sábado, 2 de fevereiro de 2008

o poeta da bola!!!"esse é o cara!!!"


No dia 29 de janeiro era para escrever aki um post para falar de um dos melhores avançados (senão o melhor!!) q eu alguma vez vi jogar! Sinto-me feliz pq o vi actuar ao vivo...apenas uma vez, mas vi, já passaram alguns anos...foi num jogo de começo de temporada, no antigo estádio da luz na apresentação dos encarnados aos socios...um benfica-barcelona para uma tal de taça pepsi!!! Por mais estranho q possa parecer...nem me lembro do resultado do jogo (raro em mim), mas lembro-me como se fosse ontem o akecimento dakele senhor a kem chamavam"baixinho"...fikei simplesmente maravilhado!!! Como disse, dia 29 era para ter falado dele aki...mas o meu amigo valdo (just v,para kem só o conhece assim) antecipou-se...só q eu não consegui resistir e cá estou eu para contar mais alguma coisa desse fenomeno em forma de jogador chamado ROMÁRIO!!!
Para kem o viu jogar, ao vivo ou na tv, sentirá, tal como eu, uma enorme nostalgia por ele já ter 42(!!!!)anos, mas kem cresceu a vê-lo jogar, só se poderá dar por não menos q um previligiado, por ter existido na mesma altura!!! Romário era um avançado de área como nenhum outro, bolas em profundidade era para eskecer, ele não ía, bolas meio metro desviadas de si, tambem não era c ele...com romario tinha de ser bola no pé, do tipo "ponham em mim q eu resolvo" e não é q resolvia mesmo?!?Não tinha uma velocidade impressionante mas era rapido, se calhar devido á sua altura (1,65m), mas a velocidade de execução dos lances era uma coisa q os adversários não conseguiam acompanhar!!! Num hat-trick famoso q fez em camp nou frente ao real madrid, num desses golos, efectou uma não menos famosa virgula á entrada da aerea sentando o defesa madrilheno e chutando para o fundo da baliza c a bikeira da bota...sua marca registada!! Veio-se a saber q na noite anterior ao jogo, romário teria chegado a casa ás 5h da manhã...acham q a partir desse jogo, johan cruijff o chamou mais alguma vez a atenção por chegar atrasado aos treinos!?? Sobre isso diria ainda q, em relação aos constantes atrasos para os treinos matinais (10h30)...iria ganhar a copa do mundo e com o dinheiro, pagaria as multas todas!!! O mais engraçado em romário é q tudo o q ele prometia fora de campo...cumpria mesmo no terreno de jogo!! Ganhou essa copa do mundo (n sei se pagou as multas), foi considerado o melhor jogador dessa fase final e o melhor jogador do mundo fifa de 1994!! No dia em q chegou a barcelona,diria á imprensa q marcaria 30 golos no campeonato espanhol...1ºjogo do campeonato fez um hat-trick e no ultimo jogo desse mm campeonato fez só...1...acabou o cameonato c...30 golos!!! O futebol de romário era uma autêntica poesia, mas não uma poesia abstracta, ele c a bola nos pés fazia levantar os adeptos das suas cadeiras, era uma poesia concreta, tudo tão lindo q até parecia fácil! Romario era um homem do povo e o povo brasileiro idolatrava-o!!! Por lhes ter dado a copa do mundo 24 anos depois de 1970 da selecção de pelé (de kem ele disse q deus só lhe abençoou os pés, q se eskeceu do resto, porque dakela boca só saía merda e q...pelé calado...era um poeta), mas tambem por ser um deles e ter chegado onde chegou c o seu futebol prodigioso!! Era normal ver romário nas praias de copacabana a jogar futvolei c simples cidadãos e amigos brasileiros!!!!QUando o seu pai foi sequestrado, não se dirigiu á policia mas sim aos seus contactos nas favelas...dias depois tinha o seu pai a seu lado...romario não era um vilão...era um heroi do povo!!! ROMARIO fez 1000(!!!!!!) golos oficiais na carreira faz pouco tempo, dos golos q vi dele...e foram mtos, bastantes em directo, não me lembro de nenhum q tivesse sido por acaso, em q a bola batesse nele e entrasse...não...romario fazia kestão q cada golo tivesse a sua assinatura, não para provar o q ker q fosse ou conseguir o q ker q seja....mas sim pelo prazer q tinha de jogar á bola!! Qdo estava na perseguição ao milésimo golo, romario disse q enkuanto os defesas forem fracos de mais, eu não penduro as chuteiras e mais, a minha mãe é q sabe da minha carreira e ela diz para eu não parar!!! No dia q marcou o golo 1000 de penalty...os jornalistas invadiram o terreno de jogo e cercaram o baixinho...o jogo ficou interrompido 18m, dentro dos kuais, DONA RITA, mãe de romario desceu ao campo para o abraçar...abençoada seja!!! Há 42 anos então...nasceu romario, num sabado á noite , tal como hoje, na favela do jacarezinho, rio de janeiro, Deus desceu á terra...esticou o dedo para o recém nascido e disse: "ESSE É O CARA!!!"!!! Assim descreve romario as suas primeiras horas no planeta terra!!!

Nenhum comentário: