terça-feira, 29 de janeiro de 2008

S.C.P vs F.C.P

Vitória á italiana! Chego a alvalade e que saudades tinha eu daqueles ambientes! Um estádio cheio a espera de um bom espetaculo de futebol! As claques faziam o seu trabalho, entoavam cantigos que até conseguiam arrepiar os mais nervosos! Os Super Dragoões sempre liderados por Fernando Madureira (macaco) a cantarem frases ofensivas a Lisboa! A quando da passagem de Carlos Xistras e seus assistentes batiam palmas enquanto o resto do estádio os assobiavam! Para meu espanto a 5 minutos do começo do jogo parecia que o SCP tinha sido campeao! Isto porque começa a ouvir-se no sistema de som a mitica marcha lisboeta "CHEIRA BEM CHEIRA A LISBOA"e parecia que alvalade tinha entrado em erupção e engulido as 2 mil pessoas vindas do Porto! DE seguida entram as equipas para o gramado e ao som de Maria José Valério todas as claques leoninas faziam as suas ensaiadas coerografias! O porto a jogar em 4x4x2 um erro porque chech nao é um ala! O SCP no tradicional losango com Vuckcevic a fazer dupla com Liedson! Os campeões nacionais entram a todo o gás como é normal e lucho no 1 minuto falha de forma escandalosa cara a cara com Rui Patricio!De seguida Livre descaido para a direita do ataque do Porto cruzamento para a area e lisandro de cabeça faz golo mas em possição irregular aqui bem o fiscal de linha! E quando o nada fazia prever golo do SCP cruzamento de izmailov e a meia volta Vuckcevic remata para frango de Helton! Começava o cinismo do SCP! Pior ainda passado 2 minutos Izmailov encosta de cabeça para o segundo golo leonino correspondendo a um raide do novo FERRARI de alvalade Bruno Pereirinha! Eficácia pura e dura! A partir daqui o Porto parte para o ataque mas o desacerto de Quaresma e a ineficácia de Lucho e Lisandro perdurava! Ao intervalo Jesualdo Ferreira tira Chech e põe Farias e a diferença foi abismal! O dominio portista chegou a ser avassalador e sofucante com bolas na trave (farias) cortes em cima da linha de golo (Polga) e com Lucho a continuar a desperdiçar oportunidades! Ou seja esta vitória do SCP fez-me lembrar os anos 90! Sabem porque? Quando o Porto vinha a Lisboa e Fazia 1 REmate a baliza e ganhava 1 a 0 lembram-se? Foi uma vitória a imagem de Paulo Bento com uma grande doce de sorte, eficácia italiana, e muito acerto defensivo como gosta! Destaques para Rui Patricio que esteve muito seguro dentro e fora dos postes! Pereirinha que jogo maravilhoso, secou completamente que lhe apareceu por ali! Polga, como é possivel nao ser convocado para o Escrete! Veloso muito importante na 1ª parte! E simon Vuckcevic um poço de energia e um pé esquerdo de fino recorte! E para acabar uma pergunta! Porque será que quando jesualdo inventa o Porto quase nunca ganha? gostava de saber as vossas respostas!

Um comentário:

SabiiiTuuudo disse...

Na minha opinião, não terá muito haver com o sistema em si, porque o porto algumas vezes, já se apresentou em 4*4*2! Na minha óptica passou pelas funções atribuídas a certos jogadores! Passo a explicar erro 1 e 2 Cech não é ala, poderá (como fez em Alvalade fazer médio interior esquerdo, mas nunca será um jogador com capacidade de dar profundidade a uma equipa, partindo de posições mais adiantadas no terreno, e se do outro lado pedirmos a Lucho ou Raul Meireles para fazer o mesmo, teremos o mesmo problema, nenhum deste 3 jogadores são homens da ala puros, poderão aparecer por ali, em rotação com um médio ala, mas sempre numa óptica de gestão e posse de bola, não numa transição rápida. Estão identificados os 2 primeiros erros de Jesualdo! O 3º vem de encontro ao que acabei de dizer, Ricardo Quaresma habitualmente no FC Porto, não tem grandes preocupações defensivas, Lucho ou Meireles dão-lhe cobertura defensiva, para que ele possa não baixar defensivamente quando a equipa não tem bola, e possa posteriormente quando em posse, rapidamente efectuar uma transição rápida em zona subida do campo. Ao colocar Quaresma em apoio a Lizandro, foi retirar essa rotina a equipa, e para além do mais retirar a Quaresma cerca de 25 metros de campo para poder desequilibrar, ou seja, colocar Quaresma mais adiantado, quase como segundo ponta de lança, é retirar-lhe espaço para utilizar a sua velocidade.

Jesualdo poderá sempre dizer que não tinha muitas opções (falta Tarik, mas tinha o recém chegado Hélder Barbosa e Mariano), e que vacilou entre tirar Lizandro de ponta de lança e devolve-lo a ala, colocando Farias de inicio como homem mais adiantado. Acho que Jesualdo quis surpreender mudando o esquema táctico, penso é que não terá tomado as melhores opções, para isso. Em Minha opinião e querendo mudar para 4*4*2, deveria ter mantido Quaresma na Ala esquerda, pedindo-lhe um pouco mais de trabalho defensivo, colocaria Farias, e dolocaria Lucho jogando na ala contaria como médio mais interior, posição de onde poderia partir posteriormente para organizar o futebol portista e deixando espaço para as habituais subidas de Bosingwa. Na frente Farias fixo entre os centrais e Lizandro em apoio a este, descaindo por vezes na ala direita em apoio a Lucho e Bosingwa. Com a opções de jesualdo a equipa jogou coxa nos dois flancos, desta forma jogaria apenas meia coxa no corredor direito. Mas esta é apenas e só a minha opinião!