segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

ingénuos...com perfume!!é a CAN!!


Tenho assitido a kuase todos os jogos da can...os q não vi em directo vi o resumo mais tarde!!! têm sido kuase todos jogos mto desikilibrados, com goleadas, algumas surpreendentes, estando por esta altura uma media de golos espantosa!!! esperei de proposito q se realizasse a 2a ronda na integra, para fazer o meu 1º balanço tendo visto assim pelo menos 2 jogos de cada ekipa!!! curiosidades gerais: em mtos jogos (principlamente na 1a jornada), aos 15m já havia golos; ainda só houve uma "remontada" (grande angola) ou seja, a 1a ekipa a marcar, por norma, ganha o jogo; em 16 jogos só houve 3 empates; já foram marcados..54 (!!!!!) golos, media de 3,3 por jogo (não copiei de lado nenhum,fiz as contas eu mm no meu tlm)!!
Das 16 selecçoes presentes na can, não há uma em q os seus jogadores não apresentem akele perfume do futebol africano, q nós europeus, tanto admiramos...mas em contrapartida, dessas 16 ekipas, só 2 ou 3 não apresentam sinais claros de uma ingenuidade futebolistica, q já era hora de desaparecer dos relvados africanos!!! há ekipas q parece q jogam sem táctica,vão para a frente, eskecendo-se q tb têm de defender, os meios campos não têm marcação, deixando assim os jogadores mais adiantados livres para dar azo á imaginação!!! Engraçado ver os diferentes guarda redes de cada selecção actuarem, q me desculpem os visados, mas cada um...pior q o outro!! todos frakissimos...uma escola de guarda redes em africa seria uma boa ideia, q bem precisa!! Porém, no polo oposto do campo, existem jogadores como: drogba, kanouté, eto´o, hosni, alloudi e...manucho!!!já agora, podiam-me dizer, onde raio fica a escola de avançados em africa!?!? cá está um exemplo q falei no titulo...
Outro senão na can ,tem sido sem duvida, no capitulo das arbitragens!!! incrivel como nestes 16 jogos só houve uma expulsão!!!! não é q não houvesse motivo para isso, mto pelo contrário, mas os arbitros deixam q entradas brutais passem impunes!!! impressionante as entradas dos jogadores senegaleses aos jogadores angolanos...sem q o arbitro agisse dicisplinarmente!!! depois,sacam dos amarelos...em faltas q não lembram a ninguém!!! a escola destes senhores arbitros africanos, deve ser a mesma q em portugal!!!

vamos ao futebol jogado q é o q interessa!!!
GRUPO A: o gana tem duas vitorias mas ainda não convenceu, a jogar em casa, tem de melhorar muito para chegar ao titulo!!! mas todos sabemos como o factor publico é importante, principalmente, á medida q a ekipa anfitriã avança no torneio!!! é assim em todo o lado, no gana poderá acontecer o mesmp!!! guiné Konacri boa surpresa, á atenção de marrocos, namibia fora das contas...ekipa fraca!!!

GRUPO B: o grupo mais ekilibrado, como se vê nos golos marcados (7), mas a costa do marfim, tem mostrado q é a principal candidata ao titulo (a par do egipto), conjunto bastante forte,cheio de individualidades!!! nigéria e mali uns furos abaixo...vão lutar entre si o outro lugar, para avançar para a proxima ronda...benin,está lá para fazer 4 ekipas no grupo!!!

GRUPO C: egipto, campeão em titulo, tem mostrado q o é com merito, para mim...o principal adversario da costa do marfim...e do gana!!!os camaroes devem passar aos quartos de final...mas não os vejo com categoria para voos mais altos...zambia e sudão...vão para casa!!

GRUPO D: a tunisia tem sido a ekipa mais forte do grupo sem duvida!! no principio da can, estranhei quando disseram q angola teria muitas dificuldades em se apurar!! depois de ver angola no mundial e de ver o grupo q lhe calhou na can...esperei para ver se havia razão para tanto cepticismo!!! senegal, uma ekipa q faz do fisico(por vezes da brutalidade) o seu jogo, não entendo o optimismo dos seus responsaveis em q estariam kuase de certeza na final!!! aliás, fisico é o q não falta a nehuma ekipa africana...tal como o "perfume"q parece faltar a esta selecção senegalesa !! africa do sul...a jogar assim, a 2 anos do mundial 2010 do kual serão organizadores, será um milagre passarem a fase de grupos, tanto agora...como daki a 2 anos!!! ou seja...acho q angola tem fortes possibilidades de seguir em frente...bastando para isso um empate!!! acho injusto pôr no mesmo saco angola...com selecções tipo ...benin, namibia, zambia e sudão, os angolanos são francamente superiores!!!

seria injusto da minha parte se não destakasse os excelentes golos a q temos assistido nesta can!! autênticos misseis de fora da area...sem hipotese para os fracos gr!!! afinal, a falta de rigor tactico, tem-nos porporcionado espectaculos cheios de golos, de ekipas ofensivas...e o q é o futebol senão o golo!!! para kem é um defensor do futebol espectaculo...e com golos...parece q nc estou contente!!!

PS: el hadji diouf, capitão do senegal, afirmou no sab..."n conheço angola, nunca a vi jogar, excepto no mundial-06"!!! fico contente, por ele hoje ter tido oportunidade e o privilégio de assistir ,em 1a fila, á maneira como os palancas negras jogam á bola!!! ora bem, a esta hora de certeza, q já sabe kem são manucho e o flavio...e o zé kalanga (grande jogo), e o rui marques (melhor em campo ao lado de manucho)...é q se calhar, daki para a frente, só os poderá ver pela...televisão!!!

Nenhum comentário: