sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

memórias- o talento incansável!!


Como grande amante de futebol e que vivo intensamente este desporto, desde que me lembro, acho que só chorei 4 vezes por causa do desporto rei!! Infelizmente, destas 4 vezes, 3 foram por tristeza e somente uma de alegria!! Chorei de felicidade quando o porto foi campeão europeu em 87 ás custas do bayern de munique (não me perguntem porquê!!)!! As "choradeiras"por tristeza aconteceram quando portugal perdeu a final do euro 2004 frente á grécia(normal); quando o brasil foi eliminado pela argentina do mundial de 1990, após uma jogada de sonho do deus do futebol (maradona) a assistir cannigia, depois de os brasileiros terem dominado todo o encontro (também não me perguntem porquê)...e por último, chorei quando um jogador que jogava no meio campo benfiquista há uns anos, saíu para jogar noutro campeonato!!! Engraçado é ele estar presente nestes 2 últimos episódios que relatei, já que ele foi internacional canarinho!! Falo,claro está de...VALDO Candido Filho!!!

Quem se lembra de o ver jogar, terá extrema dificuldade em encontrar um jogo em que ele tivesse jogado ...menos bem...porque jogar mal...foi impossivel para ele!! Jogava a 10...ou seria um falso ponta de lança!?!? Se calhar,j ogava a extremo...mas vi ele muitas vezes por zonas dos laterais!!! Pois é, valdo era um 10, mas jogava em todo o lado, apoiava a defesa, fornecia o ataque e o que mais impressionava, era que fazia estas tarefas todas com genialidade e em...todos os jogos!! Tinha uma técnica acima da média, impossivel de lhe roubarem a bola, visão de jogo dos predestinados, eximio na marcação de livres e uma entrega ao jogo que nos fazia suspeitar se ele tinha mesmo nascido em terras de vera cruz...mas eram outros tempos!!! Nos primeiros 3 anos no benfica jogou sempre sem direito a férias e sempre ao mais alto nível, chegou aos encarnados num estágio de pré-época no estrangeiro, no dia a seguir toni colocou-o a titular e assim ficou sempre que representou as águias!! Foi campeão no benfica na 2ª passagem de sven goran eriksson pela luz e atingiu uma final da taça dos campeões europeus em 1990!! Poderia aqui deixar inúmeros relatos curiosos das façanhas deste excelente jogador dentro de campo, mas fico-me por 3 "histórias"!!! Lembram-se do célebre bis de césar brito no antigo estádio das antas que deu o campeonato desse ano ao benfica?!!? Pois é, valdo foi considerado um dos melhores em campo e adivinhem quem fez as assistências para os 2 golos!?! Antigo estádio de alvalade, um sporting-benfica, livre perigoso á entrada da área leonina, o eximio marcador de livres chamado valdo...apresta-se para a cobrança...atira e...golo!!! O engraçado é q o jogo teve interrompido durante vários minutos depois desse lance já que,valdo bateu o livre de maneira tão perfeita, que vital (gr do sporting), ao tentar chegar á bola bateu com a cabeça no...poste!! Uma das melhores exibições de valdo com a camisola do benfica aconteceu no...olimpico de roma!!! Os encarnados vinham da ressaca da derrota com o ac milan na final da taça dos campeões no ano anterior...e calharam logo na 1ª eliminatoria da taça uefa no ano seguinte com a AS roma, por estes não serem cabeças de serie!! Ao 1º minuto de jogo, único golo do encontro marcado por andreas carnnevale, com falta sobre neno e ...em fora de jogo!! Depois desse momento, valdo pegou no jogo do benfica e os encarnados partiram para uma exibição maravilhosa, só não se salvando o resultado!!Peruzzi, gr da roma na altura, foi considerado o melhor em campo...muito por culpa desse senhor chamado valdo, por isso imaginem o que ele não deve ter aprontado no olimpico de roma!!Outra coisa de somenos importância, carnevalle e peruzzi, foram apanhados 3 dias depois no campeonato italiano pelas malhas do doping...apanhando cada um, 6 meses de suspenção...no minimo...curioso!!!


ps: Depois de acabado o encontro, na zona das entrevistas, o grande giannini, centro campista da equipa romana, perguntava á imprensa portuguesa, quase como que maravilhado, quem era o jovem da equipa benfiquista que jogou com o nº 8...os jornalistas disseram que: "chama-se...paulo sousa!!!"

Um comentário:

SabiiiTuuudo disse...

Fica aqui outra historia sobre a importância de Valdo CândidoFfilho nas equipas por onde passou. Treino do Benfica e aparece um jogador preto (negro o que lhe quiserem chamar) do plantel encarnado da altura no chão, Mário Wilson, treinador das águias á altura rapidamente pergunta a quem está próximo se é Valdo quem está no chão, ao que lhe respondem “não mister é o José Soares”, ao que o “velho capitão” muito tranquilamente responde “se não é o valdo, pode continuar o treino!!!” Ilusidativo