quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

01/02/03 de Fevereiro

Por cá….

Não sei se Jesualdo leu o meu texto ou se decidiu arriscar por o Leiria ser uma equipa mais fraca, que lhe dava tempo e espaço para manobras tácticas mais arriscadas. Mas o certo é que ele entrou com a equipa que na minha opinião devia ter entrado em Alvalade, com o esquema que devia ter utilizado em Alvalade (comentário ao post do Vegas S.C.P vs F.C.P.) e ao intervalo já vencia por 3-0!Com os Homens que utilizou, pode sempre mesclar entre o esquema habitual o 4*4*3 e o 4*4*2, ajudando assim a confundir a defesa do Leiria. Às vezes a maior virtude que um treinador pode ter é não inventar, ou inventar sem alterar muitas da dinâmicas da equipa. Contra o Leiria mexeu só num jogador em relação aos que jogaram contra o Sporting, mas toda a dinâmica pelas características do jogador que entrou são invariavelmente diferentes.
Farias começa a tornar-se num caso sério de qualidade de finalização. E Agora volta Tarik, que estava bem quando foi para o CAN, boa dor de cabeça para Jesuldo.

Pelos dias de hoje todas as equipas que jogam contra o Benfica, se observarem e estudarem bem os encarnados, facilmente percebem que o lado direito da defesa benfiquista, sempre que joga Luis Filipe, é a mais débil posição do sector mais recuado. O ano passado também o foi, mas isso devido ao relaxamento de Nelson, por não ter concorrência no lugar. Este joga agora á esquerda, devida á lesão lombar de Léo!
Camacho também já percebeu isso (fragilidade do lado direito defensivo), por isso sempre que joga Luis Filipe naquela posição, Maxi Pereira é o médio que joga á sua frente, que como já deu para perceber, defende melhor que ataca, acabando por p Benfica jogar com dois laterais direitos, que pouco ou nada desequilibram por aquele lado.
Isto para introduzir o jogo Benfica vs Nacional, e a forma como Jokanovic construí um autêntico triangulo das Bermudas a estes dois no passado sábado. Alonso (bom lateral esquerdo), Juliano (que pés de veludo e fácil tratar de bola) e Fábio Coentrão (jogar com uma camisola mais leve ajuda muito) fizeram o que bem entenderam por aquele corredor, em constantes tabelas e acelerações, já que Filipe e Maxi, pouco ou nenhum apoio tinha do Petit (péssimo momento de forma) e Katsouranis. Começou ai, nesse trio do nacional e na forma como trataram a bola e a retiraram do Benfica, o empate que os nacionalista conseguiram na Luz. Benfica só consegue criar algo, na base do desespero, mais uma vez volto a dizer, Comprar pontas de lança e não ter ninguém que lá faça chegar a bola!? Assim é complicado.

Jorge Jesus, já tem alguns anos de relvados, e alguma experiência em termos de competições nacionais. Confesso que fiquei surpreso quando vi o Belenenses a jogar num esquema de 3*5*2 que facilmente se transformava num 4*1*4*1 caso fosse preciso. Sabendo que o Sporting se apresentaria em losango, a maior preocupação era não deixar os avançados do Sporting ter bola, não serem alimentados pelos médios leoninos, Jesus também sabia que o futebol do Sporting pouco ou nada tem sido jogado pelas alas. Então tratou de jogar com 3 centrais e libertar nas alas Rodrigo Alvim e Mano, Ruben Amorim foi o trinco e claro deixou Silas e Zé Pedro marcarem os rimos da equipa. O Belenenses controlou sempre o jogo, mais ainda quando se vu em vantagem, com mais um belo golo do “Mário Kempes” do futebol português José Pedro. Vitória contra o Porto foi um engano.

As equipas de Carvalhal primam por cair nas segundas voltas, tem sido quase sempre assim! Será que esta derrota em casa dos Sadinos é motivo para preocupar! È certo que perderam pecas importantes, mas……

Boavista vs Paços de Ferreira, 7 golos!??? Haja Futebol…de vez em quando!

Por lá
Espanha o Real caiu, e o Barcelona ganhou a acabar, nunca vi o Nou Camp a desejar tanto o final de um jogo! Mesmo assim ainda são 6 pontos de vantagem dos “blancos”.
A Europa está ao rubro, Espanhol, Villareal e Atletico á cabeça!

Itália
Por incrível que pareça o jogo grande era a deslocação do Milan a Florença , para disputra a partida entre o 4º e o 5º, vitória dos rossoneros que agora começam a acreditar que podem conseguir o acesso directo á liga dos campeões. Inter volta aproveitar erros de Roma (derrota 3-0) e Juve (empate 1-1), por lá tal como por cá, poderiam começar já nova época desportiva.

Inglaterra
Entre o 1º Arsenal e o 3º Chelsea 6 pontos apenas os separam. Quem pensou que o Chelsea cairia com a saída de José, estava enganado. Empate em Portsmouth, mas o United fez o mesmo resultado em Tottenham.
Ao rubro também a luta pelo 4º lugar entre os rivais de Liverpool, o Everton leva 2 pontinhos de avanço, mas o Liverpool de orgulho ferido quer mais.

Nenhum comentário: