quinta-feira, 12 de abril de 2007

Confirmação Inglesa na europa de clubes


Numa altura em que se fala do cansaço das equipas portuguesas, olhamos para as equipas semi -finalistas de Liga dos Campeões e perguntamos se para essas equipas não haverá cansaço? Para se vencer uma competição como a liga dos campeões é também necessário superar cansaços!

È curiosos observarmos que 3 das 4 equipas que estão a 2 jogos da final desta competição são de um país onde não existiu paragem de Inverno, e onde regularmente as equipas jogam 2 ou 3 vezes por semana, nas diversas competições onde estão inseridas. Os Ingleses estiveram vários anos proibidos de participar em todas as competições internacionais de clubes, em virtude da tragédia do Hysel em Bruxelas.
Já á alguns anos que voltaram, e no entretanto já conquistaram a liga dos Campeões (Manchester United e Liverpool) e esta é a terceira final seguida onde certamente estarão equipas da Primeira Liga Inglesa (Liverpool, Arsenal, lá estiveram, e este ano Liverpool, Manchester e Chelsea procurão ainda lá chegar, sendo certo que pelo menos uma lá estará.
È certo que os grandes clubes ingleses têm investido muito, é certo que têm neste momento receitas altas de Merchandising e televisão, mas também é certo que do 1º ao último classificado têm estádios cheios. Souberam antecipar com alguns anos o futuro e têm colhido frutos, apesar de a grande maioria das suas equipas de top não conterem quase jogadores ingleses. Beckam foi durante anos a bandeira do futebol inglês, hoje esse mérito esta repartido por Lampard, Gerrard e Terry. Equipas do país de sua majestade a rainha, em três anos poderão ganhar duas vezes a desejada Liga dos Campeões.

Estamos Vivos
Quem já viu este filme que conta a história de uma equipa raguebi do Uruguai que se despenhou nas montanhas dos Andes em 1972, poderá entender o que tem sido a época desportiva do Milão.. Este poderá bem ter sido o grito dado por esta equipa na passada 4feira no Allianz Arena contra a equipa do Bayern de Munique.
Começar o Calcio com pontos de atraso pelos motivos amplamente divulgados, com uma equipa veterana que parecia não ter mais pernas para jogar ao mais alto nível, não foi fácil para Ancelotti, e nesta eliminatória depois do empate a duas bolas em Milão, muitos lhes apontavam a porta de saída, porém a equipa deu uma resposta com base na experiência de grande parte dos seus jogadores. Em seguida vão-se bater com os “meninos” do Man United, Cristiano Ronaldo e Rooney, e toda a Europa já espera a resposta que os Veteranos Maldini, Seedorf, Nesta, Cafú, Dida, darão. Ser a única equipa não Inglesa em prova poderá ser um ponto a favor.

Se o Milão vs Manchester é um jogo a não perder, que dizer do Liverpool vs Chelsea?
Liverpool não teve dificuldades em passar o PSV, e apesar de nas competições internas não ter ritmo principalmente para Chelsea, Manchester e Arsenal, na Liga dos campeões tem feito óptimas campanhas, tendo ganho á duas épocas numa final épica frente ao Milão. Pode-se mesmo dizer o Liverpool da Europa é muito superior ao Liverpool interno.
Chelsea como já aqui foi dito, deixou o futebol vistoso de lado, mas manteve a garra, luta, carácter das equipas do seu treinador. O que alguns chamaram de sorte, Mourinho no seu estilo responderia que é apenas a vitória da equipa que em vez de esperar pelo prolongamento e penaltys, no tempo que restava de jogo em tempo regulamentar, procurou ganhar. São assim as equipas do special one, lutam até ao fim, foi assim no Mestalla, foi assim que bateram o valencia.

Dois jogos, impressionantes para os amantes do futebol, certamente com jogadas de sonho pelo meio, mas vença quem vencer este ano, penso que este ano foi a confirmação do poderio do futebol inglês a nível de clubes por toda a Europa, mostrando que trabalhando nos limites, e tendo uma visão futurista, é um caminho para a bola entrar. E essa é apenas e só a linha que marca a diferença entre sucesso e insucesso, a facto de a bola entrar ou não nas balizas.