sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Mercado de Inverno


Sinceramente o mercado de Inverno acabou por ser aquilo que já se esperava, tirando aquela que para mim foi a maior desilusão (pelo que foi anunciado pelos seus responsáveis, antes da abertura desse “mercado”) deste período, o Benfica, é para mim o grande derrotado deste Período de contratações, isto porque já se esperava que por Alvalade não surgissem grandes surpresas e que o FC Porto apenas fizesse um ou outro reajuste no seu plantel, já que para a competição interna o que tem, vai chegando e sobrando!
De resto o normal, a chegada de muitos jogadores de qualidade duvidosa, empréstimos (por parte dos grandes), e regressos aos clubes de origem.

Porto, tal como previsto, nada de muitas novidades, o regresso de Hélder Barbosa para fazer concorrência continuar a sua evolução e preparar uma possível saída de Quaresma e retirar ainda mais espaço de manobra a Mariano e a contratação de Rabiola ao Guimarães também numa perspectiva de futuro. Das saídas Postiga é obviamente a mais sonante, jogar para estar no europeu é prioridade, Scolari (sobre Scolari deixo o Maço falar) terá a palavra sobre o seu caso.

Benfica, como referi em cima é para mim o grande derrotado deste período de contratações. As palavras dos seus dirigentes antes deste período davam a entender, mais esforço financeiro para adquiri jogadores de qualidade média alta. Dessa qualidade acabou apenas e só por aterrar na luz Makukula, os restantes, Fellipe Bastos (Botafogo), Sepsi (Gloria Bistrica) e Halliche (Nahd) (entretanto emprestado ao Nacional), todos jovens com palavras ambiciosas, mas dificilmente serão reforços para o resto da época. Esta situação poderá ser sinal de duas coisas, ou o Benfica não sabe ainda se Camacho continua na próxima época e não quiz estar a investir, para depois vir outro treinador com outras ideias ou a capacidade negocial (financeira) do SLB, não é assim tão grande como os seus dirigentes querem fazer crer. Nomes sonantes foram muitos em cima de mesa, mas (alguns felizmente) rumaram sempre para outros lados.
Saídas muitas e esperadas, um para poderem evoluir, outros para não mais voltarem, aliás veremos quantos dos que foram emprestados, algum dia voltarão á Luz!? Não chega comprar um bom avançado, quando não há ninguém (ou quase) que lhe faça chegar a bola. Organizador de jogo precisa-se!

Sporting. Nada de surpresas, o que não foi surpresa. A SAD Leonina afirmou que tinha entre 2 a 4 milhões de euros para comprar jogadores pouco, pouquíssimo para o estado actual do preços praticados na modalidade. Rodrigo Tiuí (Fluminense) foi o único comprado, e não vou reproduzir o comentário que um conhecido meu, brasileiro fez quando lhe perguntei por Tiuí. Mas vamos dar o beneficio da duvida. Grimi (AC Milan) chega emprestado para a o lugar da defesa que mais problemas tem dado, a lateral esquerda, jovem mas com alguma experiência de um campeonato como o Italiano, Vamos ver a adaptação e o tempo que esta poderá levar. È normal que Bento diga que está cansado, não se pode exigir, quando a qualidade é diminuta.
Paredes á muito que era problema no plantel, deixou de o ser.


Do resto do clubes destaca-se o Belenenses que fez Jankauskas (Aek Larnaca) , voltar a Portugal e certamente trás mais experiência e outro tipo de soluções ao ataque da cruz de Cristo, Luis Loureiro (Anorthosis), que vai para o Boavista.

Quanto ás perdas, Marítimo que perde Kanu (Ankaraguçu) e Makukula (Benfica), vê o seu treinador ser obrigado a reformuar um pouco o seu ataque. Desse mesmo problema sofrerá o Setúbal que vê sair Matheus (Sp. Braga) e Edinho (Aek Atenas) , que no Sado eram sinonimo de golos e assistências


Mercado de Inverno Europa (as mais sonantes)
Em Espanha talvez a entrada mais sonante seja a de Wilhelmsson ex – Bolton, este extremo continua a ser uma eterna promessa adiada no futebol, mundial, mais encaixaria que nem uma luva nas alas de qualquer dos grandes de Portugal!
Em Itália Maniche ex - Atletico Madrid reforçou o meio campo do Inter, vamos ver se consegue impor-se para poder marcar presença no euro 2008, Sissoko, possante médio ex- Liverpool, foi para a juventus, poderá ser importante num campeonato como o italiano, Pato finalmente começou a jogar e marcar pelo Milan, mas a transferência que mais me surpreendeu foi o regresso de Lucarelli ao seu pais, para defender as cores do Parma , terá sentido falta da competitividade, que faltava no campeonato ode a sua ex equipa ((Shakhtar), jogava.

Inglaterra, Anelka têm nova oportunidade num grande clube que luta por títulos, CHelsea é a sua nova casa, mas Everton comAnthony Gardner (Tottenham), Manuel Fernandes (Valencia) e Portsmouth com Jermain Defoe (Tottenham), Milan Baros (Lyon), Lassana Diarra (Arsenal), terão sido as que melhor se reforçaram neste período. Lembram-se de Gilberto ex- Hertha, aquele que já esteva varias vezes para vir para o Benfica, mas por este ou aquele motivo nunca vem, pois com os Ingleses não há conversa Tottenham é a sua nova casa.

Um comentário:

maço disse...

o gilberto,regressou ao hertha...não passou nos exames medicos!!!realmente,parece mm contrataçoes á benfica