terça-feira, 24 de abril de 2007

"Partidaço"


Para se estar nesta fase da liga dos campeões, é preciso ter argumentos, ou melhor é preciso ter fortes argumentos, e apenas talento e um conjunto de bons jogadores não chega. As 4 equipas que ainda estão em prova são isso mesmo….equipas.

Old Trafford vai assistir hoje aquilo que os Espanhóis chamam e muito bem de “partidaço”, assim como o jogo de amanha (Chelsea vs Liverpool)


Manchester United tem maravilhado a Europa com futebol ofensivo, marcado pelos ritmos de Giggs e Scholes quando é necessário ser mais cerebral, ou pelos ritmos explosivos de Cristiano Ronaldo quando é necessário acelerar os jogos.
Jogando com uma defesa a 4, com laterais pouco ofensivos quando fora de casa, 2 médios centros que fazem as transições (Carrick e Scholes) e 4 homens na frente, sendo que 3 deles são Rooney, Giggs e….. Cristiano Ronaldo, o quarto elemento tem sido uma óptica de rotatividade, por lá já passaram Saha, Park, Solskjaer e por 3 meses Henrik Larsson. As posições em campo dos 3 indiscutíveis, depende de quem for o 4º elemento de ataque. Preocupação para Ferguson surge no eixo central defensivo, já que a sua dupla de centrais está em dúvida (Vidic e Ferdinand).

Basta olhar para a idade da maior parte dos jogadores que compõe o 11 base do Milan, para perceber que é uma equipa com muitos jogos a este nível nas pernas.
O seu 1º grande teste na liga dos Campeões deste ano, foi na eliminatória passada frente ao Bayern de Munique, quando todos os davam como “mortos”, após o empate a 2 golos no San Siro, foram dar uma lição táctica e técnica ao Allians Arena, vencendo por 2 – 0. Certamente vão tentar repetir a receita hoje em solo inglês, tirar a Bola ao United, jogando a ritmos baixos e de repente por Kaká, Seedorf ou Pirlo, servir o avançado que jogar, ( Gilardino, Inzaghi ou Ricardo Oliveira). Não Poder contar com Ronaldo é para Ancelloti uma forte baixa, pelo perigo que representa o Brasileiro na finalização.

Certamente vai ser um jogo com golos e os apreciadores das tácticas, terão muito para explorar. O Milan sabe que não pode levar para a segunda mão um resultado que o obrigue a expor-se ao contra ataque Inglês, e United sabe que não se pode deixar levar pelo cinismo Italiano e que o Milan tem uma experiência europeia que o Roma actualmente não carrega consigo. Coloca-se a questão se conseguirá a experiência dos Milaneses arrefecer a capacidade de explosão do ataque de Manchester.