terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Memórias - Romário

Quase todos os que escrevem aqui neste blog, já estão ou estão perto da casa dos 30 anitos, todos nós nos últimos 20 / 25, anos tivemos jogadores que nos encantaram por algum motivo. Pelos golos que marcavam ou evitavam, pelas fintas, pelos cortes, pelo estilo, por algo que só nós sabíamos porque é que ele nos encantava.

Quero aqui abrir um novo espaço neste nosso blog, quero aqui abrir um espaço de memórias a esses jogadores, relembrar jogadores de outros tempos, mais ou menos conhecidos, alguns caídos em algum esquecimento, por apenas terem sido bons, não terem sido muito bons ou excelentes.
Muitos nomes poderia dar como exemplo, mas terei (teremos) tempo para escrever sobre eles.

Hoje é dia 29 de Janeiro, por isso decidi escolher para abrir este rubrica, alguém que faz anos neste dia, e que apesar de celebrar 42 anos(!!!!????), ainda está em actividade, alguém que deixou bem gravado o seu nome na história do futebol mundial.

Todos nós ás vezes, gostamos de um bom filme onde o vilão, naquele seu estilo de gingão, leva a melhor sobre os policias, espalhando classe, e sorrindo discretamente quase em sinal de desprezo, pelas situações que o obrigam a passar. Saindo sempre Ileso, quase como um super heroi!

Romário bem que poderia ser um desses vilões, que encantam as multidões! Conta a lenda que quando em Barcelona , tinha um acordo de cavalheiros com Jonhan Cruijff, que dizia que se Romário marcasse no jogo ao fim de semana, poderia faltar a um treino durante a semana, mais englobava esse dito acordo, e visto o “Baixinho” (sua alcunha no futebol, devido a sua altura 1,69 m) afirmar que não gostava de dormir muito antes dos jogos, ele poderia sair um bocadinho á noite nas vésperas dos jogos, isto tudo é claro se no jogo desse a sua contribuição para a vitória da equipa! "Tenho uma relação íntima com a noite. Ela sempre foi minha amiga. Quando saio, estou contente e marco gols."Romário fez 30 Golos só para o campeonato no segundo ano de Barcelona.

Quem o viu jogar no auge da sua forma, percebia só pelo andar que era de outra galáxia, de qualidade extra, que dentro da área era simplesmente mortal, (acho que conto pelos dedos de uma mão os golos que o vi desperdiçar, e foram muitos os jogos que vi dele) que a sua técnica individual fazia cair os melhores defesas da altura, (Baresi e Maldini, Hierro, entre outros que o digam)!

Na Europa jogou no PSV, Barcelona (dream team), Valência, no Brasil Vasco (onde foi formado), Flamengo e Fluminense, ainda espalhou alegria por recantos mais escondidos de planeta futebolístico como Austrália ou Estados Unidos.

Sobre si disse uma vez "Quando eu nasci, Deus apontou o dedo e disse: esse é o cara.", e tinha razão, ele era o homem que transformava um quintal como a grande área, num enorme jardim onde ele brincava com os "meninos" que lá apareciam. Dando-se ao luxo de avisar previamente como eram as brincadeiras. Exemplo disso, o facto de afirmar na manha de um jogo contra a Suécia no mundial de 1994 (E.U.A), “como os caras (Suecos) são altos sonhei que ia fazer um golo de cabeça…”! adivinhem como é que ele fez o golo ao minuto 26 desse jogo (golo 15 no video abaixo)?! Era assim Romário! Saudades!

Deixo-vos o desafio, para relembramos outros……


Nenhum comentário: