segunda-feira, 2 de abril de 2007

Esteticamente feios, tremendamente eficazes, são assim os gigantes.


Ver uma avestruz a correr pode não ser um grande espectáculo aos nossos olhos, mas se foi assim que ela aprendeu, e se é assim que a sua corrida é eficaz, para quê mudar?

Este foi o pensamento que me ocorreu no passado Sábado quando acabei de assistir ao hattrick de um avançado Inglês com 2,01m de seu nome Peter Crouch.
Em Inglaterra não lhe acham muita piada, e nem sempre é titular quer do seu clube (Liverpool), quer na sua selecção (Inglaterra). É normal que assim seja, a sua envergadura é mais de jogador de basket, que de futebolista, o seu jeito desengonçado que parece que vai cair do alto da sua estatura e se vai partir todo.
Mas a natureza tem desta coisas, e dá características diversas as todos nós, e Crouch, tem a sorte de ser um dos mais infalíveis pontas de lança do futebol inglês, tendo em 87 jogos pelos “Reds”, 29 golos, nada mau para quem nem sempre é a primeira opção,
mas dentro da área seja de cabeça, seja com os pés o rapaz marca.

Não podia falar de Crouch, sem me lembrar de Zigic, o tal que não jogou contra Portugal, no jogo contra a Sérvia, outro gigante nas áreas por essa Europa, neste caso no Racing de Santander. Menos Desengonçado que Crouch faz com Munitis, talvez, a dupla de avançados mais curiosa da Europa, por causa da altura de ambos, Munitis tem 1,70m e Zigic 2,03m.

Portugal no mundial de 66 em Inglaterra, na sua linha avançada contava com um avançado alto e esguio, que ao lado de Eusébio ajudou a conquistar o3ª lugar desse mundial. Esse mesmo avançado foi também campeão europeu de clubes pelo Benfica, seu nome? José Torres. E é claro, não poderiam deixar de fora Mário Jardel, outro gigante de área, outro com um estilo muito próprio de correr, outro que fazia muitos golos, outro que para poder jogar tinha que se moldar a equipa á sua volta, é esse o principal problema / dilema dos seus treinadores, terem que pensar em tácticas, estilos de jogo, para encaixar, essas torres nas equipas, homens que "apenas" jogam nas áreas.

Crouch, continuará a ser quase sempre 2ª opção, e talhado para certos e determinados jogos, pagará o resto da sua vida, por não ter nascido com características físicas apropriadas para jogar futebol, mas tal como a avestruz, não mudará, porque foi assim que a natureza o fez, e é assim que ele é eficaz.