domingo, 14 de setembro de 2008

No dia da magia...um mágico vs vikings

Se calhar para muitos portugueses esta derrota contra os dinamarqueses foi boa...já que assim, á boa maneira portuguesa...sentiremo-nos saudosistas do luiz filipe scolari!!! Eu não serei um deles como já devem saber!!! Como é óbvio também não vou culpar scolari desta derrota...mas também não o farei com queiroz!!! Embirração...dirão alguns, não...simples circunstâncias que levam aos factos!! Quem lê os meus posts sabe que eu tento ser justo e coerente nas minhas criticas e tentando ao maximo que percebam a minha forma de pensar o futebol da maneira mais simples possivel...o que nem sempre é fácil!!!

Vamos aos factos.Portugal deu banho de bola á dinamarca, chegando mesmo a encantar na 2a parte...mas perdeu!!Merecia perder...é óbvio que não...mas perdeu. Queiroz prometeu magia no futebol praticado...ela aconteceu...mas perdeu!! Então se tudo foi bom...o que afinal correu mal!??! O mesmo de sempre...a finalização e os erros infantis de sempre a defender!!! Descontando a sorte e o azar, que também contam e muito nestes casos (veja-se o 3º golo), a culpa desta derrota nunca poderá morrer solteira!! Queiroz é o principal culpado?...como seleccionador nacional sim...mas por outro lado...que culpa tem um treinador que está a ganhar 1-0 a 5 m do fim, 2-1 aos 90m e ainda vai perder 2-3 depois de ter dado um autêntico massacre ao seu oponente?!?! O curriculo de Queiroz como treinador principal senior...é bastante modesto...aliás, nunca ganhou nada, mas por onde passou, sempre foi reconhecido pelo seu profissionalismo e por ser um treinador científico com mitodologia do treino inovadora!!! Arrasado no famoso 3-6 do derby lisboeta quando era treinador do sporting, por uma substituição (diga-se, bastante usual quando se está perder, tirar um lateral para pôr um homem mais avançado. mourinho faz isto frequentemente) de paulo torres por capucho ao intervalo...desencadeando o descalabro na 2 parte desse desafio...Queiroz, parece ser o que se chama de um...pé frio!!! Também teremos de lutar contra isso!! Antes do europeu da austria-suiça, ainda como trenador adjunto de alex fergusson, Queiroz disse que portugal apesar de ter grandes jogadores, dificilmente seria campeão europeu porque lhe faltava um lateral esquerdo e...um guarda redes e avançados de categoria mundial!!! Ironia do destino, no seu 1º teste a serio como seleccionador nacional...ele acertou em cheio...foi aí que se falhou, mas...foi contratado para mudar isso ou não foi!??!

PORTUGAL 2-DINAMARCA 3

Não há muito a dizer sobre este jogo, a dinamarca ao entrar de inicio com 2 avançados (tomasson e bendtner) e 2 medios ala (loverkrants e romedahal) rapiddíssimos, mostrou ao que vinha...contrariando desde logo a lenga lenga do seu treinador!!! Entraram melhor os nórdicos, com 2 excelentes oportunidades de golo ao que portugal respondeu com uma jogada de...paulo ferreira!! A partir desse momento, 15m da 1a parte, um mágico chamado deco pegou na batuta, briu o livro e pôs uma orquestra a tocar autênticas sinfonias que só falharam no...encore!! O mágico, de todos, era o que menos merecia perder este jogo...pelo que jogou e fez jogar...naturalizados iguais a deco...por mim...podem ser 11!!! Quim pareceu-me mal batido no 1º golo e falhou no 2º (mas ainda tem 5 anos de manobra); estranho é termos 2 dos melhores centrais do mundo e sermos constantemente batidos em lances aérios na nossa área...de resto, insuperáveis; nani, menos decisivo que em la valetta mas mesmo assim marcou pelo 3º jogo seguido; simão, inconsequente como costume quando joga na selecção, com quaresma e ronaldo aptos, deixará de ser titular; hugo almeida, se for uma aposta para continuar, a equipa terá que se habituar ao estilo de jogo de um ponta de lança com caracteristicas únicas (e raras) no futebol português...mas para mim, com Queiroz ao leme, será cristiano ronaldo a ocupar esse lugar!!!
Em suma, no dia que Quim pareceu que anda ver jogos do bétis, no dia em que deco chegou a roçar o brinlhantismo, no dia em que Queiroz nos deu a magia prometida...portugal perdeu!!!
Antes de cairmos no erro de voltar a chamar ricardo...diremos antes que nuno gomes está a mais!!! Agora...se quiser estar presente no mundial da áfrica do sul...portugal terá que arrepiar caminho...faltam 8 jogos...é só vencê-los!!!

NOTA 1: Quim falhou e assumiu o erro..."a culpa foi minha, saí mal á bola"...engraçado, nos ultimos 5 anos lembro-me de inumeras saídas destas (inclusivé numa final dum campeonato da europa) e a culpa era dos...dos jornalistas...dos adeptos...dos guarda-redes suplentes...enfim, até aqui já se nota a diferença!!!

NOTA 2: Há 15 anos que portugal não perdia um jogo de apuramento para um mundial...Queiroz pé frio...ou se calhar por sinal, a dinamarca até foi a selecção mais dificil que nos apareceu nas ultimas fases de apuramento?!?! E ainda falta a suécia...

NOTA 3: Deco, está numa forma esplendorosa, confirmando as boas indicações deixadas no europeu e...já foi considerado o melhor do mês de agosto no campeonato inglês...não o conheciam diziam os bifes, é por estas e por outras que ficaram fora do euro 2008!!! Depois de 2 anos cheios de lesões aí está o mágico novamente a espalhar perfume de futebol como só ele sabe...até nisto scolari tem o seu quê...chamem-lhe o que quiserem...sorte ou estrelinha ou nossa senhora do caravaggio...o que tenho de admitir é que o homem tem qualquer coisa de iluminado!!!Eu que pensava que ele não se aguentava até ao natal, então não é que com deco a jogar desta maneira é meio caminho andado para ele ser campeão inglês!??!

Nenhum comentário: