segunda-feira, 8 de setembro de 2008

olha olha...ganhámos!!!!

Se calhar para muitos portugueses esta vitória contra os malteses foi má...porque assim...não sentiremos saudades do scolari!! Quanto a mim já sabem o que penso...não as sentirei de certeza, deixem-no estar onde está...que fica lá muito bem!! Quanto a queiroz, um jogo é pouco para dizer se gosto ou desgosto do nosso novo seleccionador!!! Não querendo cair em contradição e olhando com atenção para estes 2 primeiros meses á frente da selecção, já se notam algumas diferenças em relação ao seu antecessor, mais especificamente: nas convocatórias, na forma de abordar os jogos antes de eles começarem e no que mais importa...no rendimento!!!

Acho que até os mais acérrimos defensores de scolari não lhe perdoavam uma coisa: ricardo na baliza!! Só esta pequena troca meus senhores, faz com que a partir de agora, a selecção portuguesa entre com 11 homens para todos os jogos!! Quando queiroz se lembrar de trocar bruno alves e nuno gomes...então aí sim...também teremos 23 jogadores em cada convocatória!! Uma coisa que queiroz deu a entender nestas duas convocatórias é que...quem estiver em forma poderá ser convocado, bastando para isso ...ser português ...ou naturalizado!! Danny, pedro mendes, yannick djaló e porque não o próprio maniche são exemplo disso!! É que nos últimos cinco anos havia lugares marcados, bem que poderíamos ter um gianluiggi buffon naturalizado, ou uns van nistelrroy ou david villa que os escolhidos seriam sempre uns tais de ricardo, gomes e postiga!! Poderão me dizer que não eram os únicos, pois não...mas em relação á qualidade rendimento havia grandes diferenças em comparação com outros jogadores de lugar cativo...estes 3 a qualidade era pouca (a de ricardo era inexistente) e o rendimento era nulo!! Depois de 3 anos (sim, porque os primeiros dois anos dei-lhe o beneficio da duvida...não houve jogos oficiais) a literalmente "massacrar" scolari...pensei que seria impossivel descobrir mais falhas no homem...enganei-me...bastou aparecer um sucessor para fazer a comparação!! Devido aos compromissos dos jogadores com os seus clubes (que afinal são quem lhes paga), o papel de um seleccionador numa selecção...é o de convocar os melhores de cada país e se possivel os que estiverem em forma...mais do que óbvio ...é elementar!!!

Outra diferença que notei, foi a abordagem á fase de apuramento feita por carlos queiroz!!! Disse ele que até final do ano civil queria 12 pontos no bolso de portugal...porquê?!? simples...temos 4 jogos até final do ano, entre os quais 2 com as 2 equipas mais fortes do grupo (dinamarca e suécia) ou seja, 3x4=12!!! Há 2 anos por esta altura, felipão afirmou que um empate seria bom com essa potência do futebol mundial chamada filândia porque estávamos ...em setembro...e não é que empatámos mesmo (1-1)!!! E que para sermos apurados para o euro, bastaria ganhar os jogos todos em casa e empatar fora...falhou por pouco, empatámos em casa com a polonia, servia, filandia e perdemos fora com a polonia!!!Será que um jogador quando ouve o seu selecçionador dizer que quer o empate...dará o litro para ganhar esse jogo?!?!? nunca o saberemos...é que se ganhar...poderá não ser titular no proximo...porque o seu treinador...queria o ...empate!!! Ainda bem que queiroz quer ganhar os 4 jogos...assim não teremos problemas!!

Mas vamos ao que o povo gosta, ao que interessa, ao futebol jogado:

MALTA 0- PORTUGAL 4

Como seria de esperar (ou não) portugal entrou a ganhar na fase de apuramento para o mundial 2010 na africa do sul derrotando a sua congenere maltesa com relativa facilidade!!! Nos primeiros 15m portugal teve que se adaptar ao péssimo relvado (os malteses,como não sabem o que é uma bola, não lhes fazia diferença) e usou e abusou dos passes em profundidade por alto para hugo almeida e para os seus extremos. Com deco e carlos martins a distribuir jogo e só com um medio defensivo (raúl meireles) portugal instalou-se no meio campo adversário desde o primeiro minuto!! Hugo almeida e os alas (simão e nani) pressionavam a defesa maltesa logo á saída da sua área que mais não fazia do que aliviar bolas para a frente,que eram invariavelmente recolhidas pelo meio campo português!! Foi então que apareceu no jogo um impressionante josé bosingwa...que pulmão!!! Depois de fabricar o primeiro golo numa jogada iniciada pelo endiabrado nani...não mais deixou de apoiar o ataque e de tirar o pé do acelerador até ao fim do jogo num vai e vem constante!!! A defesa portuguesa nunca foi posta á prova...quim foi um mero espectador (ao fim de cinco anos finalmente temos um gr...e desta vez não precisavamos) deco foi mais uma vez dos melhores(impressionante as "maldades"que ele fez aos coitados dos rapazes malteses quando o resultado já estava feito...eram cuecas, eram cabritos, um portento de técnica, só ao alcance de génios com a magia de deco!!!Nani e bosingwa muito bem também...simão e hugo almeida mais apagados mas nunca virando a cara á luta (e cada um com um golo), carlos martins e meireles foram importantes no trabalho de sapa realizado na 1a parte que com isso desgastaram o meio campo maltês!!! Único senão, foi antunes (até que enfim um defesa esquerdo de raiz...a jogar com o pé esquerdo)!!! Pareceu nervoso (acusou a estreia a titular!??!), algo trapalhão...o que dá que pensar, já que tem esta tremideira com estes simpáticos amadores malteses, como será com equipas mais fortes?!? O que também é de estranhar, já que antunes joga num campeonato como o italiano, era o capitão da selecção de esperanças e tem muita experiência em jogos internacionais...já o vi fazer muito melhor, por isso, acredito que tivesse sido apenas um dia mau!!!

ps: faltam quaresma(com o efeito mourinho) e...o melhor jogador do mundo, de seu nome...cristiano ronaldo!!!! será dificil estarem os 2 na proxima convocatoria de queiroz...quaresma ainda poderá estar já que nunca deixou de treinar, apesar de só agora ir começar a jogar...ronaldo só no fim do mês começa a treinar!!! mas no dia 28/03/2009 quando recebermos a suécia no nosso país...teremos de certeza estes 2 foras de serie a cantar a portuguesa no terreno de jogo!!!


Um comentário:

NM. disse...

nao vi , porque o titulo nao foi interessante.

fora isso tou em acordo ctg em relação ao scolari/queiroz.

Frente á dinamarca é que vai doer !