quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

CAN 2008 - Africa do futebol


Africa! Continente ingénuo, puro, profundo e misterioso, diversificado.
Poderia escrever mais uma série de adjectivos sobre este continente.
Depois do Egipto (2006), o Gana recebe mais uma edição do CAN (equivalente ao campeonato da Europa de selecções), e quem conhece minimamente o futebol africano sabe que irá encontrar nesta competição, jogos abertos, desprendidos de teias tácticas, onde a força, velocidade e técnica serão os factores mais importantes a ter em conta.
O Egipto é o detentor do titulo, tendo batido e Costa do Marfim na final do Cairo, iremos antever um pouco os 4 grupos, e quem poderá passar a fase de grupos, para depois destronar ou não os Egípcios de reis do futebol Africano.

Começamos pelo grupo A composto pela equipa da casa Gana, Guiné Konakri, Namíbia e Marrocos. O Gana Joga em casa e claro está, é uma das favoritas a vitória final, e neste grupo tem a companhia de Marrocos como favorita á passagem á segunda fase. Michael Essien (Chelsea) é a estrela actual de uma selecção Ganesa que conta ainda com, Stephen Appiah (Fenerbahce), Sulley Muntari (Portsmouth) e Eric Addo (PSV Eindhoven) Asamoah Gyan (udinese), embalados pelo factor casa, poderão ser mesmo o mais forte candidato. Marrocos, dois nomes se destacam Tarik SEKTIOUI, Youssel Hadji (AS NANCY-LORRAINE) irmão de Hadji que jogou no Sporting, sempre uma selecção a ter em conta para mais quando o seu seleccionador é Henri Michel, raposa velha do futebol. A Guiné onde destaca-se Balde ( celtic de Glasgow) e Namíbia terão dificuldades em conseguir estar na fase seguinte, mas nunca se sabe, vamos ver o que nos reserva este grupo.

Grupo B ou grupo da Morte, Costa do Marfim, Beni, Nigéria e Mali. Se fossemos olhar aos nomes, esta selecção da Costa do Marfim provavelmente já era campeão. O Seleccionador Gérard Gili tem ao seu dispor homens experientes que alinham em clubes de top do futebol mundial e que pretendem apagar a derrota na final de á dois anos. Boubacar Sanogo (werder Bremen), Kolo Toure (Arsenal) Deguy Zakora (Tottenham), Emerse Fae (Reading), Salomon Kalou (chelsea) Arouna Kone (Sevilha) Bakari Kone (Nice) Aruna Dindane (Lens), Abdul Keita (Lyon), Yaya Toure (Barcelona), Emanuel Eboue (Arsenal) e a super estrela Didier Drogba (chelsea). Que equipa meus senhores! Por lá também aparece um tal de Marc Zoro (Benfica)!
Para esta super Costa do Marfim aparece uma sempre favorita Nigéria (Costa do Marfim vs Nigéria, que jogão de bola deverá ser este no dia 21/01 ás 17h) Joseph Yabo (Everton), Taiwo Taye (Marselha), Nwanko Kanu (Portsmouth) (velhos são os trapos), Yakubu Ayegbeni (Everton) e Obafemi Martins (Newcastle) Obi Mikel (Chelsea), são os nomes fortes das “Super Águias”, lembram-se de Okonkwo que jogou no Benfica por empréstimo? também esta nos eleitos de Berti Vogts
O Mali apresenta-se neste Grupo com Legitimas pretensões! Apesar de ter ficado num grupo com dois gigantes do futebol africano, não acredito que homens como, Souleymane Diarra (Real Madrid), Seydou Keita (Sevilha), Kanoute (Sevilha) e Sissoko (Liverpool), habituados a grandes palcos e grandes jogos se deixem bater facilmente ou amendontrar por nomes. Beni será o patinho feio do grupo, será a selecçaõ com menos hipóteses de passar a fase seguinte! Sabem quem é Oumar Tchomogo? Joga em Portugal, pelos relvados do Portimonense!
Muita atenção aos jogos deste grupo!

Grupo C Camarões, Zâmbia, Sudão e Egipto! O grupo do Actual campeão! Só por ser campeão o Egipto terá que se assumir como favorito e as suas 3 parceiras de grupo serão as primeiras a querer fazer cair o campeão. È uma selecção que na base tem jogadores que jogam no Egipto no EL Ahly de Manuel José e no Zamalek, poucos são os jogadores que jogam na Europa. O nome que mais brilha é um médio que tarda a jogar num grande clube mundial, Mohamed Abouterika ( El Ahly), será dura a defesa do titulo. Os Camarões carregam consigo o peso da sua historia de conquistas nesta competição, e perfilam-se como os primeiros sérios candidatos a bater o campeão, ainda na fase de grupos. Para isso contam com Kameni (Espanhol, Rigobert Song (sim ainda joga), Geremi, (newcastle), Jean Makoun (Lille) e um tal de Binya (Benfica), mas a sua estrela é um tal de Samuel Eto´o ( Barcelona) aquele que á dois anos provocou 5 movimentos sísmicos no seu país, sempre que marcou no Can realizado no Egipto. Sudão e Zâmbia tentarão a surpresa, mas há partida dificilmente se qualificarão. O Sudão leva como base a equipa do El Merriekh (??????) a Zâmbia alguns jogadores que jogam em Angola.

Grupo D Senegal, Angola, Tunísia e africa do Sul! Grupo da Morte com Idioma de Camões!
Angola é o representante da Língua de Camões na competição, Oliveira Gonçalves trás consigo a base da equipa que foi ao Mundial, tendo perdido Akwa, e não tendo convocando Mantorras, corre por fora neste grupo nada fácil.
Senegal, outra selecção que carrega consigo nomes interessantes que estamos habituados a ver semanalmente em campeonatos europeus Sonko (Reading), Diawara (Bordeux), Henri Câmara (west Ham), Niang (Marselha), El Hadji Diouf (Bolton), Diomansy Kamara (Fulham). Pape Diop (Portsmouth), Abdoulaye Faye (Newcastle) e dois que alinham no nosso campeonato Ousmane Ndoye (Académica) e Sougou (Leiria), não será a selecção mais forte que o Senegal já apresentou, mas pode fazer um brilharete.
Tunísia apresenta-se nesta competição, um pouco á semelhança do Egipto, sem grandes nomes, mas sempre uma selecção complicada neste torneio. Disputará certamente a passagem á fase seguinte.
Africa do Sul, Steve Pionaar (Everton) será o nome mais sonante desta equipa, que lutará por ir o mais longe possível na competição, neste grupo tem possibilidades de passar, mas terá que estar ao melhor nível, se o consegiuir depois começa o mata mata.

Será uma competição que devemos acompanhar de perto, para além dos nomes aqui citados e das selecções aqui referenciadas, podem e devem sempre surgir surpresas e revelações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito