segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Nascer no país...ou na época errada!!!












Por muito paradoxal q possa parecer, há casos em q ser um jogador acima da média...não traz assim tantas vantagens como se poderia pensar á partida!! Para a maior parte dos futebolistas profissionais, o seu maior sonho é representar a selecção do seu país, ker seja pelo sentido pratiótico, ker seja para dar maior visibilidade á sua carreira...ou no caso das selecçoes + fortes, ganhar titulos em nome do país...q para muitos...é o + importante das suas vidas!!!

Há jogadores q qdo páram para pensar nas suas carreiras...de certeza q chegam á conclusão q nasceram no país errado...uns, mesmo assim tiveram sorte... nos clubes q os acolheram...outros nem por isso!!! Maior parte destas situações acontecem c jogadores ...africanos...mas não só!! lembram-se de George Weah, considerado melhor jogador do mundo pela fifa nos anos 90, teve sorte de representar o AC milan, mas q dizer do seu país de origem...Libéria!!! neste país o futebol começou e acabou em Weah!! no futebol actual há mtos casos parecidos a este!! A costa do marfim não se pode considerar uma selecção fraca, mas tb não há comparação possivel entre didier drogba e os restantes nativos dessa nação!! e neste caso...se não fosse o olho clinico de José Mourinho, didier ainda estaria a passear a sua classe num campeonato frakinho ao serviço do marselha, em vez de estar a actuar no...chelsea!!! Emmanuelle Adebayhor, 2º melhor marcador da premier league este ano...joga no arsenal...mas alguém sabe onde fica o ...Togo!!!! sim...é um país e é o dele!!! Suécia, ao longo dos anos sempre foram conhecidos por terem jogadores altos, louros e toscos!!! então n é q nasceu lá um q é alto...mas não é louro...e n tem nada de tosco...aliás é um dos melhores pontas de lança do mundo!!! Zlatan Ibrahimovic...este sim...nasceu mesmo deslocadissimo do local correcto!! vamos só supôr , assim como kem não ker a coisa...q em vez de este senhor ter nascido em malmo...tivesse nascido...´por exemplo...vá lá...na covilhã (tb tem neve)!!! acham q tinhamos hipotese no euro 2008!??! mas se calhar um dos expoentes maximos dos exemplos q dei...será um q nasceu nas ilhas britanicas...desde os 17 anos num grande clube clube, Ryan Giggs, nunca viu a sua selecção (país de gales), seker se aproximar de um apuramento para uma fase final de um europeu ou de um mundial...qto mais ganhá-la!!!! estes jogadores (entre outros)...são um autêntico oásis no deserto!!!

Depois há akeles...q apesar de os seus países terem historial futebolistico de grandes jogadores ...nasceram na época errada!!! Paulo Futre bem q podia ter nascido 10 ou 15 anos mais tarde do q akilo q nasceu!!! qdo chegaram, figo, rui costa, joão pinto...ele arrumou as botas!!! ainda me lembro de ouvir q a selecção portuguesa era...futre e mais 10!!! qdo chegaram os reforços...ele abandonou!! bem falta nos fez no euro 2000 e kem sabe no euro 2004...para furar akele muro helénico!!! um caso actual...um jogador de classe q me enche as medidas...este ano para mim...será o meu jogador de eleição (atrás de cristiano ronaldo)...actualmente é ele e mais 10 na sua selecção, mas já tiveram grandes selecções das kuais destaco a do mundial de 94!!! falo, claro está de...Dimitar Berbatov!!! kem ainda não o viu jogar...peço q veja um jogo do tottenham e não tire os olhos deste jogador!!! impressionante a classe, a tecnica e o desprezo c q lida c os adversários!!! os spurs e a bulgária...mto pekenos para um jogador como ele!!!

Por ultimo, há um caso singular no futebol mundial...q são os jogadores brasileiros!! deve ser o país (de certeza q é) c mais jogadores naturalizados a acturarem em selecçoes por esse mundo fora!!! o brasil dá-se ao luxo de ter titulares de varias selecções mundiais...q nasceram em terras de vera cruz...mas q não têm lugar na canarinha!!! só mesmo o brasil...para fechar os olhos a um jogador como...deco (portugal) ou um eduardo da silva (croácia), só para dar estes 2 exemplos!!! só q nestes casos...eles não nasceram no país errado nem na época errada... eles fazem é parte do deserto num grande oásis!!!!

Nenhum comentário: