terça-feira, 3 de abril de 2007

saber esperar


Quando Rodrigo Tello chegou a Portugal, vinha referenciado como a 2ª maior promessa do futebol mundial, no site da FIFA. Por isso o Sporting terá pago 8 milhões de euros, 1.600. mil contos moeda antiga, para ter um jogador que vinha como extremo esquerdo, ou para fazer o corredor num esquema de 3 defesas.
Porém o futebol de Tello, ano após ano ficava pelas promessas isto quando não estava lesionado. Era sempre a 2ª opção e varias vezes se falou em dispensas, trocas, vendas, mas sempre tendo em conta o valor que o Sporting tinha investido nele, e que pretendia ver reembolsado.
Com a entrada de Paulo Bento, sem grandes opções para a lateral esquerda e com Caneira a ter que fazer vários lugares defensivos, Tello começou a ter mais minutos, a jogar mais, e como que efeito psicológico disso tudo, a lesionar-se menos. Ganhou tal importância o “Chileno” na equipa do Alvalade, que é “só” o jogador com mais assistências para golo esta época, graças aos seus cruzamentos ao 2º poste. A juntar a isso leva 2 golos de bola parada que valeram duas vitórias por 1-0, Marítimo e Porto.
Há jogadores que demoram mais tempo a fazer a transição do futebol juvenil para o futebol sénior. No futebol actual poucos são os clubes que trabalham essa transição, que sabem esperar essa transição. No caso de Tello o Sporting quase foi obrigado a esperar, pode agora recolher os frutos dessa espera.