprimiu em todo o jogo, não consegui dar um ritmo maior ao jogo para dar o golpe final do Benfica, tendo-se resumido a 3 remates de fora da área ( Hulk e Candeias), pouco para quem jogou mais de 30 minutos com mais 1 homem.

Perante tudo isto digo que Jesualdo vendeu uma mentira aos jornalistas que a engoliram por inteiro e sem questionar, caindo ainda no ridículo (os Jornalistas) de criticar as opções (substituições) de Quique, durante o jogo. Jesualdo para mim não arriscou tudo o que poderia ter arriscado, nota disso o facto de ter acabado o jogo com os 4 defesas quando o Benfica já só atacava com Nuno Gomes.

Quanto à questão da quebra física dos jogadores do Benfica, a única injustificada será a de Yebda, Reyes não jogava tanto tempo seguido à longos meses, Di Maria no espaçode 2 semanas fez o seu sétimo jogo (se bem que nem sempre titular), Carlos Martins teve que durante quase 20 minutos correr por dois, devido à falência física do seu parceiro no centro do terreno.

Resultado acaba por ser justo, pelo equilíbrio entre as duas equipas enquanto este 11 contra 11, pela incapacidade Portista em acelerar jogo quando em vantagem numérica, pela forma como os jogadores do Benfica mesmo em inferioridade física, conseguiram manter a solidez defensiva.

Jesauldo apenas mostrou que ás vezes ás mentiras pegam….e passam a ser “a verdade da mentira”, resta-me saber e perguntar, se os adeptos azuis a brancos ficaram satisfeitos com o empate, e se engoliram as palavras do professor....?


Nenhum comentário: