domingo, 31 de agosto de 2008

A verdade da mentira

Muitas vezes uma mentira, contada muitas vezes, transforma-se em verdade!
Foi o que Jesualdo Ferreira, fez ontem na Luz! Contou tantas vezes uma mentira que os analistas desportivos e público em geral acreditaram. Mas vamos por partes.

Jesualdo surpreendeu com a equipa inicial, não tendo Mariano, lançou Fernando, passando o seu meio campo para losango, tirou Pedro Emanuel e deu mais velocidade ao eixo central de defesa com Rolando, trocou Benitez por Fuile.

Quique fez o que se suspeitava tirou Urreta e Amorim, lançou Di Maria e Reyes. O Argentino continua com os defeitos do passado (tempo de passe e a procura dos dribles para zonas interiores do campo onde existe mais gente e menores hipóteses de sucesso), o Espanhol demorou 30 minutos a entrar positivamente em jogo, perdendo inclusive infantilmente a bola que poderia ter dado o 2-0 ao Porto por Rodriguez. Depois foi acertando mais o seu jogo mas nunca foi um elemento muito desequilibrador.

Apesar disto tudo, o Benfica entrou melhor, pressionando mais e melhor, o Losango azul demorou a acertar, e o golo caído madrugador contribui fortemente para esse a acerto.
Na primeira vez que o Porto chega perto da área do Benfica, Katsouranis cometeu o erro que lhe marcou todo o jogo, penalty inútil e infantil sobre Lucho aos 10 minutos. Resultado 0-1 sem o Porto justificar.
O resto da 1ª parte foi o Benfica a tentar atacar uma vezes mais ordeiramente que outras, e o Porto a tentar controlar o jogo com bola.

Ao intervalo lia-se 3 oportunidades para o Porto 1 golo, 3 oportunidades para o Benfica 0 golos, era essa a diferença entre as duas equipas. Pensei para mim, não sei se o Benfica tinha azar por não ter conseguido chegar ao empate nas 3\4 oportunidades, ouse tinha tido sorte por não ter sofrido o 2º golo, nas duas que o Porto teve após o1º golo (Cristian e Lizandro)

2º Parte, Jesualdo trocou Tomas Costa por Guarin e o Porto manteve-se igual, tentava controlar o Benfica, com bola, com circulação de bola. Quique manteve o 11 e continuava a apostar na mobilidade de Aimar (estava bem no jogo) e nos esticões de Reyes e Di Maria. Até que aos 56 minutos, o improvável Yebda, explicou ao 6 e ao 20 como joga um extremo, fez um movimento de ruptura, cruza /chuta do vértice lateral esquerdo e Helton ao defender para a frente, põe a bola na cabeça de…..Cardozo, golo do empate e “Tacuara” explicou a presença do seu corpo estranho, lento e por vezes desengonçado na equipa encarnada. Não precisa de muitas tentativas para colocar a bola nas redes adversárias, aquela até era a 1º vez que atirava à baliza.

Voltava tudo à estaca 0, e toda a gente se preparava para cerca de 35 minutos de futebol equilibrado como estava a ser até ao momento, e pensava-se que substituições os treinadores ainda poderiam fazer. Mas Katsouranis (dia \ noite \ jogo não mesmo) decidiu fazer uma falta desnecessariamente dura no meio campo do Porto. Golpe duro na águia, e o alento do golo do empate caiu ali. Quique já tinha tirado Aimar por lesão (entrou Nuno Gomes) teve que tirar compreensivelmente Cardozo, para equilibrar o sector defensivo (entrou Sidnei), porque o a partir dali era obvia a aposta no contra ataque, Cardozo nãoé homem para essas correrias loucas, e ainda viu Leo sair por lesão (entrou Ruben Amorim) ou seja Quique flores não pode fazer nenhuma substituição táctica, foram todas forçadas.

Jesualdo fez o que qualquer treinador de distrital Faria, desfez o Losango, tirando Fernando por Hulk, e depois tardiamente lançou o velocista Candeias. Mas incompreensivelmente o Porto com mais uma unidade, não consegui sair do ritmo que imprimiu em todo o jogo, não consegui dar um ritmo maior ao jogo para dar o golpe final do Benfica, tendo-se resumido a 3 remates de fora da área ( Hulk e Candeias), pouco para quem jogou mais de 30 minutos com mais 1 homem.

Perante tudo isto digo que Jesualdo vendeu uma mentira aos jornalistas que a engoliram por inteiro e sem questionar, caindo ainda no ridículo (os Jornalistas) de criticar as opções (substituições) de Quique, durante o jogo. Jesualdo para mim não arriscou tudo o que poderia ter arriscado, nota disso o facto de ter acabado o jogo com os 4 defesas quando o Benfica já só atacava com Nuno Gomes.

Quanto à questão da quebra física dos jogadores do Benfica, a única injustificada será a de Yebda, Reyes não jogava tanto tempo seguido à longos meses, Di Maria no espaçode 2 semanas fez o seu sétimo jogo (se bem que nem sempre titular), Carlos Martins teve que durante quase 20 minutos correr por dois, devido à falência física do seu parceiro no centro do terreno.

Resultado acaba por ser justo, pelo equilíbrio entre as duas equipas enquanto este 11 contra 11, pela incapacidade Portista em acelerar jogo quando em vantagem numérica, pela forma como os jogadores do Benfica mesmo em inferioridade física, conseguiram manter a solidez defensiva.

Jesauldo apenas mostrou que ás vezes ás mentiras pegam….e passam a ser “a verdade da mentira”, resta-me saber e perguntar, se os adeptos azuis a brancos ficaram satisfeitos com o empate, e se engoliram as palavras do professor....?


sexta-feira, 29 de agosto de 2008

L`animale Suazo, onde joga Aimar e "asas" para Cardozo



Quando o Benfica convidou o Inter Milão para a 1ª Eusébio Cup nesta pré temporada, nunca pensou Rui Costa que esse jogo poderia ser importante para a contratação (empréstimo) de um jogador.

Para David Suazo ter conhecido e jogado alguns minutos, no estádio da LUZ nesse dia, com uma atmosfera contagiante, após ter visto voar sobre a sua cabeça a águia Vitória, deve ter-lhe levado a pensar que talvez não fosse um mau clube para se jogar, o que ele ainda não conhece, são os estádios do Trofense, Paços, Nacional, Estrela e Naval, que lhe irão certamente lembrar os (maus) estádios das suas longínquas Honduras!

Quique afirmou aquando da chegada de Reyes, que o espanhol era um jogador electrizante, se nos cingirmos apenas á velocidade, se Reyes é electrizante Suazo é supersónico e goleador!

O que representa a chegada deste avançado ao Benfica? Desde logo volta-se a colocar a questão de onde poderá jogar Aimar. Por enquanto, ainda ao lado ou atrás de Cardozo, mas após a integração a assimilação do Hondurenho, esse lugar poderá ser dele. Enquanto Carlos Martins estiver com a preponderância com que tem estado no meio campo, dificilmente sairá, e dificilmente acredito que Flores tente conciliar os dois (Martins e Aimar) lado a lado no meio campo, poderia desequilibrar fortemente a estrutura defensiva da equipa. Nas Alas á gente de sobra actualmente Reyes, Urreta, Balboa, Di Maria. Estou curioso de ver como vai resolver a equipa técnica do Benfica este saudável problema.

Onde cabe Cardozo nesta dinâmica que Quique pretende pôr na equipa?
O Paraguaio tem créditos firmados na luz e um cartão de visita de…..golos que é o que se pede a um ponta de lança. No entanto é pouco móvel e precisa de ser bem alimentado pela a equipa para poder facturar. È certo e sabido que os técnicos Espanhóis gostam de jogar com avançados móveis e versáteis, Suazo encaixa bem nesse estilo e Aimar não sendo de raiz faz o lugar, como tem feito.
Cardozo é importante na equipa, porque empresta-lhe qualidade de finalização, mas com a chegada de Suazo “Tacuara” deixa de ter o estatuto que detinha até ao momento.
O Benfica com Cardozo terá que ser uma equipa que o alimente, e para isso é necessário que as asas da aguia joguem bem abertas. Suazo é mais móvel mais rápido e procura mais jogo, é mais cúmplice com a equipa. Os dois juntos, podem ajudar em muitos jogos.

Nuno Gomes… tudo dependerá da resposta que as primeiras opções darão, mas caso as contratações correspondam, o papel importância do capitão, ficará resumido ao plano de balneário e fugazes aparições em determinados momentos.
Uma coisa é certa, Quique, tem nas mãos matéria ofensiva de fazer inveja….Aimar, Carlos Martins, Reyes, Di Maria, Suazo, Cardozo, Urreta e Balboa! Isso será problema?
O Hondurenho trás a experiencia de 9 anos de liga Italiana onde fez golos, principalmente no Cagliari, num campeonato onde existe a arte de defender bem. Essa experiencia poderá ser útil, aliada á competitividade que trás das terras transalpinas, poderá ser importante em jogos parecidos aos que o Benfica teve em Vila do Conde este fim de semana.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Frases marcantes do futebol que ficaram para a História...

o tema já não é novo e podem encontrar estas frases em diversos blogs e sites espalhados por este universo da internet.
Mas nunca é demais recordar momentos, frases que nos fazem rir.
Obrigado aos protagonistas....

“São frases inesquecíveis que ficam sempre na memória e cá vão algumas delas. Para começar tal poesia o primeiro "poeta do futebol" é o famoso comentador desportivo que entusiasmou milhares de pessoas com a sua forma majestosa de abordar cada jogo de futebol é ele o Senhor Gabriel Alves, que para ele falar de futebol é a oitava arte”

Gabriel Alves- Juskowiak a vantagem de ter duas pernas! - É um estádio bonito, moderno, arejado..."
- "A selecção não jogou nem bem nem mal, antes pelo contrario..."
- "Reparem como os jogadores do Bayern movimentam-se descrevendo figuras geométricas....O futebol é uma arte plástica.... "
- "Existem muitos jogadores alemães a jogarem no campeonato germânico"
- "Kenneth Anderson, 1 metro e 93 de golo..."
- Joao Pinto vai centrar para o meio da confusão... mas não está lá ninguém!
- Remate rasteiro a meia altura por cima da barra!!!
- E o jogador foi atingido por um objecto lançado provavelmente por algum telespectador.
- "...neste estádio OUVE-SE UM SILÊNCIO ENSURDECEDOR..."
- Fica na retina um cheiro de bom Futebol»
- "Giggs, um jogador que remata bem do meio-campo para a frente"
- "E aí está uma enorme cavalgada de Thuram... este homem é um leão"

num jogo de hóquei um jogador recebe a bola e passa-a:-"o jogador passou de uma função receptora para uma função emissora..."
-"Jardel.... um jogador com um tempo de salto de 70 centímetros...
"num jogo do mundial nos EUA(94):-"Humidade relativa muito superior a 100%
"no mesmo mundial num Suécia-Roménia:-"George Hagi, estratega da equipa... (pausa enorme)... Raducioiu (lido assim mesmo)... (nova pausa)... Já perdeu tempo de remate..., golo!"
-"Lá vai o rapidissimo Lentini."
-"O Benfica está a jogar num futebol de passe curto...(pausa)... e passe longo, consoante as ocasiões..."
- "Jean Pierre Papin, um jogador extremamente rápido, nada lento antes pelo contrário."
- "Faltam dois minutos para o final da partida. O árbitro olhou para o relógio, devendo faltar assim um minuto e...terminou o jogo com a vitória ...
"No mundial de Espanha:" ...e agora entram as danças sevilhanas da Catalunha..."
-" Romario... jogador baixo .. possante.. possuidor.. de um GRANDE... perdão!... de um BAIXO centro de gravidade pelo que RODA muito bem sobre si mesmo, e tem GRANDE estabilidade nas curvas...
"Referindo-se a Beckenbauer..."Brilhante libero... Um senhor futebol que fez parte da fabulosa selecção que foi campeã MUNDIAL da EUROPA em 1974...."


João Pinto ex-defesa do F.C.Porto- "Comigo, ou 'sem-migo', o Porto vai ser campeão!"
- Sim, estamos felizes porque estamos contentes
- "Não foi nada de especial, chutei com o pé que estava mais a mão!"
- "O meu coração só tem uma côr: azul e branco."
- "O meu clube estava a' beira do precipício, mas tomou a decisão correcta: Deu um passo em frente...."
(repórter):"prognósticos?"(João):"prognósticos só no fim do jogo.
"depois de um jogo com o boavista..."[O Rui Filipe] ...era um jogador com 'H' muito grande, e um homem com dois 'HH' muito grandes.
"(repórter):"joão, felicidades para o jogo!"(J.P.):"Obrigado, igualmente."No fim de um jogo...(repórter):"João, o que achou do jogo?"(J.P.):"Ah, eu não achei nada mas o Aloísio achou um pente no balneário."

Jardel
“Nestes jogos, sobe-me a NAFTALINA!...”
- " Clássico é clássico, e VICE-VERSA..."
- "O difícil, como vocês sabem, não é fácil"

Jaime Pacheco
"...Vamos jogar ao ataque, fechadinhos lá atrás..."
- "Jogar à defesa pode ser uma faca de dois legumes"
- "Querem fazer do Boavista um BODE RESPIRATÓRIO"


Pinto Costa
- "O Deco é invendável, inegociável e imprestável".
- "ele é sem dúvida o melhor guarda-redes do mundo e talvez da Europa"

Jorge Jesus
- o processo de NEUTRALIZAÇÃO do jogador pertence ao FORNO interno do clube.

Roger ex-jogador do Benfica
- Nem que eu tivesse dois pulmões eu alcançava essa bola.

Rui Barros ex-avançado do F.C. Porto
- "...Vou dar o meu melhor de mim."

Ricardo do Sporting
- Quando se leva um pontapé nas canelas ...dói mas não aleija.

Nuno Gomes
- "Nós somos humanos como as pessoas "

Derlei
- "Eu DISCONCORDO com o que você disse"

José Peseiro
- "não quero estar aqui a numerar nomes"

Barroso ex-jogador do Sporting de Braga
- "não deu para fazer mais, estou de caganeira!"

Nuno Luz reporter da SIC
- "Inácio fechou os olhos e olhou para o céu."

José Marinho jornalista da SporTV
- "Henry não é um homem...é uma manada

Djair ex-jogador do Belenenses, a quando chegou ao Restelo
- "Tenho o maior orgulho de jogar na terra onde Cristo nasceu".

Jorge Cadete(na altura no s.c.p)
:Portugal ganha 5-0 à Escócia e cadete sai lesionado:-"Então Cadete?Está magoado?"-"Não, não.Estou muito feliz.

Diamantino(ex jogador do S.L.B):
-"Estamos a jogar bem, conseguimos marcar o 1.0 . Na segunda parte iremos trabalhar para marcar o segundo 0.

"Paulo Frute(após sair do atlético para a reggiana)
"A minha vida transformou-se completamente, deu uma volta de 360º."

Não foi o sr.Gabriel mas podia ter sido:
-"Lá vai Paneira no seu estilo inconfundível... (pausa) mas não, é Veloso!"
-"...Dos jogadores que estão a aquecer, Hélder foi o que já tirou os calções.
"(Ouve-se Costinha, com a bola na mão, dizer: "Pró car...!"):(comentador):- "Muito bem, Costinha a incentivar os companheiros, a mandá-los para a frente!"
"e segue com a bola bem controlada,e.... Ai está!! Um espetacular e INESPERADO remate á baliza contrária, um tanto ao quanto DENUNCIADO..."
(a propósito de J.Costa, suplente num Jogo do FCP): "....E Jorge Costa já fez tantos exercícios de aquecimento, que está a ferver!!"
- "O jogador do Belmonte vai tomar banho antecipadamente mais cedo"
- "E agora o jogador a ser ensalsichado..."
-"Parece penalti.... É penalti .... Penalti nítido"
(após o jogo que consagrava o FC Porto,como campeão nacional, e no momento em que passava uma fanfarra de Bombeiros, ouve-se o seguinte comentário):
"Aqui um rancho folclórico a juntar-se às festividades do FCP..."
-"Tratou-se de um jogo, incolor, insípido e inodoro..."
-"...Eh! Amaral...a vantagem de ter um olho para cada lado!..."(Amaral era estrábico)
-"...Estou em crer que os italianos estão a jogar na vertical de trás para a frente e de frente para trás..."
-"...Neste momento está a chover muitíssimo, e agora chove muitíssimo mais..."
-"Que GRANDE GOLO, o publico REJUBILA, o publico CANTA... Que maravilhoso espectáculo... Podem-me acusar de ser um PATRIOTEIRO barato, mas eu estou-me MARINBANDO!...
"Num jogo do barça:-"Neste momento, o BARCELINA joga num estilo mais defensivo, tendo como elemento mais recuado o brasileiro ABILARDO... perdão, Abelardo...
"Antes dum Barça-Real:"Em perspectiva um grande espectáculo de futebol, com aqueles que são os dois porta-aviões do futebol espanhol..."

Jogo de Puta Madre na pedreira Bracarense


Grande jogo em perspectiva no municipal da cidade dos Arcebispos, Braga de Jorge Jesus aquele da celebre frase “o processo de NEUTRALIZAÇÃO do jogador pertence ao FORNO interno do clube”, que construiu uma equipa muito interessante. Veremos que capacidade terá para aguentar a pressão de ter que triunfar.

Eduardo é certamente o titular da baliza, e se fizer a época que fez em Setúbal, Jesus está descansado, Rodriguez o patrão de todo o sector defensivo, onde existem varias soluções para os restantes lugares, João Pereira , Evaldo, Frechaut, Andrá Leone.
Meio campo que poderá alternar rapidamente entre o Losango ou apenas com 3 homens, passando assim a equipa a jogar em 4*3*3, fruto da capacidade dos seus jogadores do meio campo ataque em fazerem varias posições no campo. Luís Aguiar tem sido a figura central de ambos os esquemas tácticos, na 1º jornada foi acompanhado por César Peixoto, Vandinho (Frechaut depois quando Vandinho saiu lesionado passou para o meio campo) e Alan. Alan que quando Meyong cai na esquerda, assume o corredor direito passando a equipa a atacar em 4*3* 3.
Há ainda Jorginho e Andrés Madrid, de fora por enquanto!

È esta dinâmica e mobilidade táctica que o Sporting irá encontrar na próxima 2ª feira na “Pedreira” Bracarense. Paulo Bento não deverá fugir muito ao que a equipa apresentou frente ao Trofense. Veremos como Soluciona A ausência de Polga, comandante de todo o sector defensivo. Caneira deverá ser o escolhido para a posição, mas poderá não ter rotina com Tonel.

Um facto é certo e Bento sabe-o de antemão, não terá as mesmas facilidades que o Trofense inocentemente e infantilmente concedeu.

Jogo de Puta Madre….

terça-feira, 26 de agosto de 2008

É um Lucho ter Di Maria e Reyes acompanhado de Cebola, assim é fácil Aimar o Futebol


Benfica Porto, só o facto destas duas equipas se encontrarem, seja em que desporto for, é motivo para mover multidões, para despertar paixões, para mexer com as emoções.

O que esperar deste jogo logo á 2ª jornada e já com o Benfica atrás dos azuis e brancos, fruto da infeliz escorregadela em Vila do Conde?
Podemos esperar duas equipas que vão querer mandar no jogo, que vão querer ter mais bola que o adversário, para poder transformar essa quantidade em qualidade.

Benfica:
Benfica é pelos dias de hoje uma equipa com uma qualidade individual, provavelmente um pouco acima dos seus opositores, está é em mais um processo de construção de equipa, em mais um processo de assimilação das ideias do treinador, e de conhecimento entre jogadores!
Quique já deu mostras de querer uma equipa a defender de forma diferente da que a equipa defendia na época passada, uma pressão mais alta, onde os avançados são os primeiros defesas, e onde a linha de quatro defesas joga com cerca de 30 / 40 metros nas suas costas, tendo á sua frente dos médios centrais (Carlos Martins e Yebda) para manterem os equilíbrios defensivos e ofensivos.
Onde joga ou qual a melhor posição para Aimar nesta equipa é outras das questões levantadas, se em apoio directo a Cardozo se mais recuado e na zona central ou ainda descaído numa das faixas?
Onde quer que este Argentino jogue, terá que perceber rapidamente que o que se passou em Vila do Conde, será o que irá encontrar quase todos os fins de semana, pouco espaço, marcações apertadas, de onde terá que sair, pensando e executando rápido.
Penso que se não chegar o tal desejado avançado será por terrenos mais próximos da baliza que o 10 se moverá, depois de adaptado ao futebol lusitano certamente melhorará a sua qualidade de jogo perto da baliza.
Quique dorme sempre tranquilamente pelas opções que tem para quase todos os sectores do campo, mas é nas alas, que o Espanhol mais apostou, tendo Balboa (velocidade e cruzamento), Urreta (velocidade, faltando-lhe definir melhor o ultimo passe), Reyes (técnica, velocidade e remate, o mais conceituado e completo de todos) Di Maria (apresenta as mesmas qualidades e defeitos que Urreta, mas vem com a moral em alta pelas exibições e titulo olímpico) e Ruben Amorim, que não sendo um ala / extremo de raiz tem jogado por ali, não tendo estado mal.
Tendo alas tão rápidos é normal que o Benfica tenha a preocupação de os alimentar constantemente para assim tentar desequilibrar a defesa Portista, sabendo, que quando o gaz de uns se acabar haverá mais dois semelhantes para entrar, não baixando assim o ritmo.
Portanto a grande duvida que Quique Flores será com toda a certeza, quem apostar de inicio para as alas, sendo que acredito que um dos dois que começou em Vila do Conde comece o jogo no banco. Apesar do golo neste fim de semana de Nuno Gomes, Cardozo será o
titular .

Porto
Na minha opinião, e é apenas a minha opinião, Jesuldo não prepara bem jogos com um grau de dificuldade maior. Não estou com esta afirmação a dizer que o Porto não tenha possibilidades de ganhar na luz, estou apenas a dizer que não gosto da forma como o professor prepara psicologicamente e tacticamente para estes jogos. Talvez por isso não consiga bater por exemplo Paulo Bento, ou tenha caído da forma como caiu na época passada na liga dos campeões.

O Porto deste ano, apesar de ter mantido parte da sua base da época transacta, é uma equipa que terá que necessariamente encontrar algumas novas rotinas de jogo, devido ao facto de ter perdido Paulo Assunção, elemento que era o farol posicional da equipa em termos defensivos e ofensivos, deixando para Lucho a parte organizativa e de gestão dos rimos da equipa, tendo ambos Raul Meireles como escudeiros!
Ora Assunção como é sabido já não mora no dragão, e é ai a primeira dúvida de Jesualdo, optar entre Tomás Costa e Guarín, qual dos dois se encaixa melhor, com Tomás Costa, Meireles perde amplitude de movimentos porque joga á frente da defesa, com Guarin, o meio campo joga mais aberto, porque não é tão posicional como é P. Assunção.
O Eixo central da defesa do Porto manteve-se Pedro Emanuel, Bruno Alves e Helton, mas nas laterais já não há Bosingwa e Fucile não tem sido 1ª opção para a esquerda. Sapunaru veio para a direita, tem um razoável pé direito, mas ainda não carrilha jogo (e não sei se alguma vez o fará) como o actual defesa direito do Chelsea, e Benitez ainda não convenceu á esquerda (dito pelos próprios colegas, basta recordar C. Rodriguez após a derrota frente ao Sporting, quando afirmou com todas as letras que tinha faltado….Fucile!).
Mariano Gonzalez foi quase um patinho feio na época transacta, poucas oportunidades teve de jogar regularmente, Tarik, Quaresma e até Lisandro eram as opções para as alas.
Este época Mariano ganhou ou está a ganhar uma nova vida na onze base do Porto, aproveitando a novela da saída ou não de Quaresma e a lesão de Tarik, aproveitar a pré época para vincar a sua possível influencia no esquema base da equipa, podendo vir a tornar-se num caso semelhante ao de Lisandro.
Por falar em Lisandro jogue onde jogar é sempre um perigo á solta, ainda não calibrou a pontaria como a época transacta, mas disputa cada bola com uma vontade incrível de a ganhar, tal como Cristian Rodriguez, para o qual os adeptos encarnados terão como é obvio uma recepção hostil bem preparada.

Quaresma é certo e sabido que está de malas aviadas, não será mais uma vez opção, mas Hulk (avançado que joga de olhos postos na baliza e que chuta de qualquer lado) e Farias poderão ser opções não para o 11 mas para dar poder de fogo a equipa caso seja necessário.


As duas equipa apresentarão formas geométricas diferentes á frente das linhas de quatro defesas, o Benfica com o 4*4*2 clássico, que se pode transformar rapidamente nas transições em 4*2*3*1, o Porto em 4*3*3. Lucho será o homem chave de todo o Porto, mas as mudanças de velocidade e movimentações de “Cebola” e Lisandro são de ter em conta sempre, caso o colectivo não funcione. Carlos Martins tem sido pelos dias de hoje um elemento fulcral no futebol encarnado, e da sua saída a equipa ressentiu-se com o Rio Ave, mas se o Benfica quiser ganhar o jogo, é nas alas que terá que desequilibrar!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Memórias - Gianluca Vialli - uma vida dedicada ao golo

Este fim de semana estava a decorrer o intervalo do jogo do Chelsea, quando a fantástica realização da premier league, resolveu passar breves imagens dos últimos 10 anos da história do clube Londrino, várias foram as figuras que surgiam, mas uma despertou-me mais atenção e claro saudade.

Tive a oportunidade de vê-lo jogar ao vivo no antigo estádio da luz, enquadrado numa super Juventus, onde coabitavam Roberto Baggio, Ravanelli e o senhor de que vos falo na frente de ataque, Koller (Central alemão) e mais um ou outro nome que agora não me recordo.

Gianluca Vialli era um ponta de lança que consegui aliar várias qualidades num jogador só. Rapidez quanto baste, técnica quanto baste, qualidade de passe, um muito bom jogo de cabeça, qualidade de finalização e garra.

Apareceu numa Sampdória que foi campeã com ele e Mancini (sim o que era treinador do Inter), formando uma dupla mortífera, nas costas jogam um inglês que poucos se lembram David Platt e, Lombardo e Cerezo. Partiu para Turim onde encontrou Baggio como parceiro ideal, Acabou em Stamford Bridge sendo mais tarde treinador dos Blues.

Para aqueles que não viram esta “pequena” maquina de fazer golos, deixo-vos estes dois vídeos, que graças a esse verdadeira caixa de recordações que é o Youtube, podemos rever.



soltas do fim de semana


Deliciei-me a ver o Inter Roma da final da supertaça de Itália, Tácticas ao rubro, técnica a montes, emoção até ao fim, decisão nos penaltys. Tal como disse o treinador que acabou por sair vencedor “ambas as equipas mostraram que é possível jogar bom futebol em Itália”. Primeira parte de domínio do Inter onde a Roma não conseguia esticar o seu futebol, Muntari á frente do duplo pivot Stankovic e Zanneti, encurtavam o espaço e com a ajuda dos 3 da frente pressionavam e recuperavam logo á saída de bola da Roma. Segundo tempo diferente, A Roma consegui unir mais a equipa, melhorou a circulação de bola, e começou a jogar mais e melhor no meio campo do inter. 2 – 2 os fim dos 90. Prolongamento, e na loteria dos penaltys, Júlio César decidiu. Special One já sorri.

Deco afirmou quando assinou pelo Chelsea que o Barcelona o tinha vendido a preço de saldo. Rapidamente mostra em Inglaterra que é dos melhores jogadores do mundo naquela posição. Lampard e Ballack são agora meros escudeiros do 20. Para Scolari já não é só a nossa senhora do Caravaggio, começa a ter uma especial devoção por São Deco.

È triste ver o Liverpool jogar na liga Inglesa! Equipa sem dinâmica, sem velocidade, facilmente amarrada, pelos seus adversários. Foi assim frente ao Sunderland (semana passada) e Middlesbrough este fim de semana. A equipa procura os seus avançados muito pelo ar.
Mas o facto é que em dois jogos têm duas vitorias caídas quase do céu, 1-0 ao minuto 83 e 2-1 já nos descontos e depois de estarem a perder 0-1 a 5 minutos do fim. Quem disse que o querer não ganha jogos, á falta de um conjunto, o querer ganhar é o mais importante, e Gerrard quer sempre ganhar!


Real Madrid 4-2 ao Valencia com menos 2 elementos em campo! Não vi o jogo mas só por isso deve ter sido uma exibição fantásticas dos "blancos"

1º jornada liga sagres

Sporting Trofense. Bom jogo para o Sporting abrir a liga deste ano, em casa, com uma equipa que desde cedo mostrou debilidades! Acabaram com 10 porque Polga quis arriscar um carrinho desnecessário quando o avançado se isolava. penalty mal assinalado.



Porto Belenenses, não foi um grande jogo o dos azuis e brancos, muita sorte na forma como surge o 1º golo. Este Belenenses precisa de trabalhar muito para atingir os níveis de outras épocas. A minha dúvida é se lá conseguiram chegar!



Benfica Rio Ave. A felicidade que o Porto teve na obtenção do 1º golo, faltou ao Benfica em Vila do Conde. Foi talvez o melhor jogo desta primeira jornada, O Benfica teve que reagir a varias contrariedades, oportunidades falhadas, lesão de Carlos Martins, e golo do Rio Ave. Acabaram por reagir sempre, faltou um pouco mais de felicidade. Bom jogo do Rio Ave, não se limitaram a defender.

sábado, 16 de agosto de 2008

Futebol a serio...finalmente

Depois de ontem ter assistido a um Benfica frente a um desfalcadissimo Inter de Milão, boa lição táctica do Inter de como jogar nas costas de uma defesa subida, e um bom Benfica a alimentar o sonho dos encarnados, valores individuais, começa a ter valor colectivo, reforçando o que escrevi recentemente sobre aquela que considero a melhor contratação encarnada…O TREINADOR…

Dizia que depois de ter assistido a esse bom jogo de pré época, vou assistir a final da super taça Porto vs Sporting.
Porto sem Quaresma, mas com super Rodriguez e delicioso Lucho, equipa rotinada com alguns reforços que apartir de hoje terão que dizer que são mesmo reforços Sapunaru e Guarin principalmente. Jesulado deverá estar recordado da ultima vez que inventou, final da taça de Portugal ao deixar Bosingwa de fora, a equipa recentiu-se e com Quaresma bem amarrado, não teve mais ninguém que carrilha-se o jogo pelas alas. Portanto duvido que o professor volte a inventar, e fuja do 4*3*3, com Cristian Rodriguez, Lisandro e provavelmente Farias em cunha entre os centrais leoninos.

Paulo Bento derivou entre o meio campo em linha ou losango durante a pré época. O esquema dos últimos anos parece ter levado vantagem e deverá ser essa forma geométrica que o meio campo leonino deverá apresentar no estádio do Algarve.
Miguel Veloso Poderá voltar hoje à sua posição no vértice defensivo, a sua maior experiência deverá relegar Adrien Silva para o banco. Rochemback e Moutinho estarão no meio campo leonino sendo um deles responsável por fazer o vértice direito, sobrando a 4 vaga do meio campo para Romagnoli. Izmailov, deverá começar de fora mas certamente será arma a utilizar. Seria engraçado Bento apostar em Postiga de inicio hoje, tentando aproveitar o factor motivação, por estar a defrontar a sua ex - equipa, será entre ele a Djaló a opção para fazer companhia Derlei, esse com lugar certo.

Ou seja Bento tem mais margem de manobra para surpresas que Jesualdo. Espero que seja um jogo como diriam as antigas Doces “bem bom”….

domingo, 10 de agosto de 2008

Benfica – nova forma de defender


No passado recente os treinadores do Benfica optaram por esquemas defensivos de pressão baixa, com os centrais muito encostados á grande área, dando muito espaço a meio campo.
Quique tenta mudar isso, pedindo aos seus avançados para serem os seus primeiros defesas, e desenhando um rectângulo com 8 dos seus 10 jogadores de campo, que pressiona alto e tentando não deixar jogar dentro desse rectângulo através dos seus 2 médios centrais, com a preciosa ajuda de um dos avançados. È um rectângulo que tem como 1º objectivo fechar os caminhos para a baliza e depois á medida que vai apertando o adversário o leva a perder a bola.
A equipa defende como um bloco que ocupa cerca de 20 metros de cumprimento por 30 de largo, curta e toda junta, porém são necessários defesas centrais capazes de jogar um contra contra um e tendo a velocidade como uma das características. Dos potenciais titulares Luisão é o que menos se sentirá á vontade para este tipo de jogo, por isso terá que compensar com sentido posicional e jogando em antecipação, o que faz e muito bem o Grego Katsouranis quando joga a central. David Luiz (quando recuperar) e Sidnei são certamente mais rápidos, que os dois por agora titulares nessas funções.
Dentro do tal rectângulo os médios centrais, dividem-no em dois e com a ajuda de um dos avançados pressionam o adversário cada vez que ele tenta jogar dentro dele. Normalmente o que acontece é o adversário lateralizar o jogo, é ai que entra o trabalho dos médios laterais e mais uma vez dos avançados, que fazem pressão sobre o lateral tentando recuperar a bola.Quique percebeu que antes da equipa chegar correctamente ao golo, teria que saber defender em equipa. E isso já se notou em Guimarães e com os Holandeses do Feyenoord.


terça-feira, 5 de agosto de 2008

O Porquê das clausulas de rescisão?

As clausulas de rescisão foi uma moda que surgiu á menos de uma década, no futebol, numa tentativa dos clubes em assegurar os seus jogadores, como que dizendo, O “Manuel das Coves” vale tanto, e quem o quiser levar terá que pagar x euros por ele!
Apesar desta moda, das clausulas de rescisão, apenas me lembro de duas que tenham sido aplicadas ao seu real valor, a transferência conflituosa de Figo do Barcelona para o Real (60 milhões de euros) e a da Zidane de Juventus também para o “Blancos” de Madrid.

Isto tudo para dizer que não entendo o porque dos clubes porem valores irreais nas clausulas de rescisão dos contratos ou para quê cria-las nos contratos se posteriormente acabam por os vender abaixo do valor que estão escritos, após longas e duras maratonas negociais.

È fácil escrever num contrato que o Miguel Veloso ou o João Moutinho valem 25 ou 30 milhões, é fácil fazer o mesmo em relação a Quaresma (40 Milhões), assim como foi fácil por o tecto de Simão a 25 Milhões.

Não deveriam os contratos assinados, que contem o números de anos que aquele contrato é valido chegar para não existirem clausulas de rescisão? Como pode uma entidade patronal (clube), estar a contratar um funcionário (jogador) que já está a pensar em sair?

Uma coisa é certa, quando os “Tubarões” da bola querem mesmo um jogador, não é o valor das clausulas que os vão assustar, porque de uma forma ou de outra, com mais ou menos conversa, eles acabam por levar os jogadores pelos valores reais de cada um!

Cada vez entendo menos o porquê da existência das clausulas de rescisão, mas isso sou eu que nasci na altura em que os jogadores jogavam ás vezes uma década nos seus clubes, e procuravam honrar os seus contratos, normalmente seguindo sempre a vontade dos clubes e dos adeptos que os queriam manter, não forçando saídas, através desta ou daquele atitude, ai tiro o meu chapéu a Quaresma, já todos percebemos que quer sair, que quer voltar a tentar a sua sorte num clube grande europeu, mas não tem agitado muitas aguas pelo dragão….porque sabe que se o Inter o quiser mesmo, saberá negociar com a administração azul e branca para pagar abaixo dos 40 milhões…

sábado, 2 de agosto de 2008

Dias Ferreira

Parece estar na génese da família Ferreira dizer coisas completamente contrárias àquelas que anteriormente praticaram.
Foi com algum espanto que, para os sportinguistas, João Moutinho disse que queria sair... A meu ver, hoje em dia, não há amor à camisola (salvo raras excepções). Para mais de um jogador que afirmou peremptoriamente que festejou os 3-6.
É legitimo ele querer sair, mas eticamente fica mal... Afinal pode ganhar mais!
Fica mal para os adeptos do seu clube, e nomeadamente para um senhor de memória curta: Dias Ferreira.
Esse tal senhor, advogado e comentador, afirmou que João Moutinho não era menos homem agora do que há um ano atrás, quando renovou. E que ele tinha mais era que cumprir o contrato que o ligava ao Sporting.
Há três anos Miguel saiu do Benfica para o Valência. Quis sair a mal. Tinha, na altura, nas suas costas o seu advogado, o mesmo que agora acha mal o João Moutinho falar... Na altura os benfiquistas também se sentiram "traídos". Ainda por cima sabendo das ligações desse dito advogado ao clube sito no Campo Grande. Para ele, o que há três anos era legítimo é agora uma "pequena traição".
Sabemos que na altura Miguel alegou que o contrato não era válido e que agora João Moutinho tem um contrato válido com o Sporting...
E por que razão não confrontam, os jornalistas, Dias Ferreira com a semelhança dos casos?!
O jornalismo em Portugal já conheceu melhores dias...
Prova disso é a irmã deste senhor (Manuela Ferreira Leite) que, enquanto Ministra das Finanças e correndo o risco de deixar o défice do país em quase 5%, alienou grande parte do património do Estado para "se orientar". Agora critica o Governo no poder. E haver quem a confronte com o passado?!


E haver quem abra os olhos à gente desta família?!


Politiquices à parte, é caso para dizer
Faz o que eu digo, não faças o que eu faço!



Este post é um mero artigo que expressa uma opinião pessoal.