quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Europa, V. Guimarães e...Sócrates!!!!




Sou fã incondicional do bom futebol, do futebol bem jogado, independentemente da vitoria ou não do meu clube, gosto q este pratique bom futebol...poderei mesmo dizer q sou dependente do futebol espectáculo, como tal...acompanhar a premier league como o faço, além de ser uma paixão é também uma necessidade!!! Mas antes de me debruçar sobre o campeonato inglês, queria comentar a qualidade do futebol jogado pelas ekipas dos ditos maiores (e melhores) campeonatos do velho continente, até esta altura do ano!!!


ALEMANHA! Campeonato muito competitivo, por ventura, deve ser o país c mais campeões diferentes de ano para ano!! o seu futebol é basicamente em força, a tecnica q há nos relvados germanicos provém dos jogadores estrangeiros q lá jogam, deixando de existir de há uns anos para cá, akeles jogadores alemães, q ganhavam td e simbolizavam como ninguém a frase"a força da tecnica"!! admito q não vi ainda muitos jogos das ekipas alemãs este ano, mas já vi 3 ou 4 jogos da melhor (em teoria) ekipa alemã q é o bayern de munique!! confesso q não gostei do futebol praticado por eles, apesar do imenso esforço financeiro a q foram obrigados no defeso!!!


FRANÇA! Aki haverá mto pouco a dizer! o mesmo campeão há 6 anos, n existe competitividade, ekipas recheadas de jogadores africanos...um campeonato mto fraco!! mas não é de agora, sempre foi assim...por isso nunca percebi de onde vem a"grandeza"do futebol françês!! em kuase 60 anos de história de competições europeias...os franceses têm...1 liga dos campeões (a kual foi retirada, caso tapie) e uma taça das taças!!! mas já foram campeões do mundo e da europa de selecções...com os filhos de descendentes franceses!!! em suma...também n é aki q vejo bom futebol!!!


ITÁLIA! Terra mãe do catennacio, ekipas muito tácticas, futebol defensivo...futebol resultadista!!!juventus, milan, inter e roma...apesar das estrelas de grande kualidade q compõem os seus planteis...são vitimas das vontades dos seus treinadores (todos italianos) e kem sofre é o adepto, q poderiam ter muito mais proveito das capacidades dos jogadores q militam no campeonato transalpino...do q akilo q têm!!!


ESPANHA! Sevilha, nos ultimos 2 anos ekipa q praticou o melhor futebol na europa, este ano começaram mal, morte de puerta...saída de juande ramos, terá alguma coisa a ver!! mas a espaços...mostram q não eskeceram o bom futebol!! semana passada deram recital de futebol ao arqui-rival betis...num jogo q acompanhei!! esta semana perderam 0-2 em bilbao!! não vi o jogo mas é a nona derrota este ano na liga!!! e como dizia um treinador conhecido "é mais facil ganhar jogando bem...do q jogando mal" como tal!!! real madrid...plantel de sonho...mas os jogos q vi este ano, tem sido exibições q.b. ...tirando robinho e o letal nistelrooy, o jogo madrilista é uma pasmaceira!! o barcelona é um caso aparte...por norma neste clube , o objectivo de ganhar tudo em q participa, tem q estar de mão dada c o bom futebol, com o futebol espectáculo!!! os adeptos assim o esperam...mais, os adeptos "culés" assim o exigem!!! mas este ano ainda não se viu o bom futebol em camp nou!! e para cúmulo...levaram banho de bola em casa frente ao...real madrid!!!


INGLATERRA! Aki tenho de me render completamente a este futebol! devido ao poder de compra dos seus clubes, q é enorme e á cultura q eles têm de futebol ofensivo, q conseguem incutir nos internacionais q compram (sim, pq em inglaterra só jogam jogadores internacionais pelos seus países), cada jogo é um verdadeiro espectaculo!!! num jogo county-sunderland, por exemplo, não tem nenhum jogador acima da media, mas é um jogo q dá gosto ver...pelo futebol q praticam!!! é claro q actualmente o futebol em inglaterra é melhor jogado do q há uns anos, com mais técnica, fruto dos estrangeiros q chegaram!! antes era um futebol sem meio campo, defesa...pontapé para os avançados e estava feito, mas cada lance era disputado como se fosse o ultimo...actualmente, os ingleses conseguiram q os estrangeiros q foram para a premier league, conseguissem interiorizar esta filosofia, como tal, com a sua capacidade técnica e c esta filosofia...o futebol inglês deu-nos extraordinários jogos q nos são apresentados todas as semanas!!! um exemplo...como poderia dar muitos mais...man united vs newcastle: 1ª parte de futebol ofensivo avassaladora por parte dos "reds"...intervalo 0-0...ao abrir a 2ª parte o united abre o activo...acham q os seus jogadores foram descansar c a vantagem alcançada?!? puro engano...continuaram á procura do 2-0, do 3-0...resultado,6-0(!!!!!) na 2ª parte!!


PORTUGAL! Exemplo contrario do q estávamos a falar...académica vs sporting...os de coimbra passaram o jogo todo a defender, foi preciso sofrerem um golo para fazerem o 1º remate á baliza adversária aos 85m!!!!!!! este ano, em terras lusas, há 2 ekipas a praticar bom futebol...os 2 vitorias!!! melhor o de guimarães...ao kual até tenho assistido a jogos q n é normal em mim, tirando os jogos dos grandes!!! o guimarães tem praticado um futebol bonito, ofensivo...muito agradavel de se ver!!! como o outro dizia, é mais facil ganhar assim...mas será q compensa...!?? os italianos acham q não!! cajuda acha q sim...eu estou inteiramente ao lado de cajuda...e este ano sou obrigado a gostar do vitoria e de cajuda...dos kuais, nunca fui grande adepto!!! mas c este futebol...tenho de dar a mão á palmatória e estar ao lado de kem pratica um futebol deste nivel!!!e tou a dizer isto não só do q leio mas também do q já vi!!! estrela da amadora vs v.guimarães...futebol ofensivo do vitoria arrepiante, sufocante mesmo, 5 bolas no barrote...estrela nem conseguia respirar!!! o amadora marca o 1º golo por acaso...resultado final...4-1!!! cajuda na flash interview não tinha explicação para o q se tinha passado!!! eu no lugar do jornalista, tinha-lhe dito para ele dizer aos seus jogadores, o q sócrates disse aos seus companheiros de selecção, qdo no mundial de 1982 entrou dentro do balneário em ultimo e os viu desfeitos em lágrimas depois de terem sido eliminados pela itália!!! disse ele:"meus amigos, essas lágrimas são porquê!?!? é impossivel alguém jogar melhor do q fizémos hoje...kem perde é o...futebol!!!"!!!!como ele tinha razão!!!

ps: lembro-me muito vagamente desta selecção, mas dizem as "boas linguas", q nunca o mundo viu até hoje uma selecção como a canarinha de 1982!!! jogadores como toninho cerezo, junior, alemão, ademir, socrates e zico deslumbraram o mundo c a sua classe e futebol de outra galáxia (será q eram mesmo deste planeta!?!?)!! há kem diga q estes senhores eram mto superiores á selecção brasileira de 1970, campeoes do mundo e...de pelé!!!!

Nenhum comentário: