quarta-feira, 24 de setembro de 2008

"trinco"(6)=a bola quadrada...o meu era redondo

Curioso verificar a importância que a posição 6 (o chamado trinco)t em no futebol actual!!! Se nos lembrármos que quando pélé apareceu essa posição não existia...pergunto-me, quando (e quem)será que a inventou!! A evolução do futebol (e a imcumbência de ter de ganhar sempre) é que levou a isso...como também a de 5 avançados, passasse a 2...ou a 1...ou em algumas equipas mesmo a nenhum!! As selecções de pélé corariam de vergonha se soubessem que os últmos dois titulos mundias conquistados pelo escrete, fizeram com que até o brasil tivesse que baixar sectores (dunga e mázinho em 94 e kleberson e gilberto silva em 2002) !!!!Este ano, em portugal, em principio de época, a principal discussão entre os 3 grandes é precisamente...nesse sector!!! Em azul, quem substitui paulo assunção...um (8)colombiano ou um puto brasileiro que é o mais parecido com um 6!?!? Em verde, no seu losango, há um 10 (moutinho) que faz todos os vértices do sector e em muitos jogos começa a 6...ficando o unico 6 nado e criado para aquela posição no banco...veloso!!! Em encarnado, depois da saída de petit, aparece um françês alto e corpulento e com razoável técnica!!!

Mas nem sempre assim foi. Tal como o futebol, também o seu trinco teve que evoluir...e como evoluíu. Tendo aparecido não se sabe quando, poderíamos apontar para a altura que eu comecei a ver futebol (tenho 32 anos)...ou um bocado antes!!! Nos dias de hoje, quem tiver um trinco de grande nível é meio caminho andado para a victória...antes, era para destruir o jogo adversário. Os trincos nasceram para serem os melhores amigos dos apanha-bolas...agora são os melhores amigos dos extremos, dos defesas, dos avançados...dos adeptos que amam o futebol, são eles que decidem se a bola vai para a frente ou para trás, se vai para a esquerda ou para a direita, por alto ou rente á relva!!!

Lembro-me dos trincos destruidores, de oceano a vidigal, de gatuso a ambrosini, de beto a tahar el kaej (ai que dor só de recordá-los). Lembro-me dos trincos que lhes seguiram e subiram um patamar, além de destruir, começaram a construir, de jonas thern a elzo, de doulglas a...paulo bento, de dunga a...paulo assunção. Lembro-me daqueles trincos que entretanto foram aparecendo, que nem construíam nem criavam, nem corriam nem jogavam, a bola para eles simplesmente era quadrada. Desde aos já citados, beto e tahar, de maichael thomas a paulo almeida (ui que medo!!!), de tavares a farnerud (ehehehehe). Depois destes autênticos pés quadrados do futebol, resta-me prosseguir para os trincos de eleição, daqueles que atinjiram o olimpo, entre eles, houve um que para mim foi o melhor de todos os tempos, não tinha nada de quadrado...o meu trinco de eleição era redondo...FERNANDO REDONDO!!!
Para variar , era argentino, para quem o viu jogar como eu, sabe do que eu estou a falar, a maneira como tratava a bola, como se estivesse a jogar futsal, a técnica acima da média, a sua visão de jogo e aquela jogada que protagonizou no teatro dos sonhos em 2000 ao serviço do real madrid ficam para a historia do futebol!!
Outro trinco que me marcou foi um português, em itália puseram-lhe o rotúlo de regista...de seu nome paulo sousa. Clarence seedorf começou a jogar a titular no ajax aos 16 anos na posição de trinco, fiquei maravilhado, agora com mais uns 15 anos em cima subiu 10 metros no terreno...continua a maravilhar!!! Andrea pirlo, começou por jogar a 10, com a chegada de rui costa ao ac milan recuou no terreno...é pelos dias de hoje só o melhor jogador do mundo a actuar na posição 6!!! Quando se é bom...não há nada a fazer...e quando não se é...também não!!

PS: de certeza que me esqueci de muitos trincos de qualidade que caberiam aqui neste post!!!mas vocês hão-de-me lembrá-los...dos "quadrados" deixem estar, não me importo de continuar esquecido!!!!


Um comentário:

SabiiiTuuudo disse...

Sim de facto a posição 6 assumiu na ultima década uma função central de todo e qualquer esquema de uma equipa, pode-se provavelmente dizer que nas equipas de top o vulgar trinco passou de caçador a caça, guardando as reminiscências de um passado de caçador, que actualmente os especialistas chamam de sentido posicional ou leitura de jogo. Tendo o jogo se tornado mais rápido e com cada vez menos espaço, com equipas mais curtas nos campos, cabe agora aos 6, serem os primeiros a lerem a melhor forma de se chegar á baliza. Já aqui abordei o tema, ao escrever sobre a “Escola” Espanhola na formação de jogadores para essa posição, e no Barcelona como maior símbolo dessa mesma “Escola”.