quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

equipa ao esquema ou o esquema á equipa


È missão de todo e qualquer treinador, rotinar a sua equipa, no esquema por si eleito ou naquele que ele julga mais adequado á equipa. A velha questão do adequar a equipa (jogadores) ao esquema ou o esquema á equipa (jogadores).

Já todos perceberam que o Losango do Sporting não está a funcionar como funcionou num passado recente, principalmente por não ter jogadores capazes de lhe dar profundidade, como outrora ouve.
Paulo Bento está preso no dilema entre insistir em trabalha-lo com os seus actuais jogadores (adequar a equipa ao esquema), e continuar a tentar rotina-lo, ou mandar quase dois anos de trabalho, com grande parte dos jogadores pela janela fora porque os que vieram, não entram ou não interiorizam as dinâmicas anteriormente existentes (esquema á equipa).

Aqui outra questão se levanta, caso Bento decida-se por deixar a sua forma geométrica preferida, que sistema / esquema táctico trabalhar?
É publico que o chamado plano B do Sporting é o 3*5*2, mas não vejo os leões entrarem de inicio com esse esquema táctico. È um esquema que necessita defesas centrais muito rápidos, e homens nas faixas laterais capazes de fazer todo o corredor, e pelo menos dois médios capazes de jogar com facilidade de área a área a (Roma por vezes joga assim), olhando para o plantel do Sporting, faltaria um homem á esquerda (á direita Abel seria o homem indicado) capaz de fazer todo o corredor defensiva e ofensivamente e os centrais leoninos não são dos mais rápidos da super liga.

Pondo todos estes factores em cima da mesa, penso que se Paulo Bento decidir mudar deveria optar pelo 4*1*3*1*1! Confuso? Passo a explicar!

Defesa com quatro elementos Abel, Polga, Tonel, há esquerda é que é mais complicado porque quer Ronny quer Had tardam a dar garantias, o que um tem, falta ao outro. Colocar Miguel Veloso não me parece a melhor solução, porque ao Sporting falta outro médio defensivo com a qualidade de Miguel.

No meio campo, colocaria Miguel Veloso a fazer de pivot defensivo sozinho, é assim que ele joga, é assim que ele gosta de jogar, e quando joga com processos simples, é dos melhores na posição. À sua frente Vucevic é esquerda, Moutinho ao centro e
Izmailov á direita, apesar de canhoto, penso que se adaptaria bem a fazer médio ala direito, podendo assim flectir para o meio e aproveitar o seu pontapé.
Romagnoli jogaria á frente deste trio com o objectivo de apoiar Liedson e facilitar as constantes trocas posicionais, com Vucevic, Moutinho e Izmailov.

Na frente de ataque claro está Liedson, não acredito que Bento possa contar com Derlei após o regresso deste, Paez é jogador para crescer com tempo, e Yannick Djaló seria solução na necessidade de jogar com 2 avançados, em situação limite.
Purovic é corpo estranho á equipa seja em que sistema for.

Estamos portanto perante um caso, em que é necessário adequar o esquema á equipa! Bento não tem plantel, neste momento para jogar em losango, e na minha opinião deveria por um pouco de lado essa geometria, e adequar o seu esquema táctico ao plantel que actualmente tem.

Nenhum comentário: