quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Histórias da bola - Josimar

O Post, Europa, V. Guimarães e Sócrates escrito pelo “Maço”, mais propriamente a parte em que ele se refere a esse grande jogador que foi Dr. Sócrates, fez-me lembrar uma outra, não passada com ele, mas com uma outra selecção, que esse genial médio também fez parte, Brasil do México 86, para mim a segunda melhor selecção (a par da Argentina 94 até Maradona ser suspenso) a jogar “Bom” futebol durante um mundial.
Dessa selecção faziam parte, jogadores como Edinho, Júnior, CasaGrande (jogou no FC Porto), Alemão, Sócrates (lá está), Branco, Elzo (jogou no SL Benfica), Falcão, Zico (estrela de então) Paulo Silas (jogou no Sporting CP) e Valdo (SL Benfica), tudo jogadores ou que já eram super vedetas mundiais ou que estavam a aparecer.
Dessa equipa fazia também um defesa direito de seu nome Josimar! Era um lateral ofensivo, mas muito mas muito deficiente na finalização dos lances, principalmente no remate á baliza! Pois esse senhor foi convocado para esse mundial, mas dizem os que por lá andaram que o técnico Tele Santana, por ser conhecedor dessa sua deficiência técnica, o proibiu de rematar a baliza caso fosse utilizado, acrescentando-lhe uma multa financeira de cada vez que o fizesse!
Pois ao 3º jogo contra a Irlanda do Norte, Josimar teve a oportunidade de se estrear na competição e logo a titular!
Ao Minuto 42 desse jogo e depois de uma longa sequencia de troca de passes a bola chegou mais uma vez aos pés de Josimar colocado no meio ofensivo da sua equipa a cerca de 35 / 40 metros da baliza Norte Irlandesa. Levantou a cabeça e aplicou um violente pontapé na bola, fazendo-a entrar ao ângulo superior da baliza, fazendo assim o 2º golo do Brasil nesse jogo (vitória por 3-0).



No jogo seguinte o Brasil jogava com a Polónia a passagem aos quartos de final, e Josimar voltou a merecer a confiança do técnico, mas ainda com a restrição quanto aos remates á baliza (mesmo após aquele fantástico golo). Mas ao minuto 55 o lateral voltou-se a esquecer dessa sua restrição, e após receber a bola no seu flanco, enganou vários adversários e quase sem ângulo aplicou um míssil na baliza de MLYNARCZYK (FC Porto), guarda redes que era na altura, um dos melhores do mundo!
O Brasil venceu por 4-0, e Josimar viu a sua restrição ser levantada pelo técnico, para o jogo seguinte contra a França, jogo onde o Brasil caiu na competição na marcação das grandes penalidades. Quem sabe se a restrição se tivesse mantido nesse jogo, o que Josimar teria feito!



A história nunca foi contada oficialmente, mas tive oportunidade de perguntar a alguém que fez parte dessa selecção do Brasil, que á minha pergunta, apenas esboçou um sorriso, e disse “Josimar….Grande Josimar”, mesmo que não seja, ficou, e cada jogo, cada jogador é uma história.

2 comentários:

maço disse...

mano...o valdo e o silas estiveram neste mundial?!?!eu pensava q o valdo só tinha ido a um mundial....e q tinha sido ao de 1990!!!

SabiiiTuuudo disse...

de facto Valdo Candido Filho esteve presente neste mundial, como pode-se comprovar pela convocatória oficial do Brasil para esse mundial ( http://www.fifa.com/worldcup/archive/edition=68/teams/team=43924.html )Valdo não saiu do banco, mas silas jogou 17 minutos, na vitória por 4-0 contra a Polonia (oitavos de final) entrando para o lugar de Muller e jogou os 30 de prolongamento contra a França em que o Brasil foi eliminado na marcação das grandes penalidades.