sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Derby é derby…..e vice versa……(lollol)

Continuando a serie de clássicos e derbys que servem de abertura a liga deste ano, temos agora os derrby dos derbys lusitano. Benfica – Sporting.
Quique e Bento, dois estilos diferentes, Benfica e Sporting e a diferença entre o losango e o clássico, entre o crescimento de uma equipa e a constante consolidação de outra.

Já o escrevi e volto a repetir, sem ter medo dos resultados futuros do Benfica ou do que possa vir a acontecer na estadia do Quique Flores e da equipa técnica em Portugal! Foi a melhor e mais bem conseguida contratação encarnada para esta época. Parece-me um treinador serio, meticuloso, que sabe o caminho que deve seguir para solidificar e dinamizar a sua equipa.

O Benfica de hoje começa a conhecer-se, sabe que o esquema em que joga é de risco constante e que á mínima falha individual é a morte de todo o colectivo, (por sinal os últimos golos sofridos tem sido golos de erros individuais ou infelicidade, através de ressaltos ou tabelas nos defesas) mas sabe também que nas alas preferencialmente existem alas dispostos a voar e a conduzir a equipa até ao golo, pelos seus corredores, sabe que tem em Cardozo um elemento estranho a toda essa correria, mas que compensa com qualidade de finalização, não necessitando de muitas oportunidades para marcar.
Quique sabe também que a sua equipa é relativamente nova em idade, mas que existem elementos já com muita experiencia internacional.

O Sporting de Bento, é uma equipa que está no ano de conclusão do seu processo de consolidação, de afirmação as duas ultimas épocas serviram para formar as bases da equipa, de assimilação de conceito, de modelo, de filosofia de jogo, os poucos elementos novos que entraram este ano, serviram só para tentar acrescentar a qualidade, necessária para se chegar ao titulo.
No inicio do ano Bento testou ainda o seu meio campo em forma clássica, mas a dinâmica não foi a esperada, então voltou-se para o que já estava intrínseco na equipa, o losango.
Izmailov (em duvida para o derby) tem sido o motor invisível deste inicio de campeonato, ás vezes não o é reconhecido pela critica, mas tem sido muito importante, Moutinho, com oou sem polémicas declarações sobre a sua eventual saída, vai jogado o normal, sempre regular, sempre num dos vértices do losango. Rochemback, nem sempre bem, vai também jogando, mas já demonstrou que frente a equipas, muito moveis sente dificuldades em acompanhar. Vukcevic vai sendo tema de noticias pelas banda de Alvalade, qualidade não lhe falta e isso já o demonstrou, só Bento poderá dizer abertamente porque não joga, Bento e talvez os seus companheiros de equipa, como Derlei…….
Polga volta a equipa, o que é positivo para os leões, Polga normalmente coordena e serena a equipa.

O Que esperar deste derby?
Quatro pontos separam Benfica e Sporting, os Leões ainda não perderam pontos, e o Benfica tem dois empates, portanto maior pressão para os da Luz. È de esperar um Benfica a tentar desequilibrar nas alas, Reyes jogará certamente, depois Amorim ou… Aimar na outra ala, acredito que Quique não tendo Suazo tente aproveitar a motivação extra de Nuno Gomes (bom jogo em Paços), Sobram ainda para entrar depois Di Maria (para mim ainda rende mais quando entra nas segundas partes), Balboa e Urreta caso seja opção para o banco. Aposto em Quim (as pouco habituais falhas do GR encarnado em minha opinião serão em parte a algum pedido especifico do seu treinador de posição, porque normalmente Quim sai a soco e esta época, ele tem tentado aggarrar as bolas, mudança de estilo ou pedido técnico?), Maxi, Katsouranis, Sidnei e Léo, Carlos Martins, Yebda, Reyes, Amorim (Aimar), Nuno Gomes e Cardozo.

Sporting joga tranquilo na Luz, sabe que mesmo perdendo manterá vantagem em relação ao seu rival, sabe também que na semana seguinte receberá outro rival no seu estádio, sabe que em termos colectivos, pelo entrosamento já existente, é provavelmente mais forte, sabe que poderá caso vença, provocar problemas na moral da equipa vermelha da 2º circular.
Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga e Grimi, Veloso, Rochemback, Izmailov (Romagnoli caso Izmailov não recupere), Moutinho, Postiga e Yannick.

“Derby é derby e vice versa”

Nenhum comentário: