sexta-feira, 6 de abril de 2007

A atracção pelo sofrimento.


“Quem joga para empatar arrisca-se a perder”, é uma frase muitas vezes dita no futebol! Fernando Santos desde da ainda fase de grupos da liga dos campeões, que sempre que o Benfica joga fora do seu estádio, nas conferencias de imprensa de lançamento dos jogos afirma que:“vimos aqui para ganhar”, depois aponta factores como a história e a qualidade dos seus jogadores, para justificar tal afirmações.
O certo é que os encarnados da luz, quando a bola começa a rolar, não se sabe por ordens do treinador, se por incapacidade, limitam-se a tentar jogar para empatar, poucas vezes conseguindo chegar ás balizas adversárias, através de um futebol colectivo. No único jogo que isso não aconteceu (Paris) aos 30 minutos estavam a ganhar 0-1 e poderiam nesse período de 30 minutos ter obtido uma vantagem maior. Depois veio o tal pensamento pequeno e acabaram por perder 2-1.

Ver o Benfica ontem aos 60 minutos estar a perder 3-0 contra uma equipa do Espanhol, que tem um futebol rudimentar e previsível foi confrangedor, os próprios adeptos do “piriquitos” estavam incrédulos com o que estavam a assistir, como facilmente se viu na transmissão televisiva a quando do terceiro golo.
Depois em 15 – 20 minutos, os jogadores e equipa técnica do Benfica, provaram que se tivessem ido com pensamento de vitoria, certamente a teriam conseguido, porque naqueles 20 minutos, conseguiram criar mais oportunidades de perigo que o Espanhol em todo o jogo.

O Benfica tem um exemplo de 1 jogo em que bastava 1 golo para ganhar, mas que apesar do vendaval ofensivo não ganhou (Boavista). Para seu bem, esperemos que esse jogo não se repita, esperemos que o resultado seja positivo como contra o PSG, e corrija o mau resultado fora de casa.

Não consigo é entender é esta atracção do Benfica pelo sofrimento, para deixar para depois o que se pode resolver antes, foi um dos motivos que os fez cair na liga dos campeões este ano, não conseguindo resolver no ultimo jogo o que poderia ter sido resolvido nos 5 anteriores (Copenhaga e Celtic fora são disso exemplos). Acredito que com uma mentalidade mais dominante e vencedora, o Benfica poderia ter feito golos antes do Espanhol estar a ganhar por 3-0, e encontra-los daqui a uma semana quase K.O., 3-3 é melhor que 3-2. Assim vai ter um adversário ainda em condições de discutir a eliminatória e em vantagem, mínima é certo mas sempre é uma vantagem.

Esperemos que não tenham comprometido ontem a passagem ás meias finais, não é que o Espanhol assuste, já tinha esse sensação a quando do sorteio, depois de os ver jogar para o campeonato e ontem saiu mais reforçada essa ideia, mas há dias em que a bola não quer entrar, esperemos que na próxima 5f, não seja um desses dias.

Ps: Sevilla vs Tottenham, bom jogo, com duas boas equipas, cada vez mais convencido que o vencedor da UEFA deste ano, pode estar a ser decidido no vencedor deste eliminatória.