segunda-feira, 16 de abril de 2007

A Pantera enjaulada no xadrez


Na época 2000 / 2001, aquela equipa do equipamento estranho, que assustou a Europa do futebol, sagrou-se campeão Português, com um jogo feito á base de corrida, pressão, corrida, corrida e mais corrida.

Alguns anos passaram sobre essa conquista, vários treinadores passaram pelo Bessa, o próprio treinador campeão dessa época saiu, voltou, saiu e regressou agora para tentar mais uma vez pôr outra vez o Boavista na luta com os maiores emblemas do futebol nacional e internacionais, voltar a fazer do Boavista, Boavistão.

Esta época o Boavista em 25 jogos, tem 6 vitórias 8 derrotas e 11 empates, números não muito famosos para um assumido candidato á Europa, é caso para perguntar onde anda o Boavistão, ou o que é que se passou após o titulo de campeão. È certo que sairão alguns jogadores importantes daquela equipa e os que entraram não corresponderam, é certo que não existe o poderio financeiro de outros clubes. Mas será só isso? Á já alguns anos que o Boavista perdeu a competividade a que nos tinha habituado.

Jaime Pacheco, o tal treinador campeão, voltou novamente á casa que ajudou a tornar grande, mas não tem conseguido ter os resultados que são pretendidos, nem consegue por a equipa a jogar á sua imagem combativa e lutadora, e a equipa corre o risco de voltar a não conseguir a Europa outra vez.

Ontem o Leiria foi arrancar mais um empate á casa da pantera, normal, se reparar-mos que outros, este ano já lá conseguiram ganhar. A pantera é enjaulada no seu próprio xadrez, e de lá não consegue sair. Para quando o Boavista de um passado recente?

Ps: Os resultados foram quase todos os esperados, até no jogo dos aflitos o Beira Mar, como era esperado, foi a Setúbal vencer, aproveitando o embalo que o jogo contra o benfica lhes deu e deixando os homens do Sado ás portas da descida, até porque o Aves foi vencer á Madeira o Nacional.