terça-feira, 26 de agosto de 2008

É um Lucho ter Di Maria e Reyes acompanhado de Cebola, assim é fácil Aimar o Futebol


Benfica Porto, só o facto destas duas equipas se encontrarem, seja em que desporto for, é motivo para mover multidões, para despertar paixões, para mexer com as emoções.

O que esperar deste jogo logo á 2ª jornada e já com o Benfica atrás dos azuis e brancos, fruto da infeliz escorregadela em Vila do Conde?
Podemos esperar duas equipas que vão querer mandar no jogo, que vão querer ter mais bola que o adversário, para poder transformar essa quantidade em qualidade.

Benfica:
Benfica é pelos dias de hoje uma equipa com uma qualidade individual, provavelmente um pouco acima dos seus opositores, está é em mais um processo de construção de equipa, em mais um processo de assimilação das ideias do treinador, e de conhecimento entre jogadores!
Quique já deu mostras de querer uma equipa a defender de forma diferente da que a equipa defendia na época passada, uma pressão mais alta, onde os avançados são os primeiros defesas, e onde a linha de quatro defesas joga com cerca de 30 / 40 metros nas suas costas, tendo á sua frente dos médios centrais (Carlos Martins e Yebda) para manterem os equilíbrios defensivos e ofensivos.
Onde joga ou qual a melhor posição para Aimar nesta equipa é outras das questões levantadas, se em apoio directo a Cardozo se mais recuado e na zona central ou ainda descaído numa das faixas?
Onde quer que este Argentino jogue, terá que perceber rapidamente que o que se passou em Vila do Conde, será o que irá encontrar quase todos os fins de semana, pouco espaço, marcações apertadas, de onde terá que sair, pensando e executando rápido.
Penso que se não chegar o tal desejado avançado será por terrenos mais próximos da baliza que o 10 se moverá, depois de adaptado ao futebol lusitano certamente melhorará a sua qualidade de jogo perto da baliza.
Quique dorme sempre tranquilamente pelas opções que tem para quase todos os sectores do campo, mas é nas alas, que o Espanhol mais apostou, tendo Balboa (velocidade e cruzamento), Urreta (velocidade, faltando-lhe definir melhor o ultimo passe), Reyes (técnica, velocidade e remate, o mais conceituado e completo de todos) Di Maria (apresenta as mesmas qualidades e defeitos que Urreta, mas vem com a moral em alta pelas exibições e titulo olímpico) e Ruben Amorim, que não sendo um ala / extremo de raiz tem jogado por ali, não tendo estado mal.
Tendo alas tão rápidos é normal que o Benfica tenha a preocupação de os alimentar constantemente para assim tentar desequilibrar a defesa Portista, sabendo, que quando o gaz de uns se acabar haverá mais dois semelhantes para entrar, não baixando assim o ritmo.
Portanto a grande duvida que Quique Flores será com toda a certeza, quem apostar de inicio para as alas, sendo que acredito que um dos dois que começou em Vila do Conde comece o jogo no banco. Apesar do golo neste fim de semana de Nuno Gomes, Cardozo será o
titular .

Porto
Na minha opinião, e é apenas a minha opinião, Jesuldo não prepara bem jogos com um grau de dificuldade maior. Não estou com esta afirmação a dizer que o Porto não tenha possibilidades de ganhar na luz, estou apenas a dizer que não gosto da forma como o professor prepara psicologicamente e tacticamente para estes jogos. Talvez por isso não consiga bater por exemplo Paulo Bento, ou tenha caído da forma como caiu na época passada na liga dos campeões.

O Porto deste ano, apesar de ter mantido parte da sua base da época transacta, é uma equipa que terá que necessariamente encontrar algumas novas rotinas de jogo, devido ao facto de ter perdido Paulo Assunção, elemento que era o farol posicional da equipa em termos defensivos e ofensivos, deixando para Lucho a parte organizativa e de gestão dos rimos da equipa, tendo ambos Raul Meireles como escudeiros!
Ora Assunção como é sabido já não mora no dragão, e é ai a primeira dúvida de Jesualdo, optar entre Tomás Costa e Guarín, qual dos dois se encaixa melhor, com Tomás Costa, Meireles perde amplitude de movimentos porque joga á frente da defesa, com Guarin, o meio campo joga mais aberto, porque não é tão posicional como é P. Assunção.
O Eixo central da defesa do Porto manteve-se Pedro Emanuel, Bruno Alves e Helton, mas nas laterais já não há Bosingwa e Fucile não tem sido 1ª opção para a esquerda. Sapunaru veio para a direita, tem um razoável pé direito, mas ainda não carrilha jogo (e não sei se alguma vez o fará) como o actual defesa direito do Chelsea, e Benitez ainda não convenceu á esquerda (dito pelos próprios colegas, basta recordar C. Rodriguez após a derrota frente ao Sporting, quando afirmou com todas as letras que tinha faltado….Fucile!).
Mariano Gonzalez foi quase um patinho feio na época transacta, poucas oportunidades teve de jogar regularmente, Tarik, Quaresma e até Lisandro eram as opções para as alas.
Este época Mariano ganhou ou está a ganhar uma nova vida na onze base do Porto, aproveitando a novela da saída ou não de Quaresma e a lesão de Tarik, aproveitar a pré época para vincar a sua possível influencia no esquema base da equipa, podendo vir a tornar-se num caso semelhante ao de Lisandro.
Por falar em Lisandro jogue onde jogar é sempre um perigo á solta, ainda não calibrou a pontaria como a época transacta, mas disputa cada bola com uma vontade incrível de a ganhar, tal como Cristian Rodriguez, para o qual os adeptos encarnados terão como é obvio uma recepção hostil bem preparada.

Quaresma é certo e sabido que está de malas aviadas, não será mais uma vez opção, mas Hulk (avançado que joga de olhos postos na baliza e que chuta de qualquer lado) e Farias poderão ser opções não para o 11 mas para dar poder de fogo a equipa caso seja necessário.


As duas equipa apresentarão formas geométricas diferentes á frente das linhas de quatro defesas, o Benfica com o 4*4*2 clássico, que se pode transformar rapidamente nas transições em 4*2*3*1, o Porto em 4*3*3. Lucho será o homem chave de todo o Porto, mas as mudanças de velocidade e movimentações de “Cebola” e Lisandro são de ter em conta sempre, caso o colectivo não funcione. Carlos Martins tem sido pelos dias de hoje um elemento fulcral no futebol encarnado, e da sua saída a equipa ressentiu-se com o Rio Ave, mas se o Benfica quiser ganhar o jogo, é nas alas que terá que desequilibrar!

Nenhum comentário: