terça-feira, 16 de setembro de 2008

The champions….o titulo de clubes

Porto e Sporting iniciam amanha a fase de grupos daquela que é com toda a certeza a prova mais apetecível a nível de clubes no mundo. Ambos podem dizer que a sorte lhes sorriu no sorteio do Mónaco, quando os leões ficaram num grupo com Shakhtar, Barcelona e Basileia (que eliminou o Vitória de Guimarães na pré eliminatória), tendo tocado em sorte ao Dragões Fenerbahçe, Dínamo de Kiev e Arsenal.

O Barcelona e o Nou Camp abrem o percurso leonino, um Barcelona com muitas mudanças e que decidiu colocar um fim a era de Frank Rijkaar como treinador e Ronaldinho e Deco com principais figuras, sobrou á ultima da hora Eto´o. Messi emergiu nos últimos anos como o menino dos olhos dos catalães, mas Iniesta (que regalo vê-lo jogar) e Xavi são os homens que coordenam o ritmo a que se joga, com a saída daquelas que eram duas das principais figuras em Barcelona emergem mais ainda como referencias do futebol blue grena. Pelo plantel catalão Puyol, Rafael Marquez, Yaya Touré, Gabi Milito, Bojan e …..Henry. Têm a responsabilidade de passar á próxima fase. Quando o ano passado vieram jogar á luz, avisei aos que não conheciam esta equipa e que esperavam um jogo “fácil” para os encarnados que tirassem o cavalinho da chuva, poruqe este Ucranianos eram (são) bons de bolas. O Shakhtar deste ano não deverá ser muito diferente do da época transacta, apesar de apenas estar na 11ª posição no campeonato Interno. A comunidade Brasileira continua a ditar leis apesar de terem perdido Jô, para além do Mexicano Neri Castillo que por lá não foi feliz. William, Ilsinho, Fernandinho, Jadson e Brandão São as figuras e aqueles que dão um grande toque de samba á mecanização da equipa. Osso duro de roer. Basileia deverá ser sem grandes duvidas a equipa “bobo da corte” do grupo, dificilmente terão grandes hipóteses de passar á fase seguinte ou mesmo ambicionar com a taça UEFA. O Facto de Carlitos ser a figura principal desta equipa é sintomático do que acabei de dizer.

O Porto começa em casa esta campanha da “Champions”, o que por si é na teoria mais favorável, para a otnção dos 3 pontos. Porém este Fenerbahce não é uma equipa qualquer, no seu lote de jogadores moram só nomes como Roberto Carlos (a gozar o inicio da sua reforma), Edu Dracena , Ugur Boral (defesas), Appiah, Josico e Maldonado (médios) Kazim Kazim e David (avançados). Apesar do tão falado em terras Espanholas do técnico Luís Aragonés, é uma equipa que pelos nomes que integra de caris ofensivo.

O Dínamo de Kiev para mim actualmente é um perfeito desconhecido, e olhando para o seu plantel apenas conheço o central Betão e o Finlandês Eremeko médio ex Udinese.

Apesar de jovem, o Arsenal é das equipas na Europa do futebol que tem tentado jogar um futebol atractivo e ofensivo, tendo inclusive chegado a uma final da liga dos campeões, ainda na era Henry. Arsene Wenger, será dos treinadores no mundo que mais jovens de qualidade conhece, tentando ir busca-los para os moldar á sua imagem, casos de Fabregas, Van Persie, Walcott, Nasri, Fran Merida entre outros!
È a par do futebol clube do Porto os favoritos para passar à fase seguinte da competição.


Olhando de relance para os restantes grupos, existem 3 grupos que poderão ser muito complicados. O D com Liverpool, Marselha, Psv e Atlético de Madrid, o F com Bayer de Munique, Lyon, Steaua e Fiorentina e o grupo H com Real Madrid, Zenit, Juventus e o patinho Bate.

Nenhum comentário: