sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Memórias - força Fenómeno, busca o teu sonho!

Lembro de quando vi pela primeira vez jogar Ronaldo Luiz Nazario de Lima! Pareceu-me um jovem rápido, de boa estatura para a idade (17 anos), drible curto e finalização fácil. Mas num campeonato de baixa qualidade como o Brasileiro e num pais como o Brasil onde todas as semanas clubes e impressão tentam fabricar novos craques, fez-me deixar um grande ponto de interrogação, e a certeza que voltaria a observar com mais atenção o Jovem Ronaldo. Estamos a falar do ano de 1994, ano em que Ronaldo apareceu no Cruzeiro de Belo Horizonte, vindo da chamada “Toca da Raposa”, escola de formação do Cruzeiro!

Hoje 14 anos depois infelizmente talvez tenhamos assistido ao fim precoce daquele que ficará na História do Futebol Mundial, como o cognome de Fenómeno! Ronaldo “O Fenómeno” ganha este “apelido” após o seu ingresso no Inter. PSV, na Holanda esteve duas épocas após ter deixado o Cruzeiro. Parecia uma forca da natureza, quando vestiu a camisola do Barcelona, que ninguém conseguia parar, força, velocidade, técnica, golos atrás de golos, transferência para o Inter de Milan. Para trás já tinha ficado o titulo de campeão do mundo de selecções (mesmo não tendo saído do banco), e o prémio de melhor jogador do Mundo, preparando-se para arrebatar o 2º. A quando da sua chegada a Milan, Ronaldo já era um jogador consagrado, e os Italianos rapidamente o baptizaram de Fenómeno! 2000 marca o Inicio de uma primeira grande dificuldade para Ronaldo, rotura total dos ligamentos do joelho, e um ano parado. Voltando mais pesado, mas conseguindo ser convocado por Scolari (que deixou Romário de fora) para o mundial 2002. Brasil foi campeão, e Ronaldo foi ser “Galáctico”, junto de Figo, Zidane. Onde foi jogando e marcando, mas já não era o Ronaldo “Fenómeno”, fazia parte dos Galácticos mas já não era fenomenal. Joga agora mais posicional, junto a área, já não tem a mesma capacidade de explosão que o caracterizava, perdeu parte dela com o aumento de volume, mas mantém aquilo que é fulcral num avançado, qualidade de finalização! Continua mortífero dentro da área!




Itália será sempre um País agri – doce para o Brasileiro, se por um lado teve o prazer de jogar em dois dos maiores clubes de Mião e de Itália, e ganhar alguns títulos, em ambos sofreu lesões graves nos seus joelho, agora em Milan (onde está desde 2006/07), prepara-se para sofrer o mesmo pesadelo que o afectou no Inter, uma longa e dura recuperação. O adeptos de futebol perguntam se será só azar, ou sequelas de uma rapidíssima transformação física aquando da sua juventude!?
Ronaldo apaixonou o mundo, todos nós estivemos enamorados pelas suas arrancadas, pelas suas finalizações, pela forma como se parecia com uma montanha em movimento, mas uma montanha elegante, fina, com classe.
Ontem ao ver as imagens de Ronaldo numa viatura deitado, consciente de que aquele, era o inicio de um caminho que ele já uma vez tinha feito, de uma dor que já tinha sentido, ao vê-lo quis acreditar que um dia irá cumprir o um dos seus desejos / sonhos, jogar e acabar a sua carreira a jogar no Clube de Regatas do Flamengo. Sonha Ronaldo, sonha! Só assim poderás ter força para voltar, mesmo que não sejas Fenómeno, mas apenas e só Ronaldo Luiz Nazario de Lima!


Um comentário:

maço disse...

para mim será sempre o fenómeno!!!